20 de agosto de 2014

A naturalização do 'Poltergeist' (por Andreas Sommer)

A pedidos, apresentamos abaixo uma tradução do texto de Andreas Sommer ("The Naturalization of 'poltergeist') do seu blog "Forbidden Histories" (1). Este é um relato que mostra o interesse continuado no tema ao longo do tempo por muitos cientistas. Em parte, o processo de "naturalização" da explicação (segundo Sommer, seria o afastamento das explicações de caráter "teológico") contribuiu para perda de interesse no assunto que chegou a atrair a atenção de luminares do mundo científico.

Um exemplo de continuidade histórica do interesse científico por questões não ortodoxas diz respeito aos fenômenos de "poltergeist", o paradigma do tipo de coisa que acontece "na calada da noite". 

Provavelmente, foi Martinho Lutero (uma vítima de poltergeist confessa) no Século XVI na Alemanha quem cunhou o nome "Poltergeist" ou "espírito batedor". Há um número incrivelmente grande de relatos históricos de poltergeists dramáticos afetando pessoas de todas as classes sociais, frequentemente envolvendo a intervenção de autoridades que, por sua vez, produziram os relatos mais detalhados. Entre as características mais bizarras, mas aparentemente robustas, desses fenômenos alegados através dos tempos são:
  • O centro dos eventos é uma pessoa específica, frequentemente um adolescente;
  • Sons recorrentes não explicados são ouvidos, na forma que vai desde pancadas (raps) de dentro das paredes ou de móveis até ruídos ensurdecedores;
  • Os sons respondem algumas vezes;
  • Objetos domésticos de todos os tamanhos e pesos são vistos em movimento, algumas vezes de vagar e parecendo que são carregados;
  • Objetos em movimento parecem penetrar janelas fechadas ou paredes sem causar prejuízo e, frequentemente, são descritos como estando aquecidos;
  • Pedras são atiradas sem que saiba a origem e, algumas vezes, de distâncias consideráveis;
  • Se um objeto jogado se aproxima de uma pessoa, frequentemente ele parece ricochetear do ponto de impacto e cair no chão;
  • Quantidades grandes de água surgem e desaparecem de repente e fogo se ascende espontaneamente;
  • Pessoas podem ser mordidas, reviradas na cama ou batidas, como se mãos invisíveis atuassem;
  • Escritas e desenhos surgem em paredes ou em espaços fechados;
  • Aparições são vistas algumas vezes simultaneamente por mais de uma testemunha;
  • Animais domésticos entram em pânico ou se comportam de maneira não usual;
  • Na era pós-industrial, essas perturbações produzem funcionamento anômalo ou não usual em equipamentos eletrônicos.
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Robert Boyle
Tradicionalmente, acredita-se que postergeists são causados por demônios, elementais ou espíritos desencarnados inclinados ao mal, e suas vítimas são associadas a bruxaria e magia negra. Longe de serem condenados como bobagens ou superstição, tais visões foram compartilhadas por grandes personalidades da revolução científica tal como Francis Bacon e, mais tarde, Robert Boyle. Enquanto Bacon formulou leis para penalização da bruxaria, Boyle bancou a edição inglesa de "The Devil of Mascon" ("O Demônio de Mascon"), um caso clássico de poltergeist francês para o qual ele escreveu o prefácio. Boyle (que investigou casos de curas milagrosas, premonições e outros eventos supostamente sobrenaturais) também ajudou colegas da Royal Society, tais como Joseph Glanvill e Henry More, a compilar histórias de perturbações provocadas por poltergeist e bruxaria. Historiadores da ciência argumentam que essas investigações foram inspiradas por preocupações excessivas por desvios religiosos (tal como ateísmo popular, animismo, hilozoísmo e panteísmo) que se percebem como regulando funções morais das crenças cristãs de recompensa e punição da alma após a morte.

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Gotthold Ephraim Lessing
No século das luzes, a respeitabilidade dos fenômenos "sobrenaturais" caiu bastante na esteira de reivindicações políticas de cunho antirreligioso, corrupção clerical e horrores às perseguições às bruxas. Entretanto, ao invés de filósofos naturais e médicos, foram escritores religiosos e políticos,  tais como Joseph Addison, que começaram a tratar o "oculto" como objeto de ridículo e sinônimo de irracionalidade ou atraso. A peça "The Drummer" de Addinson, por exemplo, é uma caricatura de "Drummer of Tedworth", um caso de poltergeist  investigado por Joseph Glanville, divertimento garantido a livres pensadores ateus graças à crença em fantasmas. Entretanto, nem todos os sábios dessa época concordavam que as coisas que acontecem "na calada da noite" deveriam ser tratadas dessa forma. Por exemplo, G. E. Lessing na Alemanha opôs-se francamente à moda na época de rejeitar relatos de aparições e descrições de poltergeist.  (De acordo com o historiador alemão Carl Kiesewetter, sua opinião mudou logo depois que Lessing se envolveu em um incidente em Dibbesdorf, próximo a Braunschweig, onde membros de uma família da classe trabalhadora foram presos como perturbadores da ordem pública após um episódio de manifestação de poltergeist.)

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Em meados do Século XIX, poltergeists começaram a ser domesticados em Hydesville, EUA, quando o espiritualismo moderno surgiu como um movimento globalizado a partir de um caso típico responsivo de um mercador que se dizia falecido. Eminentes homens de ciência como Alfred Russel Wallace, William Crookes, J. J. Thomson e Alexandr Butlerov investigaram médiuns espiritualistas e se convenceram da realidade dos fenômenos. Quando o astrônomo de Leipzig Johann F. Zöllner testou sua teoria da quarta dimensão do espaço através de um médium que reproduziu experimentalmente fenômenos do tipo poltergeist, ocorreu uma verdadeira explosão política no alvorecer da psicologia alemã. Zöllner, que teve o apoio de físicos como Gustav Theodor Fechner, foi atacado publicamente por Wilhelm Wundt, aluno de Fechner e fundador do laboratório alemão de psicologia experimental. A principal preocupação de Wundt era que o interesse científico pelos fenômenos espíritas minasse os fundamentos da religião e da civilização. 

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Carl du Prel
Diferente de Wundt, seu equivalente Americano William James considerava legítimo o interesse científico pelo Espiritualismo e tornou-se bastante ativo na investigação da mediunidade e de "alucinações verídicas" (aparições de vivos e mortos que parecem trazer informação não conhecida pelos que as recebem). Pesquisas por James e outros psicologistas em hipnotismo, mediunidade e alucinações verídicas resultaram em importantes conceitos de inconsciente no final do Século XIX. Dois dos maiores teóricos da cognição subliminal foram Carl du Prel na Alemanha e Frederic W. H. Myers na Inglaterra. Correlacionando o sonambulismo convencional com aparições de vivos, eles concluíram que ambos pareciam ser causados por ideias fixas e sugeriam uma explicação psicológica não convencional para aparições dos mortos: Myers propôs que "o comportamento de fantasmas dos vivos sugerem sonhos sonhados por pessoas vivas cujos fantasmas aparecem. E, similarmente, o comportamento dos fantasmas dos mortos sugerem sonhos sonhados por pessoas mortas cujos fantasmas aparecem". Da mesma forma, du Prel acreditava que "se capacidades suprassensoriais são possíveis sem o uso do corpo, elas podem ser usadas sem a ocupação do corpo".

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Eugen Bleuler
No século XX, Oliver Lodge, Charles Richet, Cesare Lombroso, Filippo Bottazzi, Camille Flammarion, Henri Bergson, Marie e Pierre Curie, o terceiro e quarto condes de Rayleigh e muito outros cientistas menos conhecidos, médicos e filósofos tentaram reproduzir fenômenos semelhantes a poltergeists sob condições controladas. Depois,  autores como du Prel e Myers foram eclipsados por psicanalistas, profissionais de saúde mental como Carl Gustav Jung, Eugen Bleuler, Enrico Morselli e o sexologista Albert von Schrenck-Notzing, que continuaram o estudo de fenômenos de poltergeist no campo e no laboratório. Entretanto, eles descartavam categoricamente teorias envolvendo atuação de espíritos desencarnados e se agarraram a uma abordagem puramente psicodinâmica. Segundo Schrenck-Notzing: "Em certos casos,  complexos, carregados emocionalmente por representações, se tornam autônomos e dissociados e parecem querer descarregar e se manifestar como fenômenos de assombração. Portanto, as chamadas assombrações ocorrem no lugar de uma neurose". Segundo eles, eliminadas as possibilidades de fraude, propuseram que fenômenos de poltergeist fossem explicados em termos de conflitos emocionais inconscientemente provocados por sujeitos com disposição "telecinética", uma visão que foi adotada por psicanalistas como Alfred von Winterstein e Nandor Fodor.

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Wolfgang Pauli
O interesse científico pelo fenômeno de poltergeist persistiu nos lugares mais improváveis. Membros do círculo positivista de Viena, tal como Rudolf Carnap e Hans Hahn (que se tornou vice presidente da sociedade Austríaca para pesquisa psíquica), seguiram com interesse os procedimentos experimentais de Schrenck-Notzing e suas investigações. O aluno mais célebre de Hahn, Kurt Gödel, também participou de sessões experimentais. O físico teórico Woflgang Pauli acreditava em uma conexão intrínseca entre a mente e a matéria, mesmo no nível macroscópico, e foi banido do laboratório de Hamburg pelo seu amigo Otto Stern que acreditava que a presença de Pauli causava danos nos equipamentos de laboratório. Pauli correspondeu-se extensivamente com Jung e, junto com fenômenos de poltergeist espontâneo e experimental, o "Efeito Pauli" auxiliou Jung no conceito de "sincronicidade". Pauli também se correspondeu com o psicólogo Hans Bender, que continuou a abordagem de sincronicidade psicodinâmica para com os fenômenos "ocultos" e investigou o chamado "caso Rosenheim". Tratou-se o fato de uma violenta manifestação de poltergeist em um escritório bávaro, considerado por parapsicólogos como o mais bem documentado  caso moderno de "psicocinese espontânea recorrente" (ou RSPK). Interessantemente,  o dicionário de Oxford (terceira edição, atualizada em setembro de 2006) ainda define "poltergeist" exclusivamente em termos de noções teológicas modernas como "um fantasma ou outro ser sobrenatural supostamente responsável por distúrbios físicos, tais como produção de ruídos ou lançamento de objetos". Essa definição estreita e não histórica obscurece bastante o pluralismo de abordagens empíricas e conceituais para "poltergeist" como uma abreviação para uma variedade de questionamentos relativos à mente humana, seu lugar na natureza, e, finalmente, ao poder da crença e da descrença. 

Este texto foi em parte baseado em minha palestra "Exorcising the ghost from the machine. Affect, emotion, and the enlightened naturalisation of the ‘poltergeist’" (Exorcizando o fantasma da máquina: abalos, emoções e a naturalização esclarecida do 'poltergeist'), proferida a 10 de Outubro de 2012 na conferência da Sociedade para a História Social da Medicina, a Universidade de Queen Mary, Londres.

Bibliografia Selecionada


Bender, Hans (1968). Der Rosenheimer Spuk – ein Fall spontaner Psychokinese. Zeitschrift für Parapsychologie und Grenzgebiete der Psychologie, 11, 104-112.

Bleuler, Eugen (1930). Vom Okkultismus und seinen Kritiken. Zeitschrift für Parapsychologie, 5, 654-680.

Carnap, Rudolf (1993). Mein Weg in die Philosophie. Stuttgart: Reclam (primeira edição em 1963).

du Prel, Carl (1888). Die monistische Seelenlehre. Ein Beitrag zur Lösung des Menschenrätsels. Leipzig: Ernst Günther.

Enz, Charles P. (2002). No Time to be Brief: A Scientific Biography of Wolfgang Pauli. New York: Oxford University Press.

Flammarion, Camille (1923). Les maisons hantées. Paris: Ernest Flammarion.

Gauld, Alan, & Cornell, A. D. (1979). Poltergeists. London: Routledge & Kegan Paul.

Hunter, Michael (1985). The problem of ‘atheism’ in early modern England.Transactions of the Royal Historical Society, 35, 135-157.

Jung, Carl Gustav (1950). Vorrede. In Fanny Moser, Spuk. Irrglaube oder Wahrglaube? Eine Frage der Menschheit (pp. 9-12). Baden: Gyr.

Kiesewetter, Carl (1890). Klopfgeister vor dem Jahre. 1848. Sphinx, 10, 224-232.

Lessing, Gotthold Ephraim (1827). Hamburgische Dramaturgie. Erster Theil. Elftes Stück. In Gotthold Ephraim Lessing’s sämmtliche Schriften (Vol. 24, pp. 82-88). Berlin: Vossische Buchhandlung (primeira edição de 1767).

Meier, C. A. (Ed.). (2001). Atom and Archetype: The Pauli/Jung Letters, 1932-1958. Princeton: Princeton University Press.

Myers, Frederic W. H. (1889). On recognised apparitions occurring more than a year after death. Proceedings of the Society for Psychical Research, 6, 13-65.

Perrault, François (1658). The Devil of Mascon. Or, A true Relation of the Chiefe Things which an Uncleane Spirit did, and said at Mascon in Burgundy, in the House of Mr Francis Pereaud, Minister of the Reformed Church in the same Towne. Oxford: Hen, Hall, Rich & Davis (originally published in 1653).

Porter, Roy (1999). Witchcraft and magic in Enlightenment, Romantic and liberal thought. In B. Ankarloo & S. Clark (Eds.), Witchcraft and Magic inEurope. The Eighteenth and Nineteenth Centuries (pp. 191-282). Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

Schrenck-Notzing, Albert von (1928). Richtlinien zur Beurteilung medialer Spukvorgänge. Zeitschrift für Parapsychologie, 3, 513-521.

Shapin, Steven, & Schaffer, Simon (1985). Leviathan and the Air-Pump. Hobbes, Boyle and the Experimental Life. Princeton: Princeton University Press.

Winterstein, Alfred von (1926). Psychoanalytische Bemerkungen zum Thema Spuk. Zeitschrift für Parapsychologie, 1, 548-553.

11 de agosto de 2014

A revolução das experiências de quase morte


Continuando na divulgação de trabalhos e fontes de informação fora do Brasil sobre temas marcadamente espíritas, os relatos de NDE (Near Death Experiences) ou "experiências de quase morte" têm promovido uma verdadeira revolução em direção ao ressurgimento da crença na vida após a morte fora do contexto das religiões tradicionais. Do ponto de vista espírita, uma NDE é um evento de "desdobramento", algo previsto pela estrutura dual do ser humano. E, os relatos que se dizem "mais reais do que a própria realidade" (1) podem ser explicados como oriundos da sensibilidade do Espírito desdobrado, que possui faculdades mais dilatadas do que em vigília.

Um lugar na rede repleto de descrições de NDE é o site: http://www.near-death.com/ que tem como título "Near death experiences and the afterlife". Em particular, os "arquivos" (http://www.near-death.com/forum.html) contêm testemunhos de pessoas que passaram por essas experiências de desdobramento. O arquivo está aberto para envio de novas experiências. A coerência entre os relatos aponta para princípios comuns que o meio acadêmico ainda teima em associar com o cérebro tão somente. Porém, a riqueza das experiências e sua popularização têm contribuído para reavivar os debates em torno da imortalidade da alma.

Ficamos sabendo também de uma iniciativa acadêmica em compilar relatos de NDE ou "OBEs" ("out of body experiences", experiências fora do corpo) pela Universidade de Nottingham Trent (http://www.obesurvey.webspace.virginmedia.com/). Um questionário foi criado (2)  e a data máxima de aquisição de dados é 14 de Agosto de 2014. 

Novos livros sobre NDEs

Há também considerável aumento nas publicações recentes sobre experiências de desdobramento. Aluguns títulos são (4):
  1. Near-Death Experiences as Evidence for the Existence of God and Heaven: A Brief Introduction in Plain Language (Experiências de quase morte como evidência da existência de Deus e do Céu: breve introdução em linguagem simples) por J. Steve Miller. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/B00A3MU6H2
  2. Near-Death Experiences, The Rest of the Story: What They Teach Us About Living and Dying and Our True Purpose (Experiências de quase morte, o resto da estória: o que nos ensinam sobre viver e morrer e nosso verdadeiro objetivo na vida) por P.M.H. Atwater. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/157174651X
  3. Near Death Experiences of Suicide Survivors: Find Out What Happens When You Commit Suicide. (Experiências de quase morte e sobreviventes de suicídio: saiba o que acontece quando você comete suicídio) por John J. Graden. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/B00ID7KOBM
  4. Near-Death Experiences of Children Who Say Heaven is For Real (Near-Death Experiences: Book 4). (Experiências de quase morte de crianças que dizem que o céu é real) por John J. Graden. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/B00JGCG0ZM
  5. Wisdom of Near Death Experiences: How Understanding NDEs Can Help Us Live More Fully (A sabedoria das experiências de quase morte: como a compreensão das NDEs pode nos ajudar a viver mais completamente) por Penny Sartori. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/1780285655
  6. Science and the Near-Death Experience: How Consciousness Survives Death (Ciência e as experiências de quase morte: como a consciência sobrevive à morte) por Chris Carter. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/1594773564
  7. Mindsight: Near-Death and Out-of-Body Experiences in the Blind (Os olhos da mente: experiências fora do corpo e de quase morte em cegos) por Kenneth Ring. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/0595434975
  8. Near Death Experiences: After-Death, Out-of-Body, Dreams, Hallucinations, Neuroscience & Evolution of Spirituality (Experiências de quase morte: pós morte, experiências fora do corpo, sonhos, alucinações, neurociência e evolução da espiritualidade) por Jean-Pierre Jourdan, R. Joseph, Bruce Greyson, Kevin Nelson. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/B005SNJZLO
  9. Erasing Death: The Science That Is Rewriting the Boundaries Between Life and Death (Apagando a morte: a ciência que reescreve as fronteiras entre a vida e a morte) por Sam Parnia e Josh Young. http://astore.amazon.com/neardeathcom-20/detail/006208061X
Na sua maioria essas obras ainda são inexistentes em língua portuguesa (5). É provável que, na massa de relatos acumulados, muitas das experiências representem visões genuínas da realidade do além que foi estudada e anunciada por Allan Kardec no alvorecer do Espiritismo.

Referências

(1) http://www.cnn.com/2013/04/09/health/belgium-near-death-experiences/

(2) https://www.survey.bris.ac.uk/ntupsychology/obequestionnaire

(3) http://www.amazon.com/dp/1571745475/?tag=neardeathcom-20

(4) http://astore.amazon.com/neardeathcom-20

(5) É natural que, em um ambiente desprovido de uma doutrina que regule e explique a natureza e mecanismo de diversos relatos, haja confusões e divergência de explicações. Assim, o site www.near-death.com também traz materiais que o espírita reconhecerá prontamente como exagerado ou pouco confiável, dada a diversidade de influências de inúmeros pontos de vista diferentes.

30 de julho de 2014

Sobre o blog "Forbidden Histories" (de Andreas Sommer)


Embora o Espiritismo, como movimento semelhante ao que existe no Brasil, ainda tenha pequena expressão no exterior, já é possível considerar como espíritas muitos escritores fora do Brasil que nunca ouviram falar em Allan Kardec ou Chico Xavier. Isso é uma prova de que a doutrina é universal, a despeito das vozes contrárias, que insistem em afirmar que o Espiritismo é algo "brasileiro". Não é. O conhecimento espírita é universal porque descreve um conjunto de leis naturais. No seu aspecto científico, podemos tratar o conteúdo espírita como uma ciência natural. Quem fala em "ciência" não pode se esquecer da filosofia. As bases empíricas do Espiritismo, junto a sua teoria, estão em simbiose com a contraparte filosófica. Talvez, no Espiritismo, possamos retornar ao ideal da "filosofia natural", uma filosofia sobre as leis que verdadeiramente regem o comportamento dos seres entendidos como preexistentes à matéria de que se revestem temporariamente. 

Como sabemos disso? É que nossa época testemunha uma explosão de sites e recursos da rede fora do Brasil sobre os assuntos relacionados à mediunidade, reencarnação, experiências de quase morte etc. É como se os temas espíritas estivessem pululando em diferentes partes do planeta, discutidos e apresentados por um pequeno porém esforçado exército de voluntários. 

Um exemplo é o blog "Forbidden Histories" (http://forbiddenhistories.wordpress.com/) do meu colega Andreas Sommer. O blog tem como subtítulo: "Tudo que você sempre quis saber sobre ciência e o 'miraculoso' (mas tinha medo de perguntar)". Sommer é alemão, porém, tem uma posição de historiador na Universidade de Cambridge e, recentemente, foi designado para dar um curso sobre a "psicologia na história". É um estudioso da história do Espiritualismo e tem escritos textos muito interessantes sobre o impacto da fenomenologia mediúnica na Alemanha no século XIX (1).

Alguns textos interessantes que Sommer postou foram:
Segundo A. Sommer, personalidades ilustres do mundo da ciência tais como Kurt Gödel (esquerda) e Wolfang Pauli  (direita) se interessaram por mediunidade de efeitos físicos.
O  concluímos com esses reportes? Conforme Sommer declara no texto de boas vindas de seu blog:
O que talvez te surpreenda é que cada um desses ícones científicos nomeados acima e muitos outros de mesma posição consideravam o "sobrenatural" muito seriamente.
Segundo Sommer, tal situação mudou radicalmente apenas nas últimas décadas, o que resultou em uma verdadeira exclusão desses assuntos da academia. Isso constitui as bases para "histórias proibidas" sobre as quais Sommer se dispõe a contar em seu blog de forma algo irreverente. 

Referências

(1) Veja, por exemplo, alguns títulos de capítulos de livro por A. Sommer:
  • (2013). Spiritualism and the origins of modern psychology in late nineteenth-century Germany. The Wundt-Zöllner debate. In C. M. Moreman (Ed.), The Spiritualist Movement: Speaking with the Dead in America and Around the World (Vol. 1, pp. 55-72). Santa Barbara, CA: Praeger;
  • (2006). Die akademische Psychologie am Scheideweg: Positivistische Experimentalpsychologie und die Nemesis der Transzendenz. In A. Büssing, Ostermann, T. Glöckler, M., Matthiesen, P.F. (Ed.), Spiritualität, Krankheit und Heilung – Bedeutung und Ausdrucksformen der Spiritualität in der Medizin (pp. 183-217). Frankfurt a.M.: Verlag für Akademische Schriften. 

19 de julho de 2014

Artigo acadêmico sobre a acuidade mediúnica de Chico Xavier


A revista Explore (1) publicou um artigo de autoria de Alexandre Caroli Rocha, Denise Paraná, Elizabeth Schmitt Freire, Francisco Lotufo Neto e Alexander Moreira-Almeida contendo um interessante estudo sobre as cartas psicografadas de Chico Xavier.

Intitulado "Investigating the Fit and Accuracy of Alleged Mediumistic Writing: A Case Study of Chico Xavier’s Letters"  ("Investigando a adequação e acuidade da alegada escrita mediúnica: um estudo de caso das cartas de Chico Xavier"), o trabalho realizou uma análise, por meio de 13 cartas, do grau de acuidade da informação nelas contida frente à probabilidade do médium ter sido informado por meios considerados "normais". Como resultado, os autores declaram:
Identificamos 99 itens de informação verificável nessas 13 cartas; 98% deles foram classificados como "Adequação clara e precisa" e nenhum item como "Não adequado". Concluímos que explicações normais para tal acuidade de informação (i. e., fraude, sorte, vazamento de informação e leitura fria) são apenas remotamente plausíveis. Esses resultados parecem fornecer apoio empírico para teorias não reducionistas da consciência. (2)
O texto completo do artigo pode ser baixado aqui: http://www.explorejournal.com/article/S1550-8307(14)00108-6/abstract (é necessário autorização). O trabalho teve o apoio da FAPESP (3, processo 2010/11047-0).

Referências

(1) http://www.explorejournal.com/article/S1550-8307(14)00108-6/abstract

(2) Texto original em inglês: "We identified 99 items of verifiable information conveyed in these 13 letters; 98% of these items were rated as “Clear and Precise Fit” and no item was rated as “no Fit.” We concluded that normal explanations for accuracy of the information (i.e., fraud, chance, information leakage, and cold reading) were only remotely plausible. These results seem to provide empirical support for non-reductionist theories of consciousness."

(3) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: http://www.fapesp.br/