13 de dezembro de 2014

Herculano Pires e as Colônias Espirituais


"Ora, existe portanto, no plano espiritual, uma situação, 
principalmente no plano espiritual mais próximo do nosso, 
uma situação semelhante à da Terra. Há flores, há objetos, há casas, 
há cidades, há tudo quanto temos aqui, embora de uma forma mais aperfeiçoada 
e contendo aspectos que, às vezes, nós não podemos compreender".
Herculano Pires. Entrevista (1)

De Paulo Neto (2), que nos enviou o link de uma entrevista (1) concedida por Herculano Pires, em que este tece comentários sobre a existência das "colônias espirituais":
Finalmente a última pergunta do ouvinte Alberto Bibiano. É a seguinte: “Por que o médium vidente, além de ver outros espíritos também vê outros objetos como flores, livros, chaves. Para finalizar o ouvinte tece elogios ao nosso programa e agradece por sua resposta.
Herculano Pires: – O fato de um médium vidente ver esses objetos, essas coisas, vem comprovar simplesmente aquilo que nós encontramos desde a Bíblia até aos livros espíritas. Nós sabemos que, na Bíblia, já se falava das cidades celestes e dos objetos que havia nas cidades celestes. Ora, existe portanto, no plano espiritual, uma situação, principalmente no plano espiritual mais próximo do nosso, uma situação semelhante à da Terra. Há flores, há objetos, há casas, há cidades, há tudo quanto temos aqui, embora de uma forma mais aperfeiçoada e contendo aspectos que, às vezes, nós não podemos compreender. Assim, não é só o médium vidente que vê isso, toda pessoa que tem as vezes percepções ou visões através de sonhos ou através mesmo de momentos de êxtase ou momentos apenas de dissociação psíquica, como se costuma dizer, todas essas pessoas vêm esses objetos. São objetos que existem realmente no mundo espiritual. De fato, o sr. pode constatar isso na leitura de livros espíritas. Hoje, diz-se muito que esses fatos estão sendo revelados através dos livros de André Luiz, mas a verdade não é essa. Já desde o tempo de Kardec, a Revista Espírita aí está cheia de fatos, de episódios mediúnicos referentes a eles, e também nas próprias obras, nas obras da Codificação, o sr. encontrará referências, particularmente no Livro dos médiuns, no livro Céu e inferno, de Kardec, o Sr. encontrará referências a essas visões de coisas, de objetos, que exite, de fato, na vida espiritual. Para finalizar, agradecemos os elogios que o Sr. faz, também para finalizar, ao nosso programa. (Grifos nossos)
Julgamos sua opinião relevante, em face de sua crescente autoridade (3) dentro do movimento espírita e de controvérsias (ou querelas?) recentes no movimento espírita sobre a realidade das "colônias espirituais". Há espíritas que afiram que ela precisa passar pela sanção do chamado "critério da concordância universal" (4). Há outros que erguem tais controvérsias como bandeira em um movimento de combate a obras de determinados médiuns.

Já imaginamos aqui que não faltarão aqueles a afirmar que Herculano Pires "mudou de opinião", o que fica difícil aceitar já que, de acordo com a transcrição acima, Herculano Pires afirma de forma categórica que essa realidade não é revelação "moderna", mas está presente na própria codificação, ou seja, ele chega a elaborar um argumento complexo para apoiar a tese.  

Referências

(1) https://www.youtube.com/watch?v=tYLWegi0GoA (Programa "Limiar do Amanhã", #92, 1972)
(2) http://www.paulosnetos.net/
(3) http://www.herculanopires100anos.com.br/
(4) Sobre isso escreveremos mais no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário