16 de maio de 2018

Nota de falecimento. Professora Ingedore Koch


Reportamos o falecimento da Prof. Ingedore Grunfeld Villaça Koch, uma das mais influentes e respeitadas pesquisadores da línguistica brasileira. Ela é autora de obras relevantes como "Gramática do português culto falado no Brasil: a construção do texto falado", "Argumentação e linguagem", "Desvendando os segredos do texto", dentre outras.

Um aspecto talvez pouco conhecido é a adesão da Prof. Koch ao Espiritismo. O texto abaixo, enviado por Alexandre Caroli reflete sua avaliação de parte da obra mediúnica de Francisco Cândido Xavier. Considerando a importância do livro no Espiritismo e o valor que uma pesquisadora como Koch tem  da ciência (ou arte?) de escrever e de interpretar, fazemos por esse meio nossa pequena homenagem a Prof. Koch que tivemos o prazer de conhecer. Nessa conversa particular, ela ressaltou a importância do uso da linguística no estudo de comunicações mediúnicas e de obras psicografadas.

Texto de I. Koch "Obras ditadas pelo Espírito André Luiz e Psicografadas por Chico Xavier".


Neste artigo, falaremos sobre as obras ditadas pelo espírito André Luiz e psicografadas por Chico Xavier, provavelmente o conjunto de obras mais importante do Espiritismo, depois dos livros básicos de Allan Kardec. Sobre as obras básicas de Kardec, veja detalhes na seção Livros.

Nosso Lar
Os Mensageiros
Missionários da Luz
Obreiros da Vida Eterna
No Mundo Maior
Agenda Cristã
Libertação
Entre a Terra e o Céu
Nos domínios da Mediunidade
Ação e Reação
Conduta Espírita
Sexo e Destino
Desobsessão
E a Vida Continua...

Dentre estes, há os que formam a coleção A Vida no Mundo Espiritual, dos quais trataremos em primeiro lugar.

Comecemos por "Nosso Lar", obra indispensável para todos aqueles que querem ter um primeiro vislumbre do que seja a vida do espírito após a morte.

André Luiz foi médico no Rio de Janeiro em sua última existência carnal. Ao desencarnar, permanece em região afastada da crosta, onde padece intensos sofrimentos e é constantemente acusado de suicida pelos irmãos que aí se encontram. Depois de um bom lapso de tempo, é recolhido por uma equipe de espíritos socorristas e levado para uma colônia espiritual – Nosso Lar – onde é tratado num hospital e esclarecido, inclusive quanto à razão de ter sido considerado suicida. Com o tempo e o carinho dos instrutores, vai se familiarizando com a colônia e começa a executar pequenos serviços. Descobre, então, um mundo pleno de vida e de atividades de toda espécie, sua organização, seu modo de vida., onde os espíritos recém-desencarnados passam por estágios de recuperação e educação espiritual. Decorrido um certo tempo, obtém permissão para acompanhar como ‘estagiário’ as equipes socorristas que se dirigem ao Umbral com o objetivo de levar ajuda aos irmãos sofredores, encarnados e desencarnados. Aos poucos, passa a ‘membro efetivo’ dessas equipes e pede aos seus superiores a permissão para enviar aos encarnados, por meio da mediunidade de Chico Xavier, suas observações sobre o mundo espiritual e, em especial, sobre o Nosso Lar.

É um livro rico de detalhes, descrições e esclarecimentos, que nos permite antever como será nossa vida no Além, após nossa passagem para o mundo espiritual.

O segundo livro da série é Os Mensageiros, em que André Luiz descreve as atividades intensas, organizadas e produtivas dos espíritos Superiores que se dedicam ao trabalho do bem. Segundo Emmanuel, trata-se de um relatório incompleto de uma semana de trabalho espiritual dos mensageiros do bem junto aos irmãos encarnados. Nessa narrativa, destaca-se a figura de Aniceto, emissário consciente e generoso, que ministra ensinamentos preciosos aos membros da equipe que o acompanham, destacando as necessidades de ordem moral no quadro dos serviços a que se consagram.

Mostra-nos a interação entre desencarnados e encarnados, e como estes sofrem, por muitas vezes, efeitos desagradáveis da interferência de adversários e inimigos espirituais conquistados nesta ou noutras encarnações, em virtude de sua ações e omissões, ressaltando, porém, que podem sempre contar com o auxílio dos mensageiros do bem, por meio do estudo, das boas ações e, sobretudo, por intermédio da prece.

O terceiro livro desta série é Os missionários da luz, que nos revela os detalhes envolvidos na preparação de Espíritos que estão em vias de reencarnar no plano físico, entre os quais: como se faz o planejamento da reencarnação, a escolha da família que irá recolher o espírito reencarnante, os contornos anatômicos do corpo físico, inclusive imperfeições e deformidades, que serão preciosos auxiliares da evolução; a fecundação e o processo de ligação fluídica entre o reencarnante e os futuros pais.

Fala-nos, também, da responsabilidade na preservação do corpo físico, do suicídio direto e indireto. Dá-nos uma nova visão da tarefa da maternidade/paternidade, das uniões físicas e espirituais, além de esclarecimentos sobre o perispírito e de como pode ser afetado pelos efeitos do alcoolismo e dos excessos alimentares.

Traz, ainda, importantes ensinamentos sobre mediunidade, materializações e outros fenômenos espirituais.

Obreiros da Vida Eterna é o quarto volume da série que estamos estudando.Nesta obra, André Luiz retoma as explicações sobre o mundo espiritual, mostrando como vivem os seres desencarnados e como se preparam para voltar à vida terrena, sempre com a assistência dos irmãos espirituais, preocupados com cada detalhe, para que tudo ocorra com a maior perfeição possível e de acordo com os desígnios divinos.

Deixa patente que a morte não existe e que a vida se renova a cada momento, de modo que o aperfeiçoamento de nosso Espírito prossegue em toda parte, até alcançarmos as esferas superiores. Como diz Emmanuel, no prefácio do livro, "A vida renova, purifica e eleva os quadros múltiplos de seus servidores, conduzindo-os, vitoriosa e bela, à União Suprema com a Divindade".

Completam essa série as obras No Mundo maior, Libertação, Entre a Terra e o Céu, Nos Domínios da Mediunidade, Ação e Reação, Evolução em dois mundos (em conjunto com Waldo Vieira), Mecanismos da Mediunidade, Sexo e Destino e E a Vida Continua..., dos quais falaremos nas próximas ocasiões.

Dando continuidade à apresentação das obras ditadas pelo espírito André Luiz a Chico Xavier, trataremos agora de Entre a Terra e o Céu, Libertação e Nos domínios da Mediunidade.

Em todos eles, como nos demais livros desta série, André Luiz, na qualidade de membro de equipes socorristas do espaço, nos narra histórias de vida emocionantes e exemplares, a partir das quais nos esclarece sobre questões como desencarnação, reencarnação, resgate, obsessão, vampirismo, mediunidade, evolução e muitas outras.

Em Libertação, conta-se uma história em que são apresentados ao leitor os processos de obsessão, mostrando os planos que traçam os espíritos perseguidores, chefiados por Gregório, ligados às forças do Mal, para envolver seus perseguidos. Verifica-se como Gregório e seus comparsas são paulatinamente convertidos ao Bem, pelo trabalho dos Irmãos socorristas, que vão lhes minando as resistências por meio do exemplo e conquistando-lhes a confiança ao prestar-lhes ajuda quando necessário. O mais renitente é o chefe, Gregório, que também é finalmente convertido e ao render-se ao chamamento do amor, quando de um emocionante reencontro com sua mãe, que há tempo vinha intercedendo pelo filho extraviado.

Desta forma, a obra revela aspectos do trabalho de intercessão feito pelos Espíritos Superiores em prol dos menos esclarecidos e nos dá provas da misericórdia divina, que não deixa de conceder a todos a oportunidade de libertação.

A história narrada em Entre a Terra e o Céu é uma das mais emocionantes. Conta-nos sobre dois soldados da Guerra do Paraguai que disputavam o amor da mesma mulher e de como um deles envenenou o colega para tê-la a seu lado. A partir daí, seguem-se as conseqüências do ato praticado na mesma e em outras encarnações. Nos vários capítulos, defrontamo-nos com nós mesmos, nossos ódios e nossos amores, nossas paixões enfim, que nos arrastam nos torvelinhos da existência.

André Luiz chama também a atenção para os cuidados que devemos ter com o nosso corpo carnal e a necessidade de nos dedicarmos ao serviço do Bem, para podermos evoluir na escala espiritual.

Nos Domínios da Mediunidade focaliza a questão da comunicação dos espíritos com o mundo espiritual, através da mediunidade. São discutidos com minúcias os diversos aspectos da filtragem mediúnica, como psicofonia, sonambulismo, possessão, clarividência, clariaudiência, desdobramento, fascinação, psicometria e efeitos físicos, entre outros. Nesse livro, o Autor enaltece o esforço dos médiuns que se mantêm fieis ao mandato que receberam ao reencarnar e adverte, também, sobre os riscos do intercâmbio viciado entre o mundo físico e o espiritual.

Trata-se, na verdade, de um verdadeiro manual sobre mediunidade, no qual se encontram elevadas conceituações dos mentores espirituais, indispensáveis a todos os que se dedicam a estudar o tema.



Ingedore Koch

Referência

7 de abril de 2018

Kardec sobre reformas sociais e discussões políticas no movimento espírita (1862)

Reconhecei, pois, o verdadeiro espírita pela prática da caridade 
em pensamentos, palavras e atos, e dizei a vós mesmos 
que aquele que em sua alma nutre sentimentos de animosidade, 
de rancor, de ódio, de inveja e de ciúme mente para si mesmo 
se pretende compreender e praticar o Espiritismo [1].
O que se pode dizer de alguns espíritas que, a pretexto de seguirem modas políticas atuais, falam em nome da doutrina e pretendem arrastar todo o movimento para dentro de discussões que não lhes dizem respeito? Certamente muito poderia ser escrito. A nós, porém, basta o que escreveu o próprio Allan Kardec em quem muitos desses espíritas "politizados" pretendem se escorar. E o que disse ele? Uma rápida pesquisa na herança escrita de Kardec é suficiente para resgatar o ponto de vista do Codificador sobre assuntos paralelos promovidos por aqueles de seu tempo que fizeram a mesma coisa.

A análise dessas questões à luz de Kardec conclui tanto pelo preparo que o verdadeiro espírita deve ter não só para propagar determinadas ideias, como também pela atenção devida a certos escândalos promovidos por pessoas que passam a falar em nome do Espiritismo, pregando o engajamento de seus adeptos em partidos políticos ou na defesa de personalidades políticas de moral duvidosa. O exaltamento de opiniões que leva a separação dos grupos é velho estratagema conhecido [1]:
A tática ora em ação pelos inimigos dos espíritas, mas que vai ser empregada com novo ardor, é a de tentar dividi-los, criando sistemas divergentes e suscitando entre eles a desconfiança e a inveja. Não vos deixeis cair na armadilha, e tende certeza de que quem quer que procure, seja por que meio for, romper a boa harmonia, não pode ter boas intenções. Eis por que vos advirto para que tenhais a maior circunspeção na formação dos vossos grupos, não só para a vossa tranquilidade, mas no próprio interesse dos vossos trabalhos [1a, grifos meus].
Quantas vezes será necessário citar "Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu fruto. Porque nem os homens colhem figos dos espinheiros, nem dos abrolhos vindimam uvas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do mau tesouro tira o mal. Porque, do que está cheio o coração, disso é que fala a boca". (Lucas, VI: 43-45) ? 

Discussões políticas e reforma social: o que disse Kardec sobre isso?

Como não existe limites para a criatividade dos homens quando em serviço de seus interesses particulares, é necessário ainda mais uma vez citar Kardec [1] quanto às variedades de táticas usadas pelos que pregam a divisão no movimento:
Devo ainda assinalar-vos outra tática dos nossos adversários, a de procurar comprometer os espíritas, induzindo-os a se afastarem do verdadeiro objetivo da doutrina, que é o da moral, para abordarem questões que não são de sua alçada e que, a justo título, poderiam despertar suscetibilidades e desconfianças. Não vos deixeis cair nessa armadilha; afastai cuidadosamente de vossas reuniões tudo quando se refere à política e a questões irritantes; a tal respeito, as discussões apenas suscitarão embaraços, enquanto ninguém terá nada a objetar à moral, quanto esta for boa. [1b, todos os grifos são meus]
Eis a verdade sobre o ponto de vista de Kardec a respeito de discussões políticas e outras "irritantes" no âmago de um movimento. Mas, no que se funda essa opinião? Também responde Kardec:
Procurai no Espiritismo aquilo que vos pode melhorar: eis o essencial. Quando os homens forem melhores, as reformas sociais realmente úteis serão uma consequência natural; trabalhando pelo progresso moral, lançareis os verdadeiros e mais sólidos fundamentos de todas as melhoras, e deixareis a Deus o cuidado de fazer com que cheguem no devido tempo. No próprio interesse do Espiritismo, que é ainda jovem, mas que amadurece depressa, oponde uma firmeza inquebrantável aos que quiserem vos arrastar por uma via perigosa.[1c, grifos meus]
É bastante claro que Kardec não nutria nenhuma ilusão com relação à natureza moral dos homens. Assim,  qualquer reforma dificilmente pode ser imposta "de cima para baixo", tanto por força de lei como de ação política de qualquer natureza. Dai a necessidade incessante de os verdadeiros espíritas "trabalharem para o progresso moral" através do que as "sementes" ou "fundamentos" para os melhores dias virão. Esse trabalho se dá inicialmente pelo esclarecimento em que as próprias ações em direção ao bem são rigorosamente observadas pelas pessoas e que dizem muito mais sobre as reais intenções do adepto.

É claro que não se trata de uma promessa para a vida presente e nem poderia ser, uma vez que o Espiritismo prega a imortalidade da alma e as vidas sucessivas. Reconhecida essa realidade, a força do materialismo - que promovo muito do ardor e da exaltação por reformas imediatas - desaparecerá. 

 Sobre divergência de opinião

O principal problema no acúmulo de discussões inúteis no âmago do movimento é o desvio de finalidade e falta de zelo para com os verdadeiros princípios espíritas. Mas, o que fazer com as divergências de opinião? O orgulho e a vaidade exacerbada de alguns nutrem a disseminação de discussões em torno de questões irritantes que, para Kardec, pode ser decididas por meio de um apelo à autoridade da maioria:
Repetirei aqui o que disse noutras ocasiões: em caso de divergência de opinião, o meio fácil de sair da incerteza é ver qual a que reúne mais partidários, pois há nas massas um bom-senso inato que não se poderia enganar. O erro só seduz alguns espíritos enceguecidos pelo amor próprio e por um falso julgamento, mas a verdade sempre acaba vencendo. Tende certeza, portanto, que o erro deserta das fileiras que se esclarecem e que há uma obstinação irracional em crer que um só tenha razão contra todos. [1d, grifos meus]
A razão, segundo Kardec, está no aprendizado: a verdade prevalecerá entre os adeptos que se esclarecem. Um exemplo: as redes sociais em todo mundo testificam o surgimento de pessoas que ainda creem que a Terra é plana. Teorias de conspiração espalham pânico entre as massas, baseando-se em crenças ridículas e claramente falsas. Como isso pode acontecer depois de tantos anos de progresso científico? O orgulho e a vaidade de alguns, que querem fazer valer suas opiniões particulares e adquirir adeptos, criam e disseminam discussões irrelevantes em torno de questões já bastante resolvidas. Enquanto isso, o essencial, o que deve ser aprendido é desprezado. O remédio é o conhecimento: a medida que se esclarece as massas passam a ignorar sistematicamente os "falsos profetas" que exploram a excesso de credulidade e a ignorância.

Um exemplo de debate inútil recente: o reaparecimento dos que pregam que a Terra é plana. Segundo Kardec, apenas o esclarecimento poderá isolar os falsos profetas que exploram o excesso de credulidade e ignorância das massas. Da mesma forma, em questões sem consenso científico, o verdadeiro espírita deve ter cautela com as opiniões de certas pessoas que pregam a divisão no seio do movimento espírita.
Se com questões já resolvidas ainda se veem discussões inúteis e teorias de conspirações serem criadas, o que diremos daqueles problemas mal resolvidos para os quais inexiste qualquer apoio científico ou base natural de decisão? Isso é o que se observa presentemente no âmago do movimento espírita que promove assuntos em clara dissonância com os princípios e fundamentos do Espiritismo.
Eis por que vos digo com toda a segurança para que marcheis com passo firme na via que vos é traçada. Dizei aos antagonistas que se eles querem que os sigais, que vos ofereçam uma doutrina mais consoladora, mais clara, mais inteligível, que melhor satisfaça à razão e que, ao mesmo tempo, seja uma garantia melhor para a ordem social. Pela vossa união, frustrai os cálculos dos que vos queiram dividir; provai, enfim, pelo vosso exemplo, que a doutrina nos torna mais moderados, mais dóceis, mais pacientes, mais indulgentes, o que será a melhor resposta a dar aos seus detratores, ao mesmo tempo que a visão de seus resultados benéficos é o mais poderoso meio de propaganda. [1e, grifos meus]
Moderação, docilidade, paciência e indulgência não estão de acordo com a propagação de ideias que exigem  mudanças imediatas a todo custo. O recado de Kardec é bastante claro e não poderá ser ignorado por todos os que dizem segui-lo verdadeiramente.

Referências

[1] Kardec A. "Cumprimentos de Ano Novo". Revue Spirite, Fevereiro de 1862. (versão IPEAK www.ipeak.com). O artigo original em Francês tem como título "Les souhaits de nouvel an: Réponse à l'adresse des Spirites Lyonnais à l'occasion de la nouvelle année".
[1a] Original em Francês:
La tactique déjà mise en œuvre par les ennemis des Spirites, mais qu'ils vont employer avec une nouvelle ardeur, c'est d'essayer de les diviser en créant des systèmes divergents et en suscitant parmi eux la défiance et la jalousie. Ne vous laissez pas prendre au piège, et tenez pour certain que quiconque cherche, par un moyen quel qu'il soit, à rompre la bonne harmonie, ne peut avoir une bonne intention. C'est pourquoi je vous invite à mettre la plus grande circonspection dans la formation de vos groupes, non seulement pour votre tranquillité, mais dans l'intérêt même de vos travaux.
[1b] Original em Francês:
Je dois encore vous signaler une autre tactique de nos adversaires, c'est de chercher à compromettre les Spirites en les poussant à s'écarter du véritable but de la doctrine, qui est celui de la morale, pour aborder des questions qui ne sont pas de son ressort, et qui pourraient à juste titre éveiller des susceptibilités ombrageuses. Ne vous laissez pas non plus prendre à ce piège; écartez avec soin, dans vos réunions, tout ce qui à rapport à la politique et aux questions irritantes; les discussions, sous ce rapport, n'aboutiraient à rien qu'à vous susciter des embarras, tandis que personne ne peut trouver à redire à la morale quand elle est bonne.
[1c] Original em Francês:
Cherchez, dans le Spiritisme, ce qui peut vous améliorer, c'est là l'essentiel; lorsque les hommes seront meilleurs, les réformes sociales vraiment utiles en seront la conséquence toute naturelle; en travaillant au progrès moral, vous poserez les véritables et les plus solides fondements de toutes les améliorations, et laissez à Dieu le soin de faire arriver les choses en leur temps. Opposez donc, dans l'intérêt même du Spiritisme qui est encore jeune, mais qui vieillit vite, une inébranlable fermeté à ceux qui chercheraient à vous entraîner dans une voie périlleuse.
[1d] Original em Francês:
Je répéterai ici ce que j'ai dit en d'autres occasions: en cas de divergence d'opinion, il est un moyen facile de sortir d'incertitude, c'est de voir celle qui rallie le plus de partisans, parce qu'il y a dans les masses un bon sens inné qui ne saurait tromper. L'erreur ne peut séduire que quelques esprits aveuglés par l'amour-propre et un faux jugement, mais la vérité finit toujours par l'emporter; tenez donc pour certain qu'elle déserte les rangs qui s'éclaircissent, et qu'il y a une obstination irrationnelle à croire qu'un seul a raison contre tous.
[1e] Original em Francês:
C'est pourquoi je vous dis en toute sécurité de marcher d'un pas ferme dans la voie qui vous est tracée; dites à vos antagonistes que, s'ils veulent que vous les suiviez, ils vous offrent une doctrine plus consolante, plus claire, plus intelligible, qui satisfasse mieux la raison, et qui soit en même temps une meilleure garantie pour l'ordre social; déjouez, par votre union, les calculs de ceux qui voudraient vous diviser; prouvez enfin, par votre exemple, que la doctrine rend plus modéré, plus doux, plus patient, plus indulgent, et ce sera la meilleure réponse à faire à ses détracteurs, en même temps que la vue de ses résultats bienfaisants est le plus puissant moyen de propagande.

1 de março de 2018

Chamada para o 14º Enlihpe – Belo Horizonte/MG


Desde 2003, o Encontro Nacional da ENLIHPE tem sido o espaço de encontro da LIHPE - Liga de Pesquisadores do Espiritismo. A Liga é um grupo de pessoas interessadas no estudo do Espiritismo nos moldes acadêmicos. Isto quer dizer que se estuda a temática espírita de acordo com regras acadêmicas. 

A LIHPE foi criada para incentivar o registro e discussão da história do Espiritismo, e aos poucos, foi agregando interessados que trabalhavam na fronteira entre o Espiritismo e as chamadas áreas do conhecimento: filosofia, física, psicologia, ciências sociais, antropologia e muitas outras.

Desde seu fundador, Eduardo Carvalho Monteiro, percebeu-se que apenas o intercâmbio à distância era insuficiente para estabelecer grupos de trabalho e aproximar os membros. Foi então criado o ENLIHPE, que é o encontro nacional, este de caráter presencial.

Se você tem algum trabalho na fronteira entre o Espiritismo e as ciências reconhecidas e até outras não reconhecidas, comece a preparar seu artigo para submissão. O ENLIHPE de 2018 ocorrerá entre 25 e 25 de agosto e, este ano, será na cidade de Belo Horizonte/MG.

Tema central: 'Sobrevivência da alma'
25 e 26 de agosto de 2018
Belo Horizonte – MG
Data final de submissão de trabalhos: 30 de abril de 2018.
INSCRIÇÕES: Site da LIHPE

Local do evento:

União Espírita Mineira – UEM
Avenida Olegário Maciel, nº 1627
Lourdes, Belo Horizonte – Minas Gerais, em frente ao Diamond Mall.


24 de fevereiro de 2018

O Cérebro e o nascer de novo - afinal, quem somos? Uma hipótese neurológica

por Nubor Orlando Facure


"É preciso nascer de novo" passando por experiências múltiplas no decurso das encarnações. Uma questão em aberto e extremamente complexa é: até onde podemos saber o quanto e como são transferidos para o cérebro físico de uma criança, que está por nascer, o conteúdo de sabedoria e talentos adquiridos pelo Espírito no decurso de suas existências

O desenvolvimento do sistema nervoso

O patrimônio genético dessa criança põe ordem no seu desenvolvimento, acrescentando aptidões por etapas, que coincidem, essas fases, com a progressiva mielinização das fibras nervosas. Primeiro, são mielinizadas fibras de baixo para cima, que permitem a atividade motora das pernas e depois dos braços. No cérebro, a organização é de trás para frente, primeiro as áreas visuais nos polos occipitais e depois o lobo frontal que só completa sua formação depois dos 17 anos.

A memória – quem eu sou? Sou o que minhas memórias dizem.

O bebê humano ao nascer não está zerado em suas memórias. Os testes especializados confirmam que ele tem arquivado a voz da mãe e possivelmente outros sons que ouviu enquanto no útero, sem que haja confirmação que ouvir músicas de Mozart dará a essa criança um cérebro de um músico de talento.

O que é do conhecimento geral é que a criança não consolida, armazena ou retém como memória suas experiências até aos três anos de idade – esse esquecimento é conhecido como "amnésia infantil''.

Do ponto de vista espiritual não temos, como regra geral, nenhuma lembrança de nossas vidas passadas. Ensinam os autores espíritas que, mesmo não tendo essas lembranças, de uma maneira ou de outra, podemos perceber em cada um de nós certas tendências trazidas de outras vidas – ideias inatas ou mesmo pendores que se revelam sem maior esforço. Um determinado profissional, com formação acadêmica numa área específica, pode perceber suas tendências e habilidades em competências completamente diferente. Um professor de matemática ou uma psicóloga podem exercer em paralelo um talento para música, artesanato, ou um talento literário como fez o médico Guimarães Rosa.

Personalidade, caráter e temperamento têm uma base genética e, seguramente, uma influência da bagagem espiritual de outras vidas. Um Espírito amigo nos ensinou que podemos não saber o que fomos, mas, não é difícil saber o que fizemos em vidas anteriores.

Uma nota breve sobre os tipos de memórias

Podemos tirar da classificação das memórias três expressões fundamentais:

A memória semântica,  a episódica, que fazem parte da memória declarativa e, a memória implícita ou de procedimentos.

A memória semântica se refere ao conhecimento adquirido pelas lições que aprendemos de uma forma ou de outra: quem nasce no Brasil é brasileiro, Paris é a capital da França, Voltaire foi um grande filósofo do iluminismo, a América foi descoberta por Cristóvão Colombo.

A memória episódica, é personalizada, refere-se a fatos pessoais vividos por nós, é narrativa e por isso falha. Sua consolidação é mais firme nos dados autobiográficos: meu nome, meu endereço, meu estado civil, a cidade onde nasci, minha nacionalidade, de quem sou filho, que profissão exerço, quem são meus filho. A memória episódica de eventos pessoais, se refere a acontecimentos vividos por nós, recentes ou não: O que almocei ontem? Quem me telefonou essa tarde? Que praia fui nesse fim de ano? Quem me visitou nesse domingo? Esse modo de memória (episódica) tem uma marca temporal e é fortemente contextualizada. Com as marcas do tempo: fui na praia no natal, viajei na semana santa, fui pescar em fevereiro do ano passado, troquei de carro em dezembro. Ligadas ao contexto: assisti aquele filme no Shopping com minha esposa. Adorei o camarão daquele restaurante de Joinville, eu estava no hotel quando ouvi aquela notícia, foi no jogo de futebol que torci o tornozelo, fiquei em casa porque chovia muito. Essas memórias podem ser resgatadas, mas, como são retidas principalmente no hipocampo, ao serem lembradas nós sempre fazemos uma nova descrição dos fatos. Daí a incerteza dos testemunhos nos episódios da vida.

As memórias episódicas para eventos pessoais são fugidias e enganosas. Quem relatar sua festa de casamento faz o mesmo que os pescadores ou os jogadores, a cada relato produzem uma nova versão. É o que diziam os antigos: "quem conta um conto aumenta um ponto".

As memórias de procedimento são as habilidades aprendidas. Andar de bicicleta, dirigir o automóvel, pilotar o avião, dedilhar o teclado, lidar com a prensa da fábrica, talhar a madeira numa peça de artesanato, tocar ao piano, desenhar ou pintar uma paisagem.

Por outro lado, são extremamente corriqueiras, no ambiente familiar de muitos de nós, a ocorrência das memórias de procedimento. Há em quase toda família os desenhistas, os pintores, os pianistas, os artesões habilidosíssimos que fazem castelos na areia ou na madeira sem qualquer ensinamento prévio. Observando bem, em cada um de nós podemos perceber que as memórias episódicas são consolidadas firmemente até que alguma demência nos atinja nos fazendo esquecer até mesmo o nome. 

Recordando a história de vidas anteriores. Isso é possível?

São ocorrências raras, mas, vez por outra encontramos crianças fazendo relatos de terem vivido em outro lugar e dando as identificações necessárias para essa comprovação. A literatura médica e o cinema têm relatos enriquecedores que atestam a reencarnação e a ocorrência de permanência dessas memórias episódicas. Geralmente, com o crescimento da criança essas memórias se perdem. São também excepcionais, mas bem descritos, casos de persistência das memórias semânticas. São algumas crianças rotuladas de autistas, ou “idiots savans” que são capazes de responder brilhantemente sobre determinado tema de conhecimento geral ou de um domínio particular como literatura ou matemática. 

Por outro lado, certos eventos de nossa vida podem ocorrer carregados de forte emoção e um susto ou uma ameaça pode consolidar com mais força determinada ocorrência. Uma batida com o nosso carro em que alguém sai ferido, a ameaça de um assalto ou um sequestro, o medo de enfrentar uma cirurgia de risco, a dor de um fêmur fraturado na queda de uma bicicleta

Considerando a reencarnação, é provável que as memórias episódicas, carregadas de forte emoção física ou psíquica, podem ser uma boa explicação para nossos medos, as crises de pânico, as fobias, as dificuldades para enfrentar o elevador, o avião, uma picada da vacina, uma cobra, uma aranha, uma simples barata ou falar em público

As memórias de procedimentos

No decorrer da vida vamos aprendendo habilidade e adquirindo competências comuns a nós humanos: andar, correr, escrever, nadar, dirigir, pilotar, andar de bicicleta, soltar uma pipa e outras de maior destaque: tocar piano, violino, cantar com o violão, pintura, artesanato entre muitas outras.

O maior destaque nesse tipo de memória é que ela é mais ou menos permanente. Ninguém esquece como nadar ou andar de bicicleta. O dedilhar o violão ou o piano, por outro lado, exige treinamento constante, mas, os rudimentos básicos permanecem para sempre. Nunca me esqueço que o primeiro paciente que conheci com a doença de Alzheimer era um alfaiate. Não sabia dizer o nome da esposa, nem o seu endereço, mas, gesticulava com as mãos e mostrava como fazia o corte de tecido para fazer um terno – o paciente com essa doença é treinável e capaz de aprender certas habilidades motoras novas, mas, não retém um conhecimento novo, como por exemplo o endereço do hospital.

Pode-se conjecturar que as memórias de procedimento são as que mais se conservam de uma encarnação para outra. Elas permanecem sempre mais firmemente consolidadas em nosso cérebro – principalmente nos núcleos basais e no cerebelo – e os exemplos são parte da história de todas famílias – são as aptidões, os talentos, as tendências, os pendores artísticos e os desempenhos que surgem facilmente no artesanato, na música, na pintura, no esporte entre tantos outros.

Um resumo simples

A memória autobiográfica é firme, confiável, nos acompanha pela vida todo sem distorções. Nós a perdemos quando ocorrem leões cerebrais graves. Dificilmente ela permanece no transcurso de uma vida para outra.

A memória episódica é facilmente distorcida. Ela é regatada sempre com uma nova versão, não é recuperada. É recontada. É sensível aos eventos emocionais que aumentam os seus traços. Podem justificar o que sentimos hoje em forma de medos, fobias, traumas psíquicos, déjà-vu e outros fenômenos da psicopatologia humana.

A memória de conhecimentos, semântica, é acumulativa é pode favorecer o aprendizado em determinadas áreas de uma vida para outra.

E, finalmente, as memórias de procedimento que se expressam, geralmente, em habilidades motoras. São mais sólidas, costumamos dizer que ninguém esquece como andar de bicicleta. De uma encarnação para outra, elas podem permanecer como uma tendência profissional, talentos artísticos diversos, predisposição para esse ou aquele esporte.

E o que a morte fará com as nossas memórias?

Diz o povo que “dessa vida nada se leva”. Eu costumo dizer que, obrigatoriamente, vamos levar os nossos neurônios, estão impressos neles a nossa identidade. Um neurocirurgião famoso fazia suas cirurgias com o paciente acordado. Com o crânio aberto ele estimulava eletricamente várias áreas cerebrais. Além das repostas motoras e sensitivas ele conseguia estimular a região temporal onde produzia reminiscências guardadas pelo paciente. Sabemos todos, como espíritas, que o que ocorre no cérebro é transferido ao Espírito através e um veículo sem imaterial, o perispírito. Mas, durante toda nossa vida, as redes neurais acumulam um rico aprendizado que consolida nossos comportamentos e enriquece nossas memórias. Os exames de Ressonância Funcional e a estimulação direta nos neurônios detectam essas competências.

A pergunta é: tudo isso se desfaz com a morte? Aprendemos com a doutrina espírita que esse material é inteiramente transferido para o perispírito. Esse fenômeno nos permite conjecturar algumas consequências:

Logo após a morte, seremos exatamente os mesmos que somos hoje. Com as mesmas memórias, comportamentos e experiências. Isso explica porque, mesmo desencarnados, há Espíritos que continuarão duvidando da reencarnação. E, para maioria de nós, não será de um dia para o outro que teremos acesso as memórias do nosso passado.

Ver também: Entrevista V - Dr. Nubor Facure e as perspectivas espiritualistas para o ser humano.

Referência