2 de agosto de 2011

7º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO - ENLIHPE

“Espiritismo e ciência: objetos, fronteiras e métodos de investigação”
20 e 21 de agosto de 2011 - início às 8 horas

Apresentação

O grande êxito alcançado com as edições do Encontro da Liga de  Pesquisadores do Espiritismo* reforçou o propósito de seus integrantes e colaboradores em promover anualmente este evento científico.  O encontro é um espaço privilegiado para apresentação e discussão de conhecimentos na área e tem contado com a participação de pesquisadores de todas as regiões do país, interessados na divulgação e avaliação dos seus estudos científicos.
Até a edição de 2009, o evento se denominava Encontro da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas. Em 2010 o evento passou a se denominar Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, mantendo-se a sigla Enlihpe.
Objetivo

Promover o debate de ideias inovadoras sobre a teoria e a prática espírita, além de incentivar a publicação e debate de trabalhos acadêmicos voltados à temática de fronteira com o Espiritismo. Os trabalhos estão relacionados à temática espírita em diferentes áreas do conhecimento. Alguns dos livros que serão lançados durante o evento: 
  • O Espiritismo visto pelas áreas de Conhecimento atuais – textos selecionados do 6° ENLIPHE
  • O Movimento Espírita Pelotense - e suas raízes sócio-históricas e culturais, de Marcelo Freitas Gil - dissertação de Mestrado;
  • A História Viva do Espiritismo - Instituições espíritas centenárias em funcionamento, Washington Luiz Nogueira Fernandes; 
  • Diálogo com os Céticos, de Alfred Russel Wallace – tradução de Jáder dos Reis Sampaio
Presenças confirmadas:  Jáder Sampaio, Marco Milani, Júlio Prieto Peres, Ademir Xavier, Cléria Bueno, Jeferson Betarello, Washington Nogueira Fernandes.

Proposta que consta no livro a ser lançado "O Espiritismo visto pelas áreas de Conhecimento atuais – textos selecionados" do 6° ENLIPHE.

Conjectura e proposta experimental para detecção 
de movimentos de fluidos nas cercanias de médiuns de efeitos físicos

Ademir Xavier 
eradoespirito.blogspot.com 

Resumo 
A palavra “Espírito” deriva do latim “spiritus” que significa sopro. Não seria a origem dessa palavra ligada a constatações antiquíssimas de movimento de objetos, provocados por médiuns de efeitos físicos, sob influências de Espíritos, mas por analogia com a ação intempestiva dos ventos? Temos aqui um paralelo que não pode ser meramente acidental. Em princípio, o comportamento dos fluidos físicos e suas propriedades dinâmicas é objeto de estudo da fluidodinâmica. Neste trabalho reunimos argumentos físicos a fim de propor uma conjectura testável e um arranjo experimental capaz de evidenciar modificações no estado termodinâmico do ar que cerca um médium de efeitos físicos.


Acompanhamento do evento

Nos últimos eventos do ENLIHPE as apresentações foram gravadas e estão disponíveis no site da Videolog:

http://www.videolog .tv/video. php?id=584621

ou

http://www.espiritualidades.com.br/index.htm

Para este ano, espera-se contar com a mesma cobertura.

Local e Inscrições

Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do
Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista, São Paulo-SP (veja mapa e lista de hotéis no site: www.ccdpe.org.br)

Inscrições e informações pelo e-mail: 7enlihpe-inscricao@ccdpe.org.br

Apoio: UEM, Correio Fraterno, USE, Unifran, Versatil DVD, LEP 

4 comentários:

  1. Prezado Ademir,

    Você saberia me informar se o evento terá transmissão pela internet? Ou transmissão do áudio pelo Paltalk? Ou se será gravado? Pergunto isto porque infelizmente algumas barreiras profissionais me impedem de poder tentar participar do evento e gostaria de estar inteirado do que se passa.

    Um forte abraço,

    Anderson Santiago
    analisesespiritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Anderson

    Tanto quanto sei não haverá transmissão do evento (se for como no ano passado). Mas o pessoal pode te informar melhor, inclusive já colocando essa função como uma necessidade (é uma ótima idéia, essencial em todos os eventos modernos) no endereço 7enlihpe-inscricao@ccdpe.org.br

    Abração
    Ademir

    ResponderExcluir
  3. Anderson

    Veja acima os links disponíveis para gravações dos eventos anteriores.

    Abração,
    Ademir

    ResponderExcluir
  4. Olá Ademir é muito legal o seu espaço.
    A união entre todos na divulgação da Doutrina é fundamental para a evolução espiritual de todos.

    ResponderExcluir