2 de abril de 2022

Videos de fantasmas "reais" que circulam a internet

Basta digitar palavras de busca como "fantasmas reais" ou "casas mal-assombradas" para se acessar um repositório imenso de vídeos supostamente registrando o que muitos chamam "manifestações sobrenaturais"  ou "demoníacas", e que outros acham ser material de interesse espírita. Um exemplo é [1]. 

O que se pode dizer desses videos do ponto de vista espírita?

É certo que fenômenos de efeitos físicos existem sejam eles associados ou não a médiuns aparentes. Entretanto, é preciso ponderação na aceitação desses videos como provas de manifestações físicas (que são tão antigas quanto a Humanidade). Pois, tão certo e antigo como o fenômeno é a existência de uma multidão de mistificadores, farsários e pessoas interessadas nos lucros que videos com essas supostas manifestações podem trazer. 

Antes da invenção da internet, sempre houve mistificadores em busca de sensacionalismo ou na venda de um "furo de reportagem" com uma "manifestação sobrenatural". Esses videos eram exibidos na TV (então aberta), onde recebiam tratamento condizendo com o interesse da emissora e o tipo de programa em que apareciam. Uma vez exibidos, a agitação pública em torno deles durava apenas alguns dias e permanecia apenas na memória dos mais interessados. Não existiam então os meios de armazenamento privado de imagens e videos. Com a internet e a possiblidade de qualquer pessoa ter seu próprio canal de entretetimento online, uma indústria de dimensões inimagináveis surgiu.

Em certo sentido, não importa muito o que esses vídeos querem dizer do ponto de vista espírita. Assim, a palavra "real" associada a "fantasmas", que aparecem em plataformas como youtube e outros, não vale nada de seu significado original. É apenas uma maneira de atrair a atenção de uma multidão ávida por entretetimento.

Da impossibilidade de se saber o que é verdade nos videos

Considerando o interesse comercial, a precariedade das gravações e a enorme disponibilização de softwares de edição de imagem, a única verdade é que é impossível hoje em dia tentar conhecer a fenomenologia de efeitos físicos por meio desses videos. Qualquer pessoas minimamente bem informada em sistemas de informação pode facilmente gerar um vídeo do tipo (ou modificar, manipular e exageraar outros existentes).  Em termos da pura lógica, isso significa que:

  • Do ponto de vista evidencial, esses vídeos contém indícios fraquíssimos que não podem ser levados a sério;
  • Porém, isso não exclui a possibilidade de alguns deles serem autênticos. 
  • Mas, é impossível "separar da imensa montanha de joio do trigo verdadeiro" nesses vídeos.

É uma grande feira livre, onde a verdade se mistura com a mentira numa tentativa de fazer a audiência acreditar ou simplesmente se emocionar com a impressão de verdade. E não faltam pessoas que acreditam (ou dizem acreditar) estar "divulgando o Espiritismo" com a exibição desse tipo de conteúdo de entretetimento. 

Mais do que um fenômeno isolado, esses videos são uma manifestação pura da situação presente em que vivemos, o chamado "mundo da pós-verdade". Uma definição desse termo pode ser lida na Wikipedia [2]:

Pós-verdade é um neologismo que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais.

De fato, não só os fenômens espíritas podem ser objeto de manipulações em que a verdade é menos relevante do que a crença pessoal das massas. Todo e qualquer fenomeno físico está sujeito a esse tipo de desvirtualmento. É muito fácil forjar imagens e sons para imitar qualquer ocorrência natural. Por exemplo: o que dizer das inúmeras imagens estáticas que chegam a nós "supostamente" do planeta Marte, enviadas por sondas espaciais? Seriam elas verdadeiras? 

No meu ponto de vista, as imagens da NASA e de outras agências espaciais têm seu status de verdade muito mais ameaçado do que a dos vídeos de fantasmas. Pois, com esses últimos, sempre há a chance de a pessoa experimentar o fenômeno por si, de ser testemunha dele (sem a intervenção de nenhum vídeo). Mas, jamais teremos a chance de pisar em Marte. 

A grande questão é: como nos livraremos do mundo da pós-verdade? O maior risco é o de recursos financeiros serem desvirtuados da pesquisa e do interesse científico genuíno em nome da aparente fraqueza das evidências registradas. Por causa disso, a educação científica (no Espíritismo, o estudo doutrinário) surgem como remédios indispensáveis. Eu sei da existência dos Espíritos e das manifestações de efeitos físicos mesmo sem nunca ter visto ou presenciado qualquer fenômenos por mim mesmo. Eu sei que as imagens são do planeta Marte, mesmo sem nunca ter pisado lá. Esse resultado é fruto de uma imensa cadeia de estudos e meditações onde muitos ingredientes intangíveis são necessários. 

Saber lidar com a verdade e com a mentira é uma das lições que nós, como Espíritos encarnados, temos que aprender. 

Referências

[1] "Sinistro" de #HenridrickAlves (https://www.youtube.com/c/SINISTROHenridrickAlves). O leitor poderá acessar milhares de outros canais se expandir sua busca com termos em inglês. 

[2] Wikipedia (2022). "Pós-verdade" (https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-verdade)

2 comentários:

  1. Hoje em dia os termos místico,maravilhoso,sobrenatural,paranormal são praticamente sinônimos. A Internet está cheia de canais dispostos a elencar todo tipo de fenômeno desse tipo,forjado ou não,criando assim o "circo do mistério",apenas para diversão alienada mesmo e para manter o fluxo de visualizações,pois é isso que dá dinheiro na plataforma.Realmente parece que a busca por esse tipo de entretenimento cresceu nos últimos anos.
    O Espiritismo vaticina ao estudioso que devemos agir com cautela, no tocante a um fenômeno ou fato pretensamente espiritual. É necessário então, analisar e abandonar toda ideia pré-concebida, baseada em achismos, a incredulidade sistemática, religiosa ou cientificista, e a superstição ingênua, pautada na idolatria e no misticismo. Agindo assim, se terá um filtro,uma posição mais ou menos segura em não se cair na laia do embuste e charlatanaria baratos,ainda mais nos dias de hoje.

    ResponderExcluir