1 de abril de 2011

Entrevista I-2/2 - Yvonne Limoges da Sociedade Espírita da Flórida (EU)


Nunca estás sós


Quando sofres... nunca estás sós...
...Aqueles, no mundo espiritual, teus verdadeiros amigos e parentes desta e de outras vidas
Que te amam, estão contigo, cientes de tuas dificuldades,
Eles choram quando tu choras, sofrem quando tu sofres.
Mas eles te ajudam tanto quanto podem.

...Sustenta-te com prece, sincera e fervorosa, ao teu
Espírito protetor e ao Todo Poderoso.
Tuas preces derramarão sobre ti,
das Alturas, as energias espirituais que tanto precisas.
Elas agirão sobre ti como o bálsamo benéfico
Que te improvisará a calma interior a tua alma combalida...
Elas te sustentarão em tempos de crise e necessidade,
afastando-te do desespero...

Os teus espíritos protetores tem grande compaixão por ti...
Eles te assistem com o que precisas para eliminar
as angústias do coração oprimido e te fornecem
a boa inspiração, desde que saibas ouvir
tua voz interior ou intuição. Eles sim sabem...
que se tu também souberes te sustentar
por tais horas de escuridão, tanto melhor será para teu Espírito
no progresso de tua presente existência.
Assim, sejas forte, ores,
e tenhas fé!
Tradução nossa de uma comunicação recebida por Y. Limoges (boletim de Fevereiro de 2011 da Sociedade Espírita da Flórida).


Parte final da entrevista feita com Yvonne Limoges da Spiritist Society of Florida.


EE 6 - Como os lídereas da NSAC pensam sobre isso? (referência à questão anterior).

YL - Nos EUA, Espiritualismo e Espiritismo são sistemas de crenças distintos com práticas diferentes.

Espiritualistas estão majoritariamente preocupados em espalhar sua religião e não creio que se sintam ameaçados pelos espíritas.

Não obstante, o conceito de reencarnação tornou-se tão difundido aqui que eventualmente eles irão aceitá-lo. Muitos espiritualistas já acreditam nisso e, como disse, estão se mexendo para mudar a situação do ponto de vista dos princípios. À medida que os mais velhos se vão, a balança irá pesar cada vez mais favoravelmente. 

Seus médiuns hoje estão recebendo comunicações que envolvem descrições de vidas passadas, o que está criando um conflito, pois eles são ensinados apenas a transmitir a mensagem sem interferência. 

Se a reencarnação não é um principio, como os médiuns devem agir? Tal é o dilema que eles tem que enfrentar.

EE 7 - Você acredita que Espiritualistas nos Estados Unidos estão mais conscientes do Espiritismo ou eles ainda veem o movimento espírita como essencialmente integrado a grupos Latino Americanos? Como você vê o aumento crescente do interesse de espiritualistas americanos por reencarnação?

YL - Alguns dos líderes das maiores organizações espiritualistas nos Estados Unidos, a Associação das Igrejas Nacionais Espiritualistas (NSAC) tem consciência dos princípios básicos do Espiritismo. Nos últimos anos, eles publicaram vários artigos de nossos boletins espíritas, incluindo sobre reencarnação na publicação oficial 'The Summit' que é enviada a todas as igrejas e membros. Entretanto, apenas citam o autor e fornecem detalhes tais como se foi uma comunicação, não divulgam que esses artigos são de nossos boletins ou de nosso centro.

Penso que tenho um bom relacionamento com esses líderes e seus editores, acho que o fato de ser Americana ajudou bastante nisso. Como espírita, fico contente que possa influenciá-los no que diz respeito aos princípios básicos e filosóficos de nossa doutrina. Isso é a coisa mais importante do meu ponto de vista. Já me encontrei pessoalmente com o presidente dessa associação e tenho mantido correspondência com o vice-presidente nos últimos 10 anos.  

Infelizmente, a mim parece que eles consideram todos os espíritas como estrangeiros e brasileiros. Seus membros não fazem ideia de que existem milhares de espíritas em outros lugares do mundo e em muitos países que falam espanhol.

Também reporto que tem havido contato entre espiritualistas e espíritas por meio de Divaldo Pereira Franco em seminários que ocorreram em Lily Dale. Acredito que alguns espiritualistas visitaram centros espíritas.

Considerando tudo isso, ainda afirmo que a maioria dos membros atuais dessas igrejas espiritualistas não sabem que o Espiritismo existe.

Também, tenha em mente que as práticas espiritualistas são muito diferentes (das espíritas). Eles mantem organização clerical, testam e certificam seus médiuns (de cura inclusive), dão comunicações espirituais de parentes falecidos publicamente no púlpito de suas igrejas durante os serviços e cantam hinos. Recentemente, perceberam que existe necessidade de se enfatizar mais a filosofia, já que tantas pessoas se mostram crentes da existência dos Espíritos e da vida após a morte.

Durante muitos anos, artigos sobre reencarnação eram absolutamente proibidos. Agora isso mudou, e cada vez mais membros acreditam em reencarnação. Eles ainda não a aceitaram como um princípio, mas alguns deles estão realmente lutando para que isso ocorra oficialmente. Tiveram sua conferência anual mais recente no ano passado na Flórida, ocasião em que participei. Encontrei-me com o comitê 'pro-reencarnacionista' para explicar sobre o 'Espiritismo' do que nada sabiam, além de nossos princípios.

Além disso, há um debate bastante forte ao redor do mundo na internet sobre reencarnação e sua conceituação entre espiritualistas de língua inglesa e outros que acreditam principalmente no que os espíritas postulam concernente aos fenômenos espíritas e à mediunidade.

Uma coisa que se há que ter em mente é que o que uma pessoa média nos EUA entende por 'reencarnação' se mostra muito diferente do que Espiritismo diz. Há opiniões variadas sobre como e porque a reencarnação ocorre, se ela somente se aplica a certas pessoas ou a todos. Eles não tem o conhecimento profundo que o Espiritismo nos dá com relação aos objetivos, detalhes ou o processo completo da reencarnação. 

Falando nisso, há nos EUA e outros países pessoas que se auto denominam 'espiritualistas' mas que não tem igrejas e se reúnem em grupos ou centros como os espíritas. Nem tampouco são eles muito religiosos. Em uma conferência espiritualista que participei e dei palestra, encontrei muitos espiritualistas nessa posição que acreditam e praticam coisas variadas. Muitos deles são bastante seculares. O ensino da filosofia não é para eles uma prioridade.  

A maioria dos espiritualistas focam no fornecimento de provas da vida após a morte. Fazem isso por intermédio de mensagens recebidas por médiuns que contem evidência verídica de parentes que partiram para o mundo espiritual. Vi e testemunhei tais casos pessoalmente, através de vários médiuns e sensitivos. Também tem a prática de cura por meio de passes. Não há ênfase em transes mediúnicos. Se isso vem a  ocorrer, o fazem  de forma privada. 

No que diz respeito a obsessão, há muitos hoje em dia praticando o que chamamos de 'spirit release' de forma semelhante a praticada pelos espíritas. Alguns indivíduos e grupos (aqui e na Inglaterra) se especializaram no assunto e estão integrados a profissões médicas ou psicológicas.
Além disso, a maioria do povo dos EUA não sabe nada de Espiritismo e, quando isso ocorre, o sabem mais através de brasileiros que eles conheçam pessoalmente. Alguns podem participar de conferências ou simpósios locais, mas tais eventos são esporádicos e mais freqüentados por espíritas.

Um fato que tem chamado a atenção para o Brasil e para o Espiritismo foi se considerar espírita por aqui o  médium João de Deus (João de Abadiânia). Houve muitas notícias sobre ele durante vários anos aqui, tendo ele sido tema no programa da Oprah que é bastante influente por aqui. Emma Bragdon, PhD, publicou bastante coisa sobre sua obra e o que ela chama de centros espíritas de cura. Isso inspirou a muitos a viajarem ao Brasil para assistir suas curas. Lá podem talvez conhecer mais sobre o Espiritismo e freqüentar outros centros. 

EE 8 - O que se pode fazer para mudar essa situação?

YL - Primeiro é preciso saber que o Espiritualismo e suas igrejas oficiais não constituem religião majoritária aqui nos EUA.

Há poucos centros espíritas também. Mesmo assim, acho que o contato com os espíritas ajuda bastante, mas , no que diz respeito a certas práticas espiritualistas - como a de se ter organização clerical - isso vai demorar bastante para mudar. 

Os espíritas estão se tornando mais organizados nos EUA, são eles na sua maioria formado por centros ou grupos de brasileiros com alguns centros e grupos hispânicos. Há também alguns conselhos espíritas estaduais afiliados ao Conselho Espírita dos Estados Unidos (USSC) que, por sua vez, é afiliado ao Conselho Espírita Internacional (CEI). Publicam uma revista espírita nos EUA. Muitos profissionais americanos bem conhecidos (que escrevem livros ou se envolvem em pesquisas sobre o pós-vida, mediunidade e reencarnação) participaram de conferências e simpósios mantidos por tais organizações. Conferencias médico-espíritas anuais tem ocorrido anualmente também. Se isso continuar a crescer, então mais pessoas irão se aproximar do Espiritismo.

Também gostaria de registrar que aqui nos EU são inúmeras as igrejas 'metafísicas' e grupos espiritualistas do gênero que acreditam em combinações de crenças relacionadas a capacidades psíquicas, mediunidade, espíritos e além-túmulo. Muitos tem médiuns legítimos e conduzem sessões. Muitas dessas pessoas acreditam em misturas de crenças espirituais e de vários outras religiões - incluindo crenças orientais e de índios americanos. 

EE 9 - Você acha que eles terão 'vergonha' no futuro em não ter reconhecido esse importante princípio, o da reencarnação, desde o início?

YL - Não acho que pensarão desse jeito. Tudo ocorrerá como se eles finalmente aceitassem por si tal conceito. 

Os espiritualistas nada sabem sobre o Espiritismo e sua história. 

Deixo claro que muitos querem provas substanciais e não apenas comunicações ou evidências de regressão a vidas passadas. Apenas o trabalho do Dr. Ian Stenson parece impressioná-los por enquanto, e muitos permanecem ainda céticos, mesmo com relação a tais trabalhos. 

E, ainda que aceitem completamente a reencarnação, nada irão compreender de como ela funciona. Haverão inúmeros debates sobre isso, penso eu, nos anos que virão.

EE 10 - No futuro, você disse que gostaria de traduzir livros espíritas para o inglês. Que tipos de livros?

YL - Gostaria de traduzir livros que estão em espanhol. Frequentemente traduzo artigos espíritas breves tanto em espanhol como em português para o nosso boletim.

EE 11 - Você gostaria de dar uma mensagem especial aos espíritas do Brasil?

YL - Primeiro, espero que minhas respostas possam esclarecer vocês sobre a situação em meu país. 

Anteriormente, nos EUA, haviam centros espíritas hispânicos que apareceram aqui com a imigração nos anos de 1930 e 1940 em cidades grandes como Miami, Chicago e Nova Iorque. Tanto quanto sei, meu pai foi o único que, ao se mudar, acabou fundando um novo centro espírita. À medida que as gerações se sucederam, somente poucos desses centros originais sobreviveram até hoje de uma forma ou de outra.

Minha esperança é que brasileiros que tenham aberto centros espíritas nos EUA nos últimos anos (a mim parece que a maioria é de gente jovem comparada a mim, já na idade de 55) inspirem e passem a seus filhos a importância de assumirem posições de liderança na responsabilidade de dirigirem tais centros.

Quando seus filhos se tornarem mais 'americanizados' e se casarem com pessoas daqui, proveniente de outras culturas ou de uma variedade de etnias e bases religiosas distintas, isso será um problema. Por si só isso será um desafio; além disso, muitos irão se mudar para lugares distantes do centro espírita de origem. Será que eles irão abrir seus próprios centros, caso não encontrem um no novo local? Somente o futuro irá dizer o que vai acontecer. 

Temos nos esforçado para que isso aconteça aqui em nosso centro, preparando alguns para tarefas de liderança. 

Gostaria de dizer que é maravilhoso saber que tantos brasileiros conheçam a língua inglesa e outros idiomas, e que muitos, vivendo em vários cantos do mundo, tenham sentido a necessidade de divulgar os princípios da Doutrina Espírita aos nativos dos países para onde se mudaram.

Conheço bem o livro 'Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho'.

Para finalizar, gostaria de dizer obrigado! Continuem com o seu trabalho espiritual maravilhoso, e que Deus os abençoe a todos!

Agradeço muito a oportunidade de partilhar com vocês essas informações e o meu ponto de vista.

FIM



Um comentário:

  1. Acompanhei as duas partes da entrevista com essa senhora e agradeço muito o esclarecimento de alguém que realmente tem conhecimento profundo do movimento espirita e espiritualista nos EUA.Também gostei de ver sua foto.De semblante tranquilo,parece ser uma senhora bastante simpática.Que Deus a abençoe com uma amálgama de bons espíritos a lhe ajudarem e inspirarem em seu belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir