15 de janeiro de 2022

Comentários sobre a Gênese Orgânica de "A Gênese" - I

Ilustração representando diferentes ordens de "Intestina et Mollusca Linnaei"  do "The Genera Vermium" de Charles Linneus (1707-1778). Fonte: Wikipedia.

Continuamos nosso estudo online de "A Gênese", desta vez com o Capítulo X. Exploraremos esse capítulo em uma nova contextualização, trazendo algumas novidades mais recentes sobre o assunto.

Ao se consultar a organização em que alguns temas sobre a criação do mundo estão expostos em "A Gênese", vemos que Kardec conferiu uma sequência pedagógica e temporal a eles:

  1. A "Uranografia Geral" (que foi tema de nossos comentários em uma sequência de posts anteriores, ver "Comentários sobre "Uranografia geral" de "A Gênese" de A. Kardec - CONCLUSÃO") está o Capítulo VI. Contextualiza a origem dos sistemas estelares e do Universo, que deram origem à Terra;
  2. O "Esboço geológico da Terra" até "Revoluções do globo" dos Capítulos VII a IX que continuam a gênese para tratar de um imenso período que existiu entre a formação da Terra e a origem da Vida;
  3. A "Gênese Orgânica" no Cap. X sobre a origem dos seres vivos;
  4. A "Gênese Espiritual" no Cap. XI, não que tenha ocorrido depois da criação dos seres, mas para demarcar o início da consciência entre os animais com a junção da matéria ao princípio espiritual;
  5. A "Gênese Moisaica" no Cap. XII que discorre sobre as concepções religiosas dominantes com relação à origem do mundo com base na Bíblia. 

A existência de um capítulo inteiro dedicado à "Gênese Moisaica" tem relevância moderna, considerando os debates recentes entre os proponentes do "Desenho Inteligente" (em essência, uma "teoria" simplista que credita a origem da vida a uma intervenção direta de Deus) e os cientistas. Discutiremos sobre esse debate oportunamente em nossa releitura do Capítulo X.

O Capítulo X está dividido em vária seções que se iniciam plea "Formação primária dos seres vivos" e termina em "O homem corpóreo", considerando também uma possível "escala dos seres orgânicos". Vale a pena rever o que Kardec escreveu, tendo com base a 5a edição que foi publicada no Brasil pela FEB com tradução de Guillon Ribeiro.

Importante considerar que esse capítulo passa pela apresentação feita por Kardec sobre a teoria da "geração espontânea", uma concepção inicial sobre a criação dos seres típicas do ambiente "pré-evolucionista" do Século XIX que culminaram com a publicação em 1859 de "A Origem das Espécies" de C. Darwin (1809-1882) . 

Se o famoso tratado de Darwin foi publicado antes de "A Gênese", qual a razão para não existir nenhuma referência a ele no texto de Kardec? Essa é uma das questões que responderemos. Já tocamos nesse assunto quando publicamos o post "Será que Kardec leu Darwin ?" Agora aprofundaremos o assunto no contexto do Capítulo X.

Nossa estudo revisitará esse período da história da ciência e mostrará que, não obstante a geração espontânea não ter hoje qualquer papel a desempenhar nas modernas teorias científicas da biologia, as questões sobre a origem dos seres colocadas por Kardec em "A Gênese" ainda permanecem sem resposta. Assim, de certa forma, podemos reviver o debate sobre a origem da vida, considerando agora os princípios majoritariamente aceito da abiogênese

O problema da origem da vida é muito pouco falado pela mídia especializada em divulgação científica, pois quase sempre se admite que ele já foi resolvido, o que não é verdade.  Por causa disso, o assunto certamente continua no cerne dos objetivos de "A Gênese" de A. Kardec e é relevante para os princípios do Espiritismo.

Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário