15 de novembro de 2014

"O espiritismo, as ciências e a filosofia” em Belo Horizonte


Recebi de Jader Sampaio o comunicado abaixo:

Instituições espíritas convidam para noite de autógrafos do livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia” em Belo Horizonte


A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE), a Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH) e a Associação Espírita Célia Xavier (AECX) convidam para a noite de autógrafos do livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia” que ocorrerá em 6 de dezembro, às 18h30, na sede da AECX, na Rua Coronel Pedro Jorge, 314, no Bairro Prado, Região Oeste da capital. O evento terá a participação de Adilson Assis, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenador do projeto “Ciência do Invisível” e do próximo Encontro Regional da LIHPE, em 2015. A entrada é gratuita.

O livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia”, de diversos autores, é composto de duas partes. Na primeira se encontram trabalhos que mostram reflexões sobre as relações entre o pensamento espírita e o pensamento filosófico, especialmente o platonismo. Encontra-se também uma revisão dos métodos usados por Allan Kardec para a fundamentação epistemológica do espiritismo e uma síntese do impacto da obra de Herculano Pires na filosofia de sua época.

A segunda parte é composta de temas na fronteira entre o espiritismo e a ciências humanas e naturais como o trabalho social de casas espíritas, a geografia do “mundo espiritual” e a relação tumultuada de Machado de Assis com as ideias espiritas de sua época. Também são discutidos os conceitos da física usados dos livros espiritualistas “A Grande Síntese” e “A teoria corpuscular do espírito”.

Há um evento criado no facebook com mapa e lista de presença cuja confirmação é necessária para ajudar à organização do evento.  O endereço é: 

Um comentário: