Execução inédita por Érico Bomfim de um Noturno em fá menor, atribuído ao Espírito de F. Chopin pela médium Rosemary Brown. Assistir também E. Bomfim sobre Rosemary Brown (Junho/2012).
Continuação da parte I do texto Rosemary Brown e a arte mediúnica por Érico Bomfim.
Rosemary Brown versus Fritz Kreisler
Rosemary Brown (1916-2001). |
Otto
Maria Carpeux descreve um caso na música:
Caberia acrescentar várias sonatas ou movimentos isolados, sobretudo de Pugnani (Prelúdio e allegro), que o famoso violinista Fritz Keisler costumava executar em concerto; e que eram da sua própria lavra, imitações perfeitas e congeniais do estilo violinístico do Rococó. Durante muitos anos Kreisler esperava com paciência que os críticos e musicólogos despertassem do erro; pois todos eles aceitavam a “fraude”. Só quando o grande mestre Vincent d'Indy fez a observação de que a execução daquela “peça de Pugnani” por Kreisler não obedecia fielmente às intenções do compositor antigo, Kreisler resolveu revelar a verdade; provocando tempestade de indignação da parte dos mesmos críticos que tinham cometido tantas gafes.
O “caso Kreisler” é um sinal de advertência. É tão fácil imitar o estilo instrumental do Rococó porque a maior parte dos ouvintes só presta atenção a sinais exteriores daquele estilo: à dissolução das formas barrocas em ornamentação e arabescos. Pelo mesmo motivo, muita gente acredita reconhecer como “mozartiana” qualquer música do século XVIII. Os traços individuais são menos marcados que o ar de família da época. (CARPEUX, 2001, p. 94)
F. Kreisler (1875-1962). |
De acordo com a lista de composições de Fritz Kreisler (1), o grande violinista teria produzido, como imitação, apenas movimentos isolados, salvo um concerto para violino, imitando Vivaldi. Não consta nenhuma sonata inteira. Há imitações de apenas dois compositores que viveram até o Romantismo (Jean Baptiste Cartier e Joseph Lanner). A grande maioria são imitações de compositores clássicos, sobretudo do Rococó. Há também dois barrocos (Couperin e Vivaldi). Ao todo, são 21 peças; 20 movimentos isolados e o concerto falsamente atribuído a Vivaldi.
Já Rosemary Brown tinha noções de principiante em música, produziu obras nos estilos de bem mais de uma dezena de compositores __ a grande maioria entre os mais importantes da história da música ocidental __ e essas obras se contam às centenas, pertencendo aos mais diversos gêneros.
O contraste é flagrante:
Estórias do subconsciente
Nos 3 casos de arte mediúnica expostos (Rosemary Brown, Luiz Antônio Gasparetto e Chico Xavier), o médium alegava que a sua produção era, na verdade, de Espíritos. A primeira hipótese alternativa aventada costuma ser a fraude. Quando essa se mostra pouco convincente, troca-se, em geral, para teorias obscuras que mencionam o subconsciente. Essa última se mostra elástica o suficiente para admitir quaisquer fatos, de modo a evitar a todo custo a hipótese da sobrevivência. Em outras palavras, o subconsciente se torna capaz de produzir qualquer coisa, porque retém qualquer conhecimento que cruze com ele. Se o médium já viu um quadro de Renoir na vida, mesmo sem o saber, diz-se que seu subconsciente já é capaz de produzir uma grande quantidade de boas imitações. No caso de médiuns psicopictógrafos, essa alegação é justificada com base no fato de o médium entrar em transe. E, em transe, acessar-se-iam regiões obscuras da mente que reteriam os mais improváveis conhecimentos.
Já Rosemary Brown tinha noções de principiante em música, produziu obras nos estilos de bem mais de uma dezena de compositores __ a grande maioria entre os mais importantes da história da música ocidental __ e essas obras se contam às centenas, pertencendo aos mais diversos gêneros.
O contraste é flagrante:
a) Kreisler foi um dos maiores violinistas do século XX. Rosemary Brown tinha noções de uma principiante em música.Note-se ainda que o estilo descrito por Carpeaux como o mais fácil de se imitar (o do Rococó) é o que menos aparece na produção de Rosemary. De fato, Rosemary atribui suas peças a compositores românticos, e é precisamente no Romantismo que os estilos dos artistas se tornam mais pessoais; em que surge a figura do gênio criador cuja subjetividade aflora em sua arte, tornando-a mais marcadamente individualizada e sua. E é desses estilos marcados por traços pessoais que a obra de Rosemary Brown demonstra o domínio.
b) Kreisler produziu imitações quase apenas de compositores do Rococó, sendo que poucos dos compositores que Kreisler imitou listam-se entre os maiores. Rosemary produziu obras nos estilos de bem mais de uma dezena de compositores, quase todos listados entre os grandes.
c) Kreisler produziu, como imitações, praticamente apenas peças para violino ou violoncelo acompanhado por piano (a única exceção é o concerto para violino no estilo de Vivaldi). Rosemary produziu peças para os mais diversos conjuntos e pertencentes aos mais diversos gêneros.
d) Kreisler escreveu, como imitações, praticamente apenas movimentos isolados. Rosemary Brown tem obras inteiras.
e) Kreisler escreveu 21 imitações em toda vida. Rosemary produziu mais de 400 peças musicais em 6 anos, cerca de 20 vezes mais que toda a produção de Kreisler em imitações.
Estórias do subconsciente
Nos 3 casos de arte mediúnica expostos (Rosemary Brown, Luiz Antônio Gasparetto e Chico Xavier), o médium alegava que a sua produção era, na verdade, de Espíritos. A primeira hipótese alternativa aventada costuma ser a fraude. Quando essa se mostra pouco convincente, troca-se, em geral, para teorias obscuras que mencionam o subconsciente. Essa última se mostra elástica o suficiente para admitir quaisquer fatos, de modo a evitar a todo custo a hipótese da sobrevivência. Em outras palavras, o subconsciente se torna capaz de produzir qualquer coisa, porque retém qualquer conhecimento que cruze com ele. Se o médium já viu um quadro de Renoir na vida, mesmo sem o saber, diz-se que seu subconsciente já é capaz de produzir uma grande quantidade de boas imitações. No caso de médiuns psicopictógrafos, essa alegação é justificada com base no fato de o médium entrar em transe. E, em transe, acessar-se-iam regiões obscuras da mente que reteriam os mais improváveis conhecimentos.
No
entanto, no caso de Rosemary, tal justificativa não serve. Ela escrevia música
em estado de plena consciência. Ela era capaz de parar de escrever a música que
estava escrevendo e conversar com uma pessoa. Isso não era nenhum problema. E
isso aconteceu no documentário da BBC, quando ela achou estranha a peça de
Liszt, então ainda incompleta, e pediu para tentar tocá-la. Como não conseguiu,
Geoffrey Skelton, músico da equipe da emissora, foi tocá-la e se surpreendeu.
Depois, Rosemary continuou a escrevê-la e a terminou. Isso se dava porque não
se tratava de uma psicografia. Ela conversava com os Espíritos como quem
conversa com qualquer pessoa. E os Espíritos lhe ditavam as notas das músicas.
Por isso não havia transe.
É
verdade que Rosemary Brown tenha chegado a mencionar outros processos
mediúnicos pelos quais lhe chegavam as composições, mas o que importa aqui é
demonstrar que ela era capaz de escrever em perfeita consciência. Aliás,
sabe-se que Chico Xavier também era capaz de responder, enquanto
psicografava, a perguntas que lhe fossem feitas, o que demonstra que ele
nem sempre psicografava em transe, fragilizando-se, assim, a hipótese
alternativa mencionada no final do parágrafo anterior.
A arte mediúnica como evidência
A arte mediúnica, enquanto prova de sobrevivência do espírito, é de valor muito particular, em razão da sofisticação de seu conteúdo. Veja-se o caso do Parnaso de além-túmulo, que aguardou quase 70 anos (desde sua primeira edição) para ganhar um estudo mais profundo, na dissertação de mestrado de Alexandre Caroli Rocha. Note-se que na dissertação só foi possível analisar 5 seções da antologia, de 56 seções no total. Agora imaginemos quanto estudo não será necessário para se cobrir toda a literatura mediúnica de Chico Xavier! A propósito, em literatura, não são raros os pesquisadores que dedicam décadas de suas carreiras ao estudo de apenas um ou dois autores.
A arte mediúnica, enquanto prova de sobrevivência do espírito, é de valor muito particular, em razão da sofisticação de seu conteúdo. Veja-se o caso do Parnaso de além-túmulo, que aguardou quase 70 anos (desde sua primeira edição) para ganhar um estudo mais profundo, na dissertação de mestrado de Alexandre Caroli Rocha. Note-se que na dissertação só foi possível analisar 5 seções da antologia, de 56 seções no total. Agora imaginemos quanto estudo não será necessário para se cobrir toda a literatura mediúnica de Chico Xavier! A propósito, em literatura, não são raros os pesquisadores que dedicam décadas de suas carreiras ao estudo de apenas um ou dois autores.
Para
que uma obra de arte mediúnica se converta plenamente em prova da sobrevivência
do espírito, são necessárias 2 pessoas, pelo menos: o médium, que nos traz a
obra, e o pesquisador, que evidencia quanto conhecimento está embutido nela.
Caroli, por exemplo, declara-nos que a seção Guerra Junqueiro do Parnaso sintetiza as características
estilísticas desse poeta que foram evidenciadas pela crítica literária apenas 14 anos depois, em um trabalho de
Amorim de Carvalho, o que nos mostra que a mediunidade pode ser pioneira em
conhecimento. Não houvesse o pesquisador, não se saberia disso. A obra de arte
(no caso, o Parnaso) não teria apresentado os desdobramentos que
poderia, enquanto prova da sobrevivência da alma. São justamente a sutileza e a
profundidade do conhecimento implícito numa obra de arte mediúnica que a tornam
tão forte como prova de que o espírito sobrevive. Fica evidente através da
pesquisa que a quantidade de conhecimento necessária para se elaborar a obra
não pode ser obtida camufladamente. Seriam necessários grandes e profundos
estudos. E uma grande trilha de estudo espera também todo aquele que quiser
compreender as razões pelas quais é tão difícil furtar-se à hipótese da comunicabilidade
dos Espíritos. Diferentemente das evidências trazidas pelos efeitos físicos, os
efeitos inteligentes não convencem de imediato. Mas convencem muito mais e
geram convicção muito mais firme, desde que se percorra um longo caminho de
estudo.
Uma
vez que o espírito é o princípio inteligente, um efeito inteligente (como uma
obra de arte ou uma carta psicografada) é uma prova mais forte de sua
sobrevivência do que uma batida numa mesa ou outro efeito físico. Os efeitos
físicos impressionam mais os sentidos, é verdade, mas o efeito inteligente
carrega traços que constroem uma personalidade com muito mais clareza. Para
quem lê uma carta psicografada ou aprecia uma obra de arte mediúnica, é
especialmente nítida a sensação de que aquele indivíduo específico, dado como
autor da carta ou da obra, sobreviveu à morte e passa bem.
As cartas
As cartas de pessoas “mortas”
para seus parentes “vivos” também são provas bastante contundentes. Há
interessantes semelhanças e diferenças entre uma carta de um parente “morto” e
uma obra de arte de um “morto”, enquanto provas da sobrevivência da alma. Ambas
contêm demonstrações de que a inteligência do indivíduo sobrevive à sua morte.
No entanto, uma carta só se presta como prova da sobrevivência de seu autor
para aqueles que conhecem pormenores da vida do “morto”. Àqueles que não o
conheceram, uma série de informações reveladoras de identidade passará
despercebida.
Uma obra de arte mediúnica contém também demonstrações de identidade. Porém, pode-se dizer que essas sejam mais universais, uma vez que qualquer um que esteja familiarizado com o estilo do artista “morto” pode reconhecê-lo, tendo uma nítida sensação de estar diante de uma obra dele __ no caso das obras convincentes. E quanto mais o apreciador da obra mediúnica em questão conhecer o estilo do autor a quem ela é atribuída, mais a obra se lhe revelará como do “morto” e mais nítida será a sensação que ele vai experimentar de que o “morto”, na realidade, vive.
Uma obra de arte mediúnica contém também demonstrações de identidade. Porém, pode-se dizer que essas sejam mais universais, uma vez que qualquer um que esteja familiarizado com o estilo do artista “morto” pode reconhecê-lo, tendo uma nítida sensação de estar diante de uma obra dele __ no caso das obras convincentes. E quanto mais o apreciador da obra mediúnica em questão conhecer o estilo do autor a quem ela é atribuída, mais a obra se lhe revelará como do “morto” e mais nítida será a sensação que ele vai experimentar de que o “morto”, na realidade, vive.
Referências
BROWN, Rosemary. Immortals at my elbow. London: Bachman & Turner, 1974.
BROWN, Rosemary. Look beyond today. London: Bantam Press, 1986.
BROWN, Rosemary. Sinfonias inacabadas: os grandes
mestres compõem do além. São Paulo: Edigraf, 1971.
CARPEAUX, Otto Maria. O
Livro de Ouro da História da Música. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
COLI, Jorge. O que é Arte.
São Paulo: Brasiliense, 1990.
PARROTT, Ian. The Music of Rosemary Brown. London: Regency Press, 1978.
ROCHA, Alexandre Caroli. A poesia
transcendente de Parnaso de além-túmulo: dissertação de mestrado. Campinas:
UNICAMP, 2001.
O que se deve entender por 'fenômenos espirituais'.
Érico Bomfim sobre Rosemary Brown (Junho/2012).
Notas
1 Disponível em: http://imslp.org/wiki/List_of_compositions_by_Fritz_Kreisler
Olá Ademir! Meu nome é Pedro. Primeiramente parabéns pelo excelente blog, e pelo dedicação! Gostaria de saber se você possui acesso ao acervo completo da médium Rosemary Brown, porque eu só consegui achar algumas de suas obras na internet. Por exemplo de Bach eu só encontrei um prelúdio, mas no livro de Brown ela diz que recebeu várias obras dele. Obrigado pela ajuda. Desejo sucesso para seu blog! abraços
ResponderExcluirOla Pedro
ExcluirO arquivo completo da RB encontra-se depositado no acervo da British Library (http://www.bl.uk/), em Londres.
Acho que é possível consultar esse acervo localmente, sem possibilidade de cópia (apenas ver). Para isso, vc deve ir a Londres e, antes, se registrar
para entrada na biblioteca, o que pode ser feito neste endereço:
http://www.bl.uk/reshelp/inrrooms/stp/register/advreq/regreq.html
Ademir