Embora o Espiritismo, como movimento semelhante ao que existe no Brasil, ainda tenha pequena expressão no exterior, já é possível considerar como espíritas muitos escritores fora do Brasil que nunca ouviram falar em Allan Kardec ou Chico Xavier. Isso é uma prova de que a doutrina é universal, a despeito das vozes contrárias, que insistem em afirmar que o Espiritismo é algo "brasileiro". Não é. O conhecimento espírita é universal porque descreve um conjunto de leis naturais. No seu aspecto científico, podemos tratar o conteúdo espírita como uma ciência natural. Quem fala em "ciência" não pode se esquecer da filosofia. As bases empíricas do Espiritismo, junto a sua teoria, estão em simbiose com a contraparte filosófica. Talvez, no Espiritismo, possamos retornar ao ideal da "filosofia natural", uma filosofia sobre as leis que verdadeiramente regem o comportamento dos seres entendidos como preexistentes à matéria de que se revestem temporariamente.
Como sabemos disso? É que nossa época testemunha uma explosão de sites e recursos da rede fora do Brasil sobre os assuntos relacionados à mediunidade, reencarnação, experiências de quase morte etc. É como se os temas espíritas estivessem pululando em diferentes partes do planeta, discutidos e apresentados por um pequeno porém esforçado exército de voluntários.
Um exemplo é o blog "Forbidden Histories" (http://forbiddenhistories.wordpress.com/) do meu colega Andreas Sommer. O blog tem como subtítulo: "Tudo que você sempre quis saber sobre ciência e o 'miraculoso' (mas tinha medo de perguntar)". Sommer é alemão, porém, tem uma posição de historiador na Universidade de Cambridge e, recentemente, foi designado para dar um curso sobre a "psicologia na história". É um estudioso da história do Espiritualismo e tem escritos textos muito interessantes sobre o impacto da fenomenologia mediúnica na Alemanha no século XIX (1).
Alguns textos interessantes que Sommer postou foram:
- Oliver Lodge, Psychical Research and German Physicists: Heinrich Hertz and Max Planck (Oliver Lodge, a pesquisa psíquica e físicos alemães: Heinrich Hertz e Max Planck): texto que demonstra o interesse de muitos cientistas fundadores da física moderna (como foi o caso de Max Planck e Hertz) por fenômenos anômalos e sua relação com "Sociedade de Pesquisa Psíquica" (SPR);
- Enchanted Cambridge (Cambridge encantada). Texto que traz informação sobre o interesse de muitos membros da Universidade de Cambridge (Inglaterra) por "fenômenos anômalos";
- The Naturalisation of the ‘Poltergeist’ (A naturalização do "Poltergeist"). Descrição sobre o interesse continuado de cientistas ao longo do tempo por fenômenos de efeitos físicos. Sommer afirma, por exemplo, que famosos como Kurt Gödel e Wolfgang Pauli (além de eminentes filósofos da Círculo de Viena) se interessaram em continuar experimentos de A. Schrenck-Notzing, conhecido pesquisador de mediunidade de efeitos físicos;
- Halloween Special: C. G. Jung’s Spine-Chilling Nights in a ‘Haunted House’ (Especial Hallowen: as noites de frio na espinha que C. G. Jung passou em uma "casa mal assombrada"). Texto que traz descrições do famoso psicólogo C. G. Jung sobre algumas noites que ele passou em 1920 em uma casa mal assombrada.
Segundo A. Sommer, personalidades ilustres do mundo da ciência tais como Kurt Gödel (esquerda) e Wolfang Pauli (direita) se interessaram por mediunidade de efeitos físicos. |
O que talvez te surpreenda é que cada um desses ícones científicos nomeados acima e muitos outros de mesma posição consideravam o "sobrenatural" muito seriamente.
Segundo Sommer, tal situação mudou radicalmente apenas nas últimas décadas, o que resultou em uma verdadeira exclusão desses assuntos da academia. Isso constitui as bases para "histórias proibidas" sobre as quais Sommer se dispõe a contar em seu blog de forma algo irreverente.
Referências
(1) Veja, por exemplo, alguns títulos de capítulos de livro por A. Sommer:
- (2013). Spiritualism and the origins of modern psychology in late nineteenth-century Germany. The Wundt-Zöllner debate. In C. M. Moreman (Ed.), The Spiritualist Movement: Speaking with the Dead in America and Around the World (Vol. 1, pp. 55-72). Santa Barbara, CA: Praeger;
- (2006). Die akademische Psychologie am Scheideweg: Positivistische Experimentalpsychologie und die Nemesis der Transzendenz. In A. Büssing, Ostermann, T. Glöckler, M., Matthiesen, P.F. (Ed.), Spiritualität, Krankheit und Heilung – Bedeutung und Ausdrucksformen der Spiritualität in der Medizin (pp. 183-217). Frankfurt a.M.: Verlag für Akademische Schriften.
Bem que o autor deste blog poderia traduzir algum artigo do Andreas Sommer e disponibilizar para os leitores brasileiros. Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirBem que o autor deste blog também poderia traduzir os outros artigos do Andreas Sommer, já que são de interesse de todos nós. Também parabenizo pelo blog. Estava faltando blogs e sites que abordassem a ciência espírita, já que a maioria se concentra na importantíssima parte moral.
ResponderExcluirabraços
Adriano Freire, Natal/RN