8 de fevereiro de 2014

Uma visita ao CEPC, Lisboa, Portugal.

O Centro Espírita Perdão e Caridade, CEPC, (1) é uma instituição espírita relativamente antiga dentro do movimento espírita português. Fizemos uma visita a essa casa em Janeiro de 2014, quando fomos recebidos fraternalmente pelo Antero Ricardo que, prontamente, nos respondeu a um primeiro contato via e-mail. Tivemos a grata satisfação de conversar com o Antero, que nos passou alguns informes sobre o CEPC. 

Situado em um edifício com vários andares à rua Presidente Arriaga, 124, o CEPC fica na continuação da rua do Museu Nacional de Arte Antiga (das Janelas Verdes), uma importante referência à historia da arte em Portugal. Segundo  o site do CEPC:
O Centro Espírita Perdão e Caridade, é uma Associação particular sem fins lucrativos que tem como objectivos o estudo e prática da Doutrina Espírita nas suas vertentes científica, filosófica e moral, codificada por Allan Kardec, bem como actividades de solidariedade social, na prestação de assistência aos necessitados. 
Constituída por algumas dezenas de trabalhadores que, de forma voluntária, prestam serviços de esclarecimento e ajudas variadas, baseado nas orientações que o Espiritismo preconiza. Na sua estrutura, a casa espírita possui diversos departamentos e actividades tais como Área Infanto-Juvenil, (D.I.J.) palestras públicas, cursos doutrinários, serviços de atendimento, grupos de estudo ou ajuda aos mais desfavorecidos, entre outras acções. 
O Centro Espírita Perdão e Caridade, foi fundado em 28 de Outubro de 1931. Em 1954, devido à ditadura do regime Salazarista, foram suspensas as suas actividades que viriam a ser retomadas vinte anos mais tarde, após o 25 de Abril de 1974.
O CEPC foi fundado pela escritora Maria O'Neill (1873-1932) (2). Em uma comparação com a dimensão de casas espíritas no Brasil, o CEPC é um centro de médio porte, apresentando diversos departamentos internos que interagem entre si visando atender aos objetivos descritos acima. No meu ponto de vista, uma importante vantagem do CEPC é que ele dispõe de uma sede física com infraestrutura dedicada, um endereço (ou "morada") de fácil acesso e relativamente central dentro da grande Lisboa. Não nos foi difícil atingir à pé o CEPC, a partir de estações de metrô ou trens (comboios) próximos. 

O CEPC dispõe de diversas atividades internas (3), a mais importante delas é o estudo sistematizado de obras espíritas fundamentais (obras básicas), baseadas em traduções de Herculano Pires. Uma das dificuldades ou empecilho à disseminação de obras espíritas, segundo Antero, em que pese se tratar de um mesmo idioma, é a inexistência de adaptações ao estilo regional. Ele nos contou que as traduções de Herculano Pires são as que melhor refletem essas preferências.
Algumas dependências do CEPC: alto à esquerda, auditório; alto a direita: sala de reuniões mediúnicas; em baixo à esquerda: sala de reuniões de estudos; em baixo à direita: sala de atividades infanto-juvenis.

Além das tarefas de estudo sistematizado, o CEPC conta ainda com uma sala de passes, departamento Infanto Juvenil, livraria, biblioteca e um auditório. A agitação na casa é particularmente grande aos sábados, quando cerca de 40 trabalhadores realizam diversas tarefas em ambiente fraterno. A maior parte das pessoas que visitam ou conhecem o CEPC pela primeira vez o fazem através do site e são atraídos pelas vantagens de acesso ao conhecimento superior disponibilizado pela Doutrina Espírita. As atividades de assistência social são diferentes do Brasil, dada as realidades sociais diferentes nos dois países. 

No passado, o CEPC chegou a ser fechado durante a ditadura do Estado Novo. Hoje, conta Antero, não existem quaisquer problemas de relacionamento ou entraves por parte de católicos às atividades espíritas. Vive-se plenamente um regime de liberdade no movimento espírita, que tem sob suas rédeas o desenvolvimento de múltiplas atividades relacionados ao ensino e a divulgação do Espiritismo. Assim, quando for a Lisboa, não deixe de visitar o CEPC.
Perfil da rua Presidente Arriaga e foto de Casimiro Duarte, grande apoiador da obra do CEPC.
Notas e referências

(1) - http://www.ceperdaoecaridade.pt/, Rua Presidente Arriaga, 124  (Às Janelas Verdes), 1200-774 Lisboa, Portugal. Tel./Fax: 00 351 21 397 52 19. E-mail: cepcpt@gmail.com.

(2) "Maria da Conceição Infante de Lacerda Pereira de Eça Custance O'Neill (Lisboa, 19 de novembro de 1873 - Costa brasileira, 23 de março de 1932) foi uma escritora, poetisa, jornalista, teosofista e espírita portuguesa". (wikipedia)

(3) Acesse a grade de atividades do CEPC aqui: http://www.ceperdaoecaridade.pt/images/files/horario.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário