8 de fevereiro de 2014

Uma visita ao CEPC, Lisboa, Portugal.

O Centro Espírita Perdão e Caridade, CEPC, (1) é uma instituição espírita relativamente antiga dentro do movimento espírita português. Fizemos uma visita a essa casa em Janeiro de 2014, quando fomos recebidos fraternalmente pelo Antero Ricardo que, prontamente, nos respondeu a um primeiro contato via e-mail. Tivemos a grata satisfação de conversar com o Antero, que nos passou alguns informes sobre o CEPC. 

Situado em um edifício com vários andares à rua Presidente Arriaga, 124, o CEPC fica na continuação da rua do Museu Nacional de Arte Antiga (das Janelas Verdes), uma importante referência à historia da arte em Portugal. Segundo  o site do CEPC:
O Centro Espírita Perdão e Caridade, é uma Associação particular sem fins lucrativos que tem como objectivos o estudo e prática da Doutrina Espírita nas suas vertentes científica, filosófica e moral, codificada por Allan Kardec, bem como actividades de solidariedade social, na prestação de assistência aos necessitados. 
Constituída por algumas dezenas de trabalhadores que, de forma voluntária, prestam serviços de esclarecimento e ajudas variadas, baseado nas orientações que o Espiritismo preconiza. Na sua estrutura, a casa espírita possui diversos departamentos e actividades tais como Área Infanto-Juvenil, (D.I.J.) palestras públicas, cursos doutrinários, serviços de atendimento, grupos de estudo ou ajuda aos mais desfavorecidos, entre outras acções. 
O Centro Espírita Perdão e Caridade, foi fundado em 28 de Outubro de 1931. Em 1954, devido à ditadura do regime Salazarista, foram suspensas as suas actividades que viriam a ser retomadas vinte anos mais tarde, após o 25 de Abril de 1974.
O CEPC foi fundado pela escritora Maria O'Neill (1873-1932) (2). Em uma comparação com a dimensão de casas espíritas no Brasil, o CEPC é um centro de médio porte, apresentando diversos departamentos internos que interagem entre si visando atender aos objetivos descritos acima. No meu ponto de vista, uma importante vantagem do CEPC é que ele dispõe de uma sede física com infraestrutura dedicada, um endereço (ou "morada") de fácil acesso e relativamente central dentro da grande Lisboa. Não nos foi difícil atingir à pé o CEPC, a partir de estações de metrô ou trens (comboios) próximos. 

O CEPC dispõe de diversas atividades internas (3), a mais importante delas é o estudo sistematizado de obras espíritas fundamentais (obras básicas), baseadas em traduções de Herculano Pires. Uma das dificuldades ou empecilho à disseminação de obras espíritas, segundo Antero, em que pese se tratar de um mesmo idioma, é a inexistência de adaptações ao estilo regional. Ele nos contou que as traduções de Herculano Pires são as que melhor refletem essas preferências.
Algumas dependências do CEPC: alto à esquerda, auditório; alto a direita: sala de reuniões mediúnicas; em baixo à esquerda: sala de reuniões de estudos; em baixo à direita: sala de atividades infanto-juvenis.

Além das tarefas de estudo sistematizado, o CEPC conta ainda com uma sala de passes, departamento Infanto Juvenil, livraria, biblioteca e um auditório. A agitação na casa é particularmente grande aos sábados, quando cerca de 40 trabalhadores realizam diversas tarefas em ambiente fraterno. A maior parte das pessoas que visitam ou conhecem o CEPC pela primeira vez o fazem através do site e são atraídos pelas vantagens de acesso ao conhecimento superior disponibilizado pela Doutrina Espírita. As atividades de assistência social são diferentes do Brasil, dada as realidades sociais diferentes nos dois países. 

No passado, o CEPC chegou a ser fechado durante a ditadura do Estado Novo. Hoje, conta Antero, não existem quaisquer problemas de relacionamento ou entraves por parte de católicos às atividades espíritas. Vive-se plenamente um regime de liberdade no movimento espírita, que tem sob suas rédeas o desenvolvimento de múltiplas atividades relacionados ao ensino e a divulgação do Espiritismo. Assim, quando for a Lisboa, não deixe de visitar o CEPC.
Perfil da rua Presidente Arriaga e foto de Casimiro Duarte, grande apoiador da obra do CEPC.
Notas e referências

(1) - http://www.ceperdaoecaridade.pt/, Rua Presidente Arriaga, 124  (Às Janelas Verdes), 1200-774 Lisboa, Portugal. Tel./Fax: 00 351 21 397 52 19. E-mail: cepcpt@gmail.com.

(2) "Maria da Conceição Infante de Lacerda Pereira de Eça Custance O'Neill (Lisboa, 19 de novembro de 1873 - Costa brasileira, 23 de março de 1932) foi uma escritora, poetisa, jornalista, teosofista e espírita portuguesa". (wikipedia)

(3) Acesse a grade de atividades do CEPC aqui: http://www.ceperdaoecaridade.pt/images/files/horario.pdf





7 de fevereiro de 2014

Lançamento da versão impressa 'Na Era do Espírito' (volume I)

O livro traz a vantagem de a gente poder estar só 
e ao mesmo tempo acompanhado. 
(Mário Quintana)
Uma versão para impressão de textos completamente revisados do blog 'Era do Espírito' acaba de ser lançada através do site Clube de Autores. Decidimos fazer uma versão em papel para atingir eventuais leitores pouco adeptos à 'leitura digital'. Com isso, finalizamos um ciclo de divulgação de trabalhos. 

Trata-se de uma série que se inicia com o presente volume:
Primeira série de textos selecionados do conhecido blog 'Era do Espírito', que apresenta estudos embasados de diversos temas entre o Espiritismo e a Ciência. Reencarnação, vida após a morte, epistemologia das ciências psíquicas são temas que marcam e identificam muitos textos, bem como estudos auxiliares que permitem compreender o verdadeiro papel do ceticismo e os obstáculos para uma maior aceitação dos princípios espiritualistas. Traz ainda uma seção especial com resenha de livros sobre a temática entre o Espiritismo e a Ciência e uma bibliografia de textos complementares.
O texto foi editado usando recursos do Latex (http://miktex.org/), o que melhora sensivelmente a formatação final. Há um texto adicional que foi incluído na introdução bem como um índice remissivo. A lista de referências foi expandida. A série editada até agora 'Crenças Céticas' foi reunida em um único capítulo. Todo o conteúdo do livro pode ser lido 'online' no blog, razão porque optamos por não ter uma versão tipo e-book.

Dados da obra

Número de páginas: 278
Edição: 1 (2014)
ISBN: 978-85-916847-0-0
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Para adquirir o livro consulte: 
Deve-se seguir o procedimento normal da página do vendedor, fornecimento de endereço, escolha de modo de pagamento etc.



20 de janeiro de 2014

Comentários sobre 'A Caminho da Luz' por Brian Foster (diretório SKL)

Dois posts recentes foram publicados no blog 'Spiritist Knowledge' (1) com comentários na forma de artigos por Brian Foster, um espírita norte americano que tem se especializado na leitura comparativa de obras de Chico Xavier e Allan Kardec. O primeiro artigo é chamado 'On the way to the light (2): the Spiritist story of earth as told by Emmanuel' (A Caminho da Luz: estória espírita da Terra como contada por Emmanuel)' tem como resumo:
Esse livro foi psicografado por Francisco C. Xavier em 1938 e publicado em inglês pela primeira vez em 2011. Emmanuel detalha como o mundo espiritual gerenciou e guiou a raça humana, da concepção de nosso planeta até o presente, em direção a um nível superior. Esse livro sustenta tudo o que conhecemos sobre a história do mundo. Esse artigo discute o livro e provê comentários sobre alguns eventos chave descritos por Emmanuel. Seu objetivo é introduzir o leitor a diferentes aspectos do Espiritismo. Enquanto que muita literatura se concentra na relação pessoal com nosso progresso espiritual, 'A Caminho da Luz' expõe o grande nível de gerenciamento a que está sujeito a raça humana. Emmanuel também fornece pistas sobre porque o mundo espiritual segue determinadas estratégias.  (3) 
Esse artigo pode ser acessado gratuitamente no diretório SKL sob #06 (4).

O segundo artigo, publicado agora no começo de 2014, intitula-se: 'Principles of Good Government as Implied by the Spirit World.' (Princípios de bom governo implícitos pelo mundo espiritual) e, de certa forma, é uma continuação do artigo #06. Um resumo pode ser apreciado aqui
O mundo espiritual está ativamente envolvido em nos guiar a um patamar mais civilizado. O livro 'A Caminho da Luz' e outras obras estabelecem o caminho que devemos seguir para melhorar o governo de qualquer nação. O Espiritismo existe há mais de 150 anos, desde que Allan Kardec publicou o 'Livro dos Espíritos'. Tal livro afirma em sua conclusão que 'o desenvolvimento dessas ideias apresentou três períodos distintos: o primeiro da curiosidade, excitado pela peculiaridade dos fenômenos produzidos; o segundo ou da razão ou filosofia e, o terceiro da aplicação das consequências' Kardec, 2010, p. 531). É chegado o tempo da aplicação dos princípios que uma sociedade descente deve seguir. Tais princípios e o porque do mundo espiritual nos guiar para eles são tópicos deste artigo. (5)
Tal artigo, por sua vez, pode ser também acessado gratuitamente no diretório SKL sob #07 (6).

Agradecemos a Brian Foster pelas contribuições ao repositório SKL, que demonstram o caráter 'não exclusivamente nacional' do Espiritismo e da expressão mediúnica de Chico Xavier.

Referências

1 - spiritistknowledge.blogspot.com.br

2 - Xavier, F. C. (2011), On the way to the light, Edicei of America, LLC. Disponível na Amazon aqui.

3 - Original em inglês: On the Way to the Light: the Spiritist Story of Earth as told by Emmanuel, psychographed by Francisco C. Xavier, was written in 1938, but first published in English in 2011. Emmanuel details how the Spirit world has managed and channeled the human race, from the conception of our planet to the present, on the road to a higher plateau. This book upends all we know about world history. The article surveys the book and provides commentary on key events described by Emmanuel. It is intended to introduce the reader to a different aspect of Spiritism. Whereas most literature concentrates on our personal relationship to our own spiritual progress, On the Way to the Light exposes the larger manipulation of the human race. Emmanuel also provides hints as why the Spirit world follows certain strategies.

4 - SKL#06 B. Foster (2013). On the Way to the Light: the Spiritist Story of Earth as told by Emmanuel,

5 - Original em inglês: The Spirit world is actively moving us to manage ourselves in a civilized manner. The book, On the Way to the Light, and other writings lay out the track for us to follow to improve the governments of whatever nations we reside. Spiritism has existed over one hundred and fifty years, since Allan Kardec published The Spirits Book. The book states, in the conclusion section, "The development of these ideas present three distinct periods. The first is that of curiosity, excited by the strangeness of the phenomena produced; the second, that of reasoning and philosophy; the third, that of applications and consequences" (Kardec, 2010, p. 531). It is time for application, time to apply the principles that a decent society must follow. These principles and why the Spirit world has guided us to them is the topic of this article.



12 de janeiro de 2014

A ciência da reencarnação (segundo Jim Tucker)

Embora a ideia de múltiplas existências esteja presente em muitas religiões ao redor do mundo, ela também esteve presente no conjunto de manifestações mediúnicas que reafirmaram a ideia - dessa vez totalmente despida de sobrenatural e maravilhoso - no conjunto de textos que compõem a codificação do Espiritismo.

Entretanto, existe uma possibilidade real de se diretamente pesquisar reencarnação através do acesso à memória de pessoas (seja por meio de estado de transe) ou de crianças em tenra idade. O último processo é considerado mais confiável e foi o caminho seguido pelo famoso pesquisador I. Stevenson (1). Recentemente, o trabalho de Stevenson tem sido continuado por meio de um corajoso pesquisador Norte Americano chamado Jim Tucker (2, Fig. 2). Tucker possui um arquivo com cerca de 2500 casos de crianças que tiveram lembranças de vidas anteriores. Tucker trabalha como professor associado de psiquiatria no Centro Médico da Divisão de Estudos de Percepção (3)  da Universidade de Virgínia (4) . O trabalho de Tucker já dura 15 anos, com base em entrevista de crianças de várias idades.

Um dos casos reportados por Tucker é o do menino Ryan Hammons (Fig. 1) que, com quatro anos de idade, começou a ter lembranças fortes de uma existência anterior como ator em Hollywood, afirmando ter três filhos cujos nomes não conseguia lembrar. Seus pais, céticos inicialmente, o levaram ao médico que predisse o fim de suas crises noturnas com o passar do tempo. Um dia, enquanto folheavam um livro sobre atores de Hollywood, Ryan conseguiu se identificar entre os atores da década de 1930. Vários foram os dados fornecidos por Ryan que o identificam de forma unívoca com Marty Martin, famoso ator de Hollywood na década de 30. Ryan é um dos autênticos casos de lembranças de vida anterior, como descreve Tucker.
Fig. 1 Ryan e sua existência anterior como o ator Marty  Martin (~1930). 

Estatística dos casos.

Parte do trabalho de Tucker, ao lidar com grandes massa de dados, já resultou na compilação de alguns números que demonstram os padrões estatísticos observados nos casos (5):
  • A maior parte das crianças que se lembram de vidas anteriores tem entre dois e seis anos de idade.
  • A idade média com que ocorreu a desencarnação da personalidade na vida anterior é de 28 anos;
  • 60% das crianças que se lembram de vidas anteriores são meninos;
  • Aproximadamente 70% das crianças afirmam ter desencarnado de morte violenta ou não natural;
  • Nos casos de falecimento por morte violenta, algo mais de 70%  são meninos;
  • 90% das crianças afirmam pertencer ao mesmo gênero da existência anterior (ou seja, 10% trocam de sexo);
  • O tempo médio entre existências (6) é de 16 meses (ou quase um ano e meio);
  • 20% das crianças afirmam se lembrar do que ocorreu no intervalo de erraticidade (quando estão desencarnadas).
Este trabalho faz eco a um estudo que fizemos para o 7o. ENLIHPE chamado "Uma abordagem estatística para a determinação do tempo de vida entre encarnações sucessivas" (6), quando discutimos diversas medidas associadas à dinâmica entre reencarnações que são prevista pelos princípios espíritas. Como exposto então, o trabalho de Stevenson e, agora, de Tucker, pode fornecer mais parâmetros para o refinamento do modelo apresentado.

Entretanto, é preciso cuidado com as generalizações. Os dados de Tucker parecem ser tendenciosos, no sentido de conterem mais lembranças de personalidades que tiveram morte violenta. Ou seja, a estatística fornecida está 'contaminada' com tais casos. Portanto, não é possível extrapolar esses resultados para toda uma população - pelo menos no caso do intervalo de erraticidade. Isso justamente acontece porque parece haver uma correlação entre o afloramento das memórias e o tipo de morte (algo que ainda deve ser pesquisado).

Além disso, ainda há que se mostrar que fatores culturais não influenciam também a dinâmica reencarnacionista. Por isso queremos dizer que, por causa de variações de cultura - que impõem vínculos de comportamento e, portanto, podem limitar o livre-arbítrio das pessoas - a maneira como o fenômeno ocorre pode ter ligeiras variações de uma região (ou cultura) a outra.
Fig. 2 Dr. Jim Tucker.

De qualquer forma, é preciso reconhecer a coragem do Dr. Jim Tucker  em expor sua carreira e reputação ao estudar esses casos. Embora vivamos numa época de maior liberdade, há ainda muito a ser confrontado com aqueles que consideram esse estudo sem "valor científico" (como se o que é ou não ciência pudesse ser definido à priori) ou que não conseguem ver a importância da noção de reencarnação para o futura da Humanidade.  Essa é uma realidade que diz respeito a todos, independente de crença ou posiconamento filosófico, uma vez que todos estamos sujeitos a mesma lei natural, e a reencarnação nada mais é do que uma manifestação dessa lei, nada tendo a ver com questões religiosas.

Para conhecer mais dos casos de Tucker, recomendamos também um dos seus livros (7) que foi recentemente publicado.

Referências e notas

(1) Ver:
  • Stevenson I. (2010a) Reencarnação, vinte casos. São Paulo: Vida e Consciência.
  • Stevenson, I. (2010b) Reencarnação: estudos científicos de casos reais na Europa. São Paulo: Vida e Consciência.
  • Stevenson I (997a). Where Reincarnation and Biology Intersect. Ed. Praeger Publishing.
  • Stevenson I. (1997b) Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects Volume 1: Birthmarks, Ed. Praeger Publishing.
  • Stevenson I. (1997c) Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects Volume 2: Birth Defects and Other Anomalies. Ed. Praeger Publishing.
(2) Site de Jim Tucker (acesso em 2014)



(5) Ver: A ciência da reencarnação (Revista da U. Virgínia, acesso em 2014). Sobre o caso de Ryan ver: 

(7) "Return to Life - extraordinary cases of children who remember past lives" (ou Retorno à Vida, casos extraordinários de crianças que lembram vidas passadas - ainda sem tradução para o Português).