tag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post8336789558282798545..comments2024-03-10T11:38:40.444-03:00Comments on Era do Espírito: Livro VII - Mediunidade Mensurável (de S. Fontana)Ademir Xavierhttp://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comBlogger38125tag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-6960577624260390702022-10-18T11:02:14.317-03:002022-10-18T11:02:14.317-03:00Olá.. é só digitar o nome do livro no Google e enc...Olá.. é só digitar o nome do livro no Google e encontrará a versão em pdf. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-65417677186959670532022-10-18T09:48:43.285-03:002022-10-18T09:48:43.285-03:00O livro parece ter desaparecido da rede. Infelizme...O livro parece ter desaparecido da rede. Infelizmente, somente havia a versão digital. Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-52812151730687046722022-10-15T15:28:21.620-03:002022-10-15T15:28:21.620-03:00Gostaria de saber, como faço pra comprar o livro, ...Gostaria de saber, como faço pra comprar o livro, onde adquirir? Já procurei pela internet e não consigo encontrar. Eu me interessei muito pelo conteúdo. Se possível, gostaria que fizesse contato Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-74311228968184733242016-07-14T07:58:39.850-03:002016-07-14T07:58:39.850-03:00Oi Sandro, acho que eu tenho o livro de Bozzano. D...Oi Sandro, acho que eu tenho o livro de Bozzano. De qq. forma, vou voltar a estudá-lo. Grato por suas considerações.Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-17875172571441103362016-07-13T21:24:10.235-03:002016-07-13T21:24:10.235-03:00Ademir, agora não sei se vc leu o livro de uma for...Ademir, agora não sei se vc leu o livro de uma forma adequada... O Q eu propus é algo exatamente como vc diz.. Eu não proponho se analisar o Medium mas sim o Q ele produz (o conteúdo das cartas), ou seja, a mediunidade.. Tanto que o nome do livro é Mediunidade Mensurável e não "Medium medido".<br /><br />Tudo Q vc propôs ocorre na tabulação, claro Q o fiz de forma detalhava, gerando pontuações para o nível de cada acerto. No fim eu coloquei vários exemplos. Onde um Medium foi analisado? <br /><br />O Q a "graduação" pontua é a mediunidade e partir daí é que se selecionaria um Medium ou outro para participar de uma pesquisa.<br /><br />Depois de ler várias coisas Q vc postou sobre o animismo, me parece que vc ainda permanece num entendimento espirita que este seria apenas uma de suas partes, ou seja, o personismo. Posso assegurar a vc Q vai muito além disso.. Recomendo uma leitura atenta do livro "Animismo ou espiritismo", de Ernesto Bozzano. O livro é uma excelente análise teórica mas atua fortemente a favor do espiritismo, alegando que graças ao animismo (Q inclui a paranormalidade) é Q se pode comprovar Q o espiritismo está correto.<br /><br />Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-35907919244415687352016-07-13T19:37:20.052-03:002016-07-13T19:37:20.052-03:00Em primeiro lugar, vc não precisa analisar o médiu...Em primeiro lugar, vc não precisa analisar o médium ou a mediunidade, mas o que ele produz. <br /><br />No meu entender, o que dá para analisar é o par médium-espírito comunicante e não o médium de forma isolada. Escolhendo-se convenientemente a psicografia como processo chave, acho que partiria para analisar o conteúdo das mensagens e observar padrões, mais ou menos invariáveis (porque o que não muda é relacionado ao médium, certo?) em sua produção. O que não fosse invariável provavelmente tem grande chance de estar associado à personalidade desencarnada (no caso validado por informação externa e desconhecida do médium) ou ao conteúdo anímico. Mas note que o conteudo anímico, provavelmente também exibiria padrões repetidos conforme o médium, dai importância de uma análise exaustiva (em grande<br />quantidade) de mensagens.<br /><br />Com base nessa análise de conteúdo, seria possível estabelecer medidas - veja estou 'medindo' a mensagem, seu conteúdo, algo que é tangível, palpável e não o médium ou <br />o que seria equivalente a sua "consciencia mediunica" inacessível, com<br />as quais, depois de muitas análises, seria possível se inferir mais detalhes sobre o processo mediunico.<br /><br />Não me interessaria em saber detalhes desse ou daquele médium em particular, mas em gerar conhecimento justamente naquilo que ainda é nebuloso com relação à mediunidade. A partir disso acho que seria possível avançar. Seria uma abordagem empírica sim, porque se trata de um fenômeno psicológico, mas pelo menos associando medidas ao conteúdo da mensagem eu posso evitar a crítica que eu mesmo fiz e que vc pode ler acima. <br />Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-60820911174309084842016-07-13T16:18:31.962-03:002016-07-13T16:18:31.962-03:00Olá Ademir, compreendi sua posição, mesmo discorda...Olá Ademir, compreendi sua posição, mesmo discordando da mesma.<br /><br />Como percebeu o intuito do livro não é medir um médium por medir, mas sim verificar e qualificar uma mediunidade para possível estudo ou pesquisa. <br /><br />Claro que não será uma única análise que irá dar um nível confiável, como o artigo (livro) diz, recomenda-se varias e mesmo assim a análise e estimativa.<br /><br />Eu apenas gostaria de entender, caso você fosse um pesquisador espirita, quais seriam seus critérios para analisar um médium de psicografia?<br /><br />Você partiria de qual pressuposto para fazer um estudo?<br />Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-55881921517540345832016-07-13T08:37:04.218-03:002016-07-13T08:37:04.218-03:00É comum hj em dia acusar de dogmatismo alguém que ...É comum hj em dia acusar de dogmatismo alguém que não compartilhe das mesmas opiniões. Se ser rigoroso no significado de termos e conceitos é ser dogmático, então acho que sou sim. Entendo isso como uma das principais bases da ciência bem feita, que ela defina seus termos de forma clara e sem ambiguidades. Mas entendo que vc não compartilhe da mesma opinião.Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-12078729065812418092016-07-13T08:34:06.214-03:002016-07-13T08:34:06.214-03:00Sandro, vc é um entusiasta desses métodos. Vc não ...Sandro, vc é um entusiasta desses métodos. Vc não entendeu que, só porque uma universidade lá fora faz isso ou aquilo, então isso não significa que isso deva obrigatoriamente ser seguido, tenha status de verdade ou seja algo obrigatório (no caso, os que eventualmente não seguirem essa moda estão condenados ao atraso...). Mas vc não está só. Eu vejo muita gente criticando o ME com base nesse suposto critério de excelência. São na maioria pessoas que se desgostaram com algum espírita mau - cuja presença é garantida em qualquer população humana. Por outro lado, eu conheço o ambiente universitário, o que significa que sei dos sucessos e dos fracassos (as vezes retumbantes) que ele tem. Só porque um paper foi publicado isso não significa que ele seja isento de erros. Alias vc deve conhecer as críticas disso, elas já são bem conhecidas:<br /><br />https://en.wikipedia.org/wiki/Replication_crisis<br />http://www.economist.com/news/briefing/21588057-scientists-think-science-self-correcting-alarming-degree-it-not-trouble<br /><br />"Um médium que não seja capaz de citar um nome condizente": ora, em que momento isso acontece? Sempre? Será mesmo que só porque um médium não consiga passar em um teste 'controlado' de uma universidade então ele é incapaz disso para o resto da vida? Sua mediunidade não poderia eclodir posteriormente? É isso que gostaria que vc e seus colegas entendessem... Já discutimos aqui a exaustão que o fenômeno é incontrolável porque depende de fontes incontroláveis (os Espíritos). Então, não seria possível que um médium apresentasse tais falhas no teste mas, em determinados momentos mais 'especiais', não? <br /><br />É óbvio que seria super legal que um teste simples pudesse descartar um aspirante a médium. Seria algo incrível, bastava rodar a manivela e teríamos um screening de todos os potenciais 'figurões mediunicos' sem se preocupar com eventuais impostores. Só que essa visão implica que esses testes sejam 100% INFALÍVEIS, o que eles não são pelos motivos que já expliquei acima. OU seja, a crença no teste depende de pressuposições que não levam em consideração os reais fatores e partem da hipótese de que se trata de um fenômeno físico qualquer. <br /><br />Com relação a PSI minha opinião está dada acima. É vc que está dando os critérios para uma pessoa ser considerada 'pesquisador espírita'. Acho que se pode ser sim, conhecer essas abordagens sim, sem se UTILIZAR tais abordagens como se fossem garantidamente válidas porque elas não são. Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-23002309353027305872016-07-12T22:36:32.453-03:002016-07-12T22:36:32.453-03:00Olá Ademir,
Acho que continuaremos com opiniões d...Olá Ademir,<br /><br />Acho que continuaremos com opiniões divergentes. Depois de ler seus argumentos não consigo adequar isso ao atual contexto cientifico, e isso inclui trabalhos em varias universidades.<br /><br />Quando você se refere:<br /><br />"Toda a comunidade de psicologia sabe que as "variáveis" psicológicas não podem ser interpretadas como se fossem variáveis físicas."<br /><br />Embora eu ja tenha comentado anteriormente, o que me parece que você ainda não entendeu. Essa sua afirmativa está equivocada.<br /><br />A Universidade do Arizona possui método próprio para quantificar médiuns, afim de evitar que qualquer pessoa dita médium participe de experimentos e os invalidem. Recomendo você se aprofundar mais sobre esse tema, para lhe ajudar, sugiro os seguintes sites:<br /><br />http://lach.web.arizona.edu/veritas_research_program/<br />http://www.windbridge.org<br /><br />Em outro momento de sua critica (recente), parece que você saiu do foco. A formulação não pretende avaliar algo subjetivo, pelo contrário, a tabela engloba pontos objetivos, tais como nomes. Um nome é ou não é condizente, portanto não se trata de nome parecido ou algo assim. Essa objetividade (assim como outros institutos utilizam de algo similar) simplesmente foi pontuada. Um médium, por exemplo, que não seja capaz de citar um nome condizente ou algum fato coerente, em sua opinião, poderia ser convidado para pesquisas mediúnicas?<br /><br />Sobre seus comentários a respeito do que comentei (hipótese PSI)<br /><br />Obviamente o espaço e tempo aqui não são adequados para nos aprofundarmos nessa questão.<br />Usei tal termo pois até hj a ciência não consegue resolver o "hard Problem", então não estou me detendo a fonte em si, mas aos fenômenos.<br /><br />Outros comentários:<br />"Não dá para ficar misturando a linguagem de Kardec com teosofia, com parapsicologia, com psicobiofísica, física quântica ou sei lá o que..."<br /><br />Caro Ademir, hj um pesquisador espirita que desconheça essas outras abordagens, não é um pesquisador espirita, mas sim possui um perfil dogmático.<br /><br />Se Kardec não considerou a hipótese PSI, infelizmente foi pq ele não a dominava no referido tempo. Reitero que não é possível considerar um bom nível de pesquisa espirita sem tais conhecimentos.Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-48250251519335061552016-07-12T09:22:59.384-03:002016-07-12T09:22:59.384-03:00Sandro: Psi como 'poder do cérebro/mente' ...Sandro: Psi como 'poder do cérebro/mente' não me parece bom, porque vc precisa definir antes os conceitos mais primitivos: para mim, cérebro não é a mesma coisa que 'mente', que não eh a mesma coisa que 'consciência', que não é a mesma coisa que 'Espírito' (com 'E' maiúsculo). Mas, em muitas discussões, existe uma confusão enorme, <br />usam esses termos em sentido diferente, as vezes, num mesmo texto. O problema<br />dessas descrições é que vc tenta explicar uma coisa na linguagem de outra 'teoria' ou abordagem. Não dá para ficar misturando<br />a linguagem de Kardec com teosofia, com parapsicologia, com psicobiofísica, física quântica ou sei lá o que...<br /><br />Enquanto não tivermos uma abordagem rigorosa nos conceitos, que se mostre heuristicamente fértil, estamos apenas manipulando palavras e isso é o que entendo do problema de psi. Para Kardec, o que seria 'psi'? Seria um termo 'guarda-chuva' que aparece de forma empírica por conta de várias propriedades do espírito encarnado, a expansibilidade de seu perispírito, a presença de fluidos 'espirituais', a conformação orgânica de seu corpo que permite interagir com esses fluidos (muitos deles impregnados a objetos), a manifestação de capacidades do Espírito em interação com seu corpo etc. Em suma, será mesmo que o Espiritismo não dispõe de arsenal teórico para explicar psi? Não podemos achar que a incapacidade de muitos espíritas em desenvolver a Doutrina nesse sentido seja prova de que o Espiritismo seja falho nisso...Penso que <br />é justamente o contrário, e creio fortemente que muitos dos trabalhos feitos sobre o animismo mais comprovam o que Kardec descobriu, mas estão envolvidos em linguajar tão diferente, tão distante dos termos espíritas, que supostamente parecem estar fora da alçada do <br />Espiritismo. Eh objetivo meu neste blog mostrar que isso não é bem assim.Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-14439720275539993602016-07-12T09:02:21.793-03:002016-07-12T09:02:21.793-03:00Na verdade, as tentativas de quantificar coisas ps...Na verdade, as tentativas de quantificar coisas psicológicas, seguem uma abordagem que tem sua origem no positivismo, já que essa doutrina filosófica apenas<br />considerava como existindo de fato aquilo que pudesse ser detectado e medido. Então, existem várias críticas de natureza epistemológica que podem ser feitas a essa visão quantitativa com esses assuntos e penso<br />que seria importante a vcs também conhecê-las todas pois ela já existem faz algum tempo na área de psicologia e podem, 'mutatis mutandis' serem transferidas para tentativas de se medir mediunidade.Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-12975640010582706672016-07-12T08:57:47.296-03:002016-07-12T08:57:47.296-03:00Mas como se caracterizam variáveis estocásticas? P...Mas como se caracterizam variáveis estocásticas? Pela repetição exaustiva do experimento. O que se espera se se repetir exaustivamente um experimento de mediunidade? Existem condições de se reproduzir EXATAMENTE todas as condições de um 'medida mediúnica', de forma a se caracterizar sua distribuição? No meu entender isso não é possível.Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-58566650777021096702016-07-12T08:54:52.584-03:002016-07-12T08:54:52.584-03:00Vitor Machado, o problema é justamente este: vcs e...Vitor Machado, o problema é justamente este: vcs estão querendo tornar quantitativo algo que não é INERENTEMENTE. <br /><br />Toda a comunidade de psicologia sabe que as "variáveis" psicológicas não podem ser interpretadas como se fossem variáveis físicas. <br /><br />Uma variável física não é apenas um número: vc deve saber que a ela estão associados várias funções, p. ex., uma distribuição de probabilidade, desvio padrão, curtose etc. <br /><br />Se vc quer quantificar coisas psicológicas, não se esqueça que as mesmas considerações de ordem matemática terão que ser atribuídas a essas novas propostas de variáveis... <br /><br />E ai uma infinidade de problemas começam. O preço que se paga por tentar quantificar algo tão indescritível como a consciência e suas propriedades é ter uma abordagem que não mede nada.<br /><br />Vcs tem a impressão que estão medindo, mas não estão, são números espúrios, não representam de fato a "dinâmica interna do sistema" que se pretende estudar. E isso é fácil entender porque<br />esse sistema está sujeito à influências incontroláveis ou pior, inacessíveis. Mesmo em física, apenas se considera a validade das medidas de um sistema, depois que se isolam ou separam ao máximo<br />todos os fatores externos perturbativos, que contribuem para degenerar a medida. Mas isso só é possível se se conhecem muito bem esses fatores externos. <br /><br />Imaginando como isso se projetaria para dentro da consciência, temos um problema porque a dinâmica dela não é gerada por causas simples, é gerada provavelmente por um infinidade de causas, ou talvez, por causas que ela mesma escolha, vistas externamente como algo aleatório.Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-78268520372492429512016-07-10T19:46:22.625-03:002016-07-10T19:46:22.625-03:00Ademir, tvz aqui você tenha colocado um detalhe cr...Ademir, tvz aqui você tenha colocado um detalhe crucial:<br /><br />"()...'hipótese PSI', eu até hj não entendi o que isso significa e acho que não significa nada..()"<br /><br />A hipótese PSI é muito forte em todos os sentidos e, atualmente, acredito q qualquer pesquisador espirita necessita compreende-la em toda a sua amplitude.<br /><br />Tvz esclarecendo alguns pontos, fique mais fácil chegarmos a um denominador comum, explicando mais a fundo o animismo inclusive.<br /><br />A hipótese PSI é forte e sustentável pois se embasa numa infinidade de experimentos onde não se pressupõe a existência de espiritos, alias, nem avalia isso inicialmente.<br /><br />Uma base, das mais simples, é demonstrada com experimentos de telepatia. Hj é bem evidente que os resultados estatísticos demonstram que os resultados dos experimentos telepaticos ficam acima da probabilidade causistica. Essa telepatia poderia ser do espirito? Sim, obviamente se somos espiritos encarnados, mesmo com influencia da matéria, teríamos (e somos) capazes de demonstrar essa possibilidade. Nessa parte então, a hipótese PSI, considerada um possível poder da mente/cerebro, fica atacada também pela hipótese espirita. Não chegam num consenso.<br /><br />Indo mais a fundo, assim como a telepatia, a clarividência ja foi bem demonstrada (embora rara), para ilustrar um caso, recomendo ver algo sobre Stefan Ossowiecki. Ele conseguia, sem ajuda de espiritos, prever passado, ver imagens em envelopes fechados etc.. Sem ajuda de espiritos.<br /><br />Bom, como assim sem ajuda de espiritos?<br /><br />Para os optantes da hipótese PSI isso é uma prova, mas para espiritas isso nada mais é do que uma coisa normal, afinal, ele não é um espirito? Claro que sim né e encarnado.<br /><br />Então, nesse caso, mais uma vez, as duas hipóteses se confrontam e se anulam, não se chegando a conclusão alguma até o momento.<br /><br />Então, nesses dois casos, temos uma objetiva demonstração de um estado anímico puro, ou seja, sem personismo, o médium pode captar algo vago que seja coerente e não necessariamente precisaria ser um espirito comunicante.<br /><br />Medir o animismo é algo mais difícil do que a própria mediunidade, afinal, ela estaria subordinada a uma mediunidade, por esse motivo é que o livro aborda um contexto mais evidente, por exemplo, o maior dos paranormais (PSI) jamais conseguiu dar nomes precisos (algo que consta na tabela) ou apelidos.<br /><br />Então, por lógica, quem fornece nomes preciso seria o espirito comunicante, pois somente ele poderia sabe-los com certeza, agora, por outro lado, saber que o fulano falecido tinha um irmão ou dois (sem nomes) poderia ser informação obtida através de telepatia ou clarividencia, uma vez que seria algo mais vago (não tem como saber se é ou não).<br /><br />Quando você diz: "vc tb deveria considerar uma 'escala de animismo', já que ele é tão importante" <br /><br />Tvz isso seja o reflexo oposto (ou de sobra) do que se produziu efetivamente, ou seja, se um médium teria um índice de 25%, é muito provavel que os outros 25% seriam anímicos ou, no mínimo, alguma influencia do fisico que bloqueou a informação (resistência).<br /><br /><br /><br /><br /><br />Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-1716543213295518902016-07-10T19:23:38.022-03:002016-07-10T19:23:38.022-03:00Olá Ademir, creio que você não entendeu meu posici...Olá Ademir, creio que você não entendeu meu posicionamento (ou eu não fui feliz em explicá-lo). Eu não disse que eram fraudulentos mas sim que havia muita fraude. Naquela época, principalmente nas pesquisas inglesas e americanas, os médiuns ganhavam fama e notoriedade, assim como boa parte era remunerado para tal. Havia com certeza muito interesse, tanto que inúmeras revistas cientificas da época publicavam centenas de estudos. <br />A grande diferença, em termos de relatos aparentemente com mediunidade mais poderosa, era que usavam médiuns que realmente demonstravam que possuiam poderes para tal. Neste caso os "falsos médiuns", como classifico no livro, nem tinham chances de aparecer.<br /><br />Hj em dia, esses falsos médiuns poluem os ambientes espiritas e daí, se você começar a comparar esse poder mediúnico de uma maioria de médiuns espiritas, vai realmente se surpreender, claro, tanto médium sem demonstrar mediunidade efetiva, ao compará-los com os médiuns do passado, vai dar a impressão de que o poder mediúnico ficou mais brando, quando o caso e'bem outro. Os CEs parecem fabrica de médiuns e se apenas os médiuns que mostrassem um poder adequado trabalhassem (qualidade e não quantidade), você teria q dar o braço a torcer para o que eu digo. <br /><br />Bom, mas são opiniões divergentes, as nossas. Apenas embaso a minha na atual percepção de que os atuais médiuns, em sua boa maioria, são falsos médiuns, ou seja, aqueles (sem intenção) acreditam que possuem poderes mediúnicos suficiente para atuar em casas espiritas...Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-28737674249895624752016-07-10T12:24:54.445-03:002016-07-10T12:24:54.445-03:00Imagine que você você queira fazer um teste apenas...Imagine que você você queira fazer um teste apenas com os 10% mais inteligentes para testar alguma teoria. Por mais que o QI não seja uma boa medida para a inteligência provavelmente você não terá muito como fugir dessa classificação.<br /><br />O Sandro deixa bem claro que o objetivo é tentar trazer objetividade para a amostragem de estudos que tratem de mediunidade para tentar diminuir o erro pelo uso dos muito pseudo médiuns que aparecem aos montes por aí.Victor Machadonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-2391524988734696692016-07-09T23:35:42.034-03:002016-07-09T23:35:42.034-03:00Sandro, de novo, vc deve consultar as fontes histó...Sandro, de novo, vc deve consultar as fontes históricas. Se houve médiuns fraudulentos, tb houve aqueles autênticos que foram impiedosamente perseguidos por céticos na época. Não me parece que hj temos um D. D. Home operando por ai, e olha que ele foi considerado fraudulento, mas era mesmo??. Veja sua explicação relativiza a força mediúnica do sec. XIX e se aproxima da dos céticos, é só vc acreditar que na verdades 'eles não eram tudo aqui que diziam', a 'maioria era fraude e pronto, a situação na época era igual a hj. Mas isso é seu ponto de vista. Obvio que vc é livre para acreditar nisso, mas não sei se é verdade. Veja, vc diz que 'nossa cultura não busca mais isso', será mesmo? E quando os fenômenos no sec. XIX surgiram, as pessoas estavam realmente buscando? Quando leio as descrições de assombrações, não me parece que as pessoas queiram ser assombradas, ao contrário, o fenômeno é espontâneo. Não há como negar uma redução drástica na espontaneidade dos fenômenos de efeitos físicos na nossa época, sob pena de se ter que adotar uma ideia errônea do passado. Pense nisso. Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-30658919823860553872016-07-09T23:26:25.593-03:002016-07-09T23:26:25.593-03:00Então acho que vc tb deveria considerar uma 'e...Então acho que vc tb deveria considerar uma 'escala de animismo', já que ele é tão importante. Como fazer isso eu não sei, mas talvez seja relevante para a exploração da fronteira entre mediunidade e animismo e, com certeza, algum conhecimento novo vai sair dai. Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-89671489123390535312016-07-09T23:24:17.161-03:002016-07-09T23:24:17.161-03:00Vc fala em 'hipótese PSI', eu até hj não e...Vc fala em 'hipótese PSI', eu até hj não entendi o que isso significa e acho que não significa nada. É um termo criado para explicar um mistério e, como tal, permanece tudo muito nebuloso. Na verdade, entendo ser isso uma maneira que esses pesquisadores inventaram para não ter que aceitar diretamente a ideia de Espírito, vida após a morte etc. Eles falam muito em Psi como se isso fosse algo real, mas acho que não é, na verdade, é mesmo um 'termo quarda chuva' que envolve um monte de fenômenos anômalos, quase todos "explicados" invocando-se o mesmo termo. Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-90994156885193849882016-07-09T23:24:04.731-03:002016-07-09T23:24:04.731-03:00Sandro, por definição "mediunidade" nece...Sandro, por definição "mediunidade" necessariamente envolve a influência dos Espíritos. Se não há um Espírito externo exercendo influência, então é outra coisa. Vc pode chamar do que quiser, animismo, xamanismo etc. Então, é um problema de lógica, ligado ao significado dos termos, que se não tem Espírito, estuda-se outra coisa, mas não mediunidade. Parece ser obvio tb que, se para ser mediunidade tem que ter Espírito, a aplicação da ideia de medida é bastante prejudicada, acho até que inviável colocando-se as coisas dessa forma. Mas veja: coisa bem diferente é medir o resultado da mediunidade, o que ela produz. Pode-se, p. ex., criar uma escala de acuidade mediúnica, com base no que um médium, p. ex., um psicógrafo produz, mas isso para mim não é medir mediunidade, mas eu efeito. Acho que o problema é o mesmo com o da inteligência, pode-se até criar uma escala de inteligência, mas o que se mede no fundo são seus efeitos SEMPRE, porque inteligência, sendo um fenômeno cognitivo não está acessível em terceira pessoa. Acho que estou apenas sendo rigoroso aqui e não excessivamente crítico e a maior parte da fraqueza dessas abordagens quantitativas, se aplicadas à mediunidade, tb já são bem conhecidas com qq. fenômeno psicológico, afinal ela tb é um fenômeno psicológico.<br />Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-83374627244053707102016-07-08T02:00:01.339-03:002016-07-08T02:00:01.339-03:00Quanto a seu comentário:
"tome cuidado em n...Quanto a seu comentário:<br /><br /><br />"tome cuidado em não acreditar que ela seja uma propriedade unica e exclusivamente ligada ao médium”<br /><br /><br />Com certeza isso está embutido no livro e foi levado em consideração, esse foi o grande motivo pelo qual o índice não vai até 100 e sim 50, pois limite 50 se refere ao médium uma vez que não teríamos como saber (ainda) como agiria o espirito.<br /><br /><br />Outro comentário seu:<br /><br />“Em outras palavras, por mais poderoso que seja um médium, ele não produzirá nada se ele não tiver a presença e atuação dos Espíritos, que logicamente torna a aplicação da ideia de escala algo fraco para a mediunidade e todos esses assuntos”<br /><br /><br />Aqui vejo novamente mais um erro duplo:<br /><br />1- O primeiro refere-se exatamente aos pontos iniciais da conversa, ou seja, o animismo. Creio que não tenha lido as obras de Aksakof nem de Bozzano, caso contrario recomendo a releitura. O processo anímico é algo muito mais complexo do que a mera interferência (personismo), ele se confunde com a paranormalidade em muitos aspectos e, nesse tocante, é o ponto crucial para distinguir e demonstrar as linhas tênues entre PSI e mediunidade.<br /><br />2 - A aplicação da escala, como consta também no livro, enfatiza que não se pode medir algo por uma mera amostra, quanto mais melhor. Comenta inclusive que o próprio médium pode não estar num bom dia e isso com certeza depreciaria tal avaliação. Vou mais além, um espirito pode se manifestar e não dizer quase nada e isso, consequentemente, não geraria bons índices. Por esse motivo o nome é “nível estimado de mediunidade”. Vale lembrar que, os exemplos citados ilustram bem o panorama todo. São casos reais nos quais eu estive envolvido, não foram exemplos vagos ou teóricos. <br /><br /><br />Ainda sobre a questão acima, voltando ao principio básico da tentativa de mensuração. Se não tivermos referenciais, como optar por grupo de médiuns para determinados experimentos? Você teria outra sugestão?<br /><br /><br />Outra questão. O tempo todo parece que você tende a defender Kardec como se eu o tivesse desmerecendo, algo q eu não o fiz. Nesse momento me vem o seguinte pensamento:<br /><br /><br />“As maçãs sempre caiam das árvores, todos sabiam, era algo percebido, no entanto devemos valorizar Isaac Newton, pq ele organizou toda uma estrutura baseada a partir dessa mera observação” <br /><br /><br />Em outras palavras, é claro que Kardec sabia que havia algum tipo de interferência nos médiuns, o que não está claro é que ele, em toda a Codificação, organizou e limitou isso de forma adequada e clara, alias, não existem nem os originais das perguntas e respostas e anotações pessoais dele para que pudessem ser analisadas hj. Vale acrescentar também que, tanto Aksakof e Bozzano, envolveram a hipótese PSI junto ao animismo e isso faz toda a diferença para estudos avançados nesse campo.<br /><br />No mais agradeço pela oportunidade mais uma vez… abraços <br /><br /><br />[1] Gary E. Schwartz - Photonic Measurement of Apparent Presence of Spirit - EXPLORE March/April 2011, Vol. 7, No. 2Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-45420835120680299552016-07-08T01:58:29.155-03:002016-07-08T01:58:29.155-03:00Concordo com isso, temos a absoluta certeza de que...Concordo com isso, temos a absoluta certeza de que o espiritismo pressupôs (e entende) que existam espiritos, então se focou no que se poderia aprender com eles. O que não podemos é partir de um pressuposto como você alega (Espíritos NÃO ESTÃO sob controle humano) e deixar de investigar e estudar, até pq esse pressuposto, no meu ver é um erro duplo:<br /><br />1 - Claro que espiritos não estão sob controle humano, no entanto há uma grande quantidade de experimentos onde espíritos foram evocados e convidados a ajudar (como se fazia no passado). Hj os melhores resultados evidenciando a sobrevivência vem de estudos assim, cito aqui a experiência de Schwartz [1]- com artigo na Revista Ciência Espirita - onde eles convidam dois espíritos a participar de um estudo onde tinham q, no momento da evocação, tentarem iluminar a câmera; e outro onde convidaram um espirito mestre de xadrez (falecido) para jogar uma partida com um mestre de xadrez vivo. Onde está a falta de controle?<br /><br /><br /><br />2 - O outro erro está na busca de estudo com espirito sob controle? Como? A maioria dos atuais estudos, inclusive meus, buscam controlar o ambiente do médium e não do espirito. Um ambiente bem controlado e um método adequado conseguem dar boas respostas para muitas das perguntas, retificando ou ratificando uma serie de conceitos básicos.Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-26495203871202879012016-07-08T01:57:45.726-03:002016-07-08T01:57:45.726-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-72890417186930272872016-07-08T01:56:34.006-03:002016-07-08T01:56:34.006-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Fontanahttps://www.blogger.com/profile/10671768013273331776noreply@blogger.com