30 de julho de 2014

Sobre o blog "Forbidden Histories" (de Andreas Sommer)


Embora o Espiritismo, como movimento semelhante ao que existe no Brasil, ainda tenha pequena expressão no exterior, já é possível considerar como espíritas muitos escritores fora do Brasil que nunca ouviram falar em Allan Kardec ou Chico Xavier. Isso é uma prova de que a doutrina é universal, a despeito das vozes contrárias, que insistem em afirmar que o Espiritismo é algo "brasileiro". Não é. O conhecimento espírita é universal porque descreve um conjunto de leis naturais. No seu aspecto científico, podemos tratar o conteúdo espírita como uma ciência natural. Quem fala em "ciência" não pode se esquecer da filosofia. As bases empíricas do Espiritismo, junto a sua teoria, estão em simbiose com a contraparte filosófica. Talvez, no Espiritismo, possamos retornar ao ideal da "filosofia natural", uma filosofia sobre as leis que verdadeiramente regem o comportamento dos seres entendidos como preexistentes à matéria de que se revestem temporariamente. 

Como sabemos disso? É que nossa época testemunha uma explosão de sites e recursos da rede fora do Brasil sobre os assuntos relacionados à mediunidade, reencarnação, experiências de quase morte etc. É como se os temas espíritas estivessem pululando em diferentes partes do planeta, discutidos e apresentados por um pequeno porém esforçado exército de voluntários. 

Um exemplo é o blog "Forbidden Histories" (http://forbiddenhistories.wordpress.com/) do meu colega Andreas Sommer. O blog tem como subtítulo: "Tudo que você sempre quis saber sobre ciência e o 'miraculoso' (mas tinha medo de perguntar)". Sommer é alemão, porém, tem uma posição de historiador na Universidade de Cambridge e, recentemente, foi designado para dar um curso sobre a "psicologia na história". É um estudioso da história do Espiritualismo e tem escritos textos muito interessantes sobre o impacto da fenomenologia mediúnica na Alemanha no século XIX (1).

Alguns textos interessantes que Sommer postou foram:
Segundo A. Sommer, personalidades ilustres do mundo da ciência tais como Kurt Gödel (esquerda) e Wolfang Pauli  (direita) se interessaram por mediunidade de efeitos físicos.
O  concluímos com esses reportes? Conforme Sommer declara no texto de boas vindas de seu blog:
O que talvez te surpreenda é que cada um desses ícones científicos nomeados acima e muitos outros de mesma posição consideravam o "sobrenatural" muito seriamente.
Segundo Sommer, tal situação mudou radicalmente apenas nas últimas décadas, o que resultou em uma verdadeira exclusão desses assuntos da academia. Isso constitui as bases para "histórias proibidas" sobre as quais Sommer se dispõe a contar em seu blog de forma algo irreverente. 

Referências

(1) Veja, por exemplo, alguns títulos de capítulos de livro por A. Sommer:
  • (2013). Spiritualism and the origins of modern psychology in late nineteenth-century Germany. The Wundt-Zöllner debate. In C. M. Moreman (Ed.), The Spiritualist Movement: Speaking with the Dead in America and Around the World (Vol. 1, pp. 55-72). Santa Barbara, CA: Praeger;
  • (2006). Die akademische Psychologie am Scheideweg: Positivistische Experimentalpsychologie und die Nemesis der Transzendenz. In A. Büssing, Ostermann, T. Glöckler, M., Matthiesen, P.F. (Ed.), Spiritualität, Krankheit und Heilung – Bedeutung und Ausdrucksformen der Spiritualität in der Medizin (pp. 183-217). Frankfurt a.M.: Verlag für Akademische Schriften. 

2 comentários:

  1. Bem que o autor deste blog poderia traduzir algum artigo do Andreas Sommer e disponibilizar para os leitores brasileiros. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Bem que o autor deste blog também poderia traduzir os outros artigos do Andreas Sommer, já que são de interesse de todos nós. Também parabenizo pelo blog. Estava faltando blogs e sites que abordassem a ciência espírita, já que a maioria se concentra na importantíssima parte moral.

    abraços
    Adriano Freire, Natal/RN

    ResponderExcluir