26 de dezembro de 2014

Estatística do blog "Era do Espírito" (2012-2014)


Com uma média de 4000 visitas por mês, o gráfico acima mostra a distribuição de acessos pelo mundo do blog "Era do Espírito" (via Google Analytics). Neste post, apresentamos alguns resultados estatísticos de acesso com base em uma amostra de 2012 a 2014. Obviamente, o país de maior acesso é o Brasil (90,7%), seguido de Portugal (2,7%), Estados Unidos (2,1%) e França (0,7%). A distribuição de acessos é diferente, porém,  se comparada com o blog "Spiritistknowledge" que disponibiliza informação em inglês, mostrando que ainda somos dependentes de versões de texto escritas originalmente na língua nativa (não se pode confiar em tradutores automáticos.

Cerca de 27% dos acessos são de visitantes que retornam. Os tempos de acesso (ou de visita) estão relacionados no gráfico abaixo. Embora as "visitas rápidas" representem metade dos acessos, cerca de 41% deles permanece mais de um minuto no site, com um pico secundário (12,8%) acima de 600 segundos (10 minutos). Essas distribuições são típicas de acesso a qualquer tipo de site, embora a intensidade dos secundários varie conforme o assunto e público alvo.
Distribuição de tempos de acesso.

Principais sites de referência

Os acessos no período se deram por: busca orgânica (google e afins), 41,1%; mecanismo não informado, 35,1%; acesso direto, 10,7%; redes sociais, 8,6% e outras referências, 4,5%. Sem dúvida, os diversos mecanismos de busca representam as maiores fontes de acesso. Ainda assim, é interessante ver que o acesso direto é maior do que o das redes sociais.

Principais páginas acessadas

Excluida a página principal (que é a mais acessada),  a relação abaixo contém os 10 principais posts no período de 2013-2014 (para acomodar em uma mesma base de tempo posts recentes em relação à antigos). O destaque é para um dos posts sobre "Crenças Céticas" e a entrevista como Dr. Nubor Facure.
Principais posts acessados (excluída a página principal).

Algumas distribuições nacionais

Finalmente, um dado que achamos interessante é o da duração média das visitas: 
Na ordem de impacto de duração de visita (figura acima) contam-se os sete primeiros Estados na ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais e Pernambuco. Destaque é para Rondônia, que permanece visualizando o site mais do que Minas Gerais.
Mapa dos estados do Brasil com distribuição por tempo de acesso.

Já a distribuição por número de sessões para os sete primeiros estados fica: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia.

O gráfico abaixo mostra a distribuição de acessos (número de sessões) para Portugal. As sete principais regiões de acesso são: Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro, Faro e Coimbra.

Distritos de Portugal com distribuição de número de sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário