tag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post3720023793814061608..comments2024-03-10T11:38:40.444-03:00Comments on Era do Espírito: Algumas considerações sobre o passe.Ademir Xavierhttp://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-54216448968078299202012-10-25T22:47:19.293-02:002012-10-25T22:47:19.293-02:00Acredito que a questão da ilusão perspectiva seja ...Acredito que a questão da ilusão perspectiva seja a seguinte: O mecanismo de funcionamento do computador é uma metáfora para apontar a possibilidade do processo não ter uma finalidade... Assim o aspecto fenomênico da consciência não teria um sentido necessário..<br />O autor atenta para o posicionamento de que a consciência seja fonte originária daquilo que se percebe, mas não se pode ter acesso a ela se não por ela... é um paradoxo representacionalista...<br /><br />Outro problema ao qual o materialismo contemporâneo se volta é o da individualidade da consciência, este processo que você sente em você, nada te diz sobre a sua forma, assim como a tua visão nada te diz sobre a fisiologia do olho... O apontamento contra a individualidade é acima de tudo a das consequências culturais da noção de individuo no ocidente...<br /><br />Do mesmo modo, acredito que o pragmatismo de James, veja a individualidade da alma apenas como um possível, uma hipótese portanto, e se desdobre sobre os fenômenos para estabelecer um campo comum de problemas de pesquisa...Assim é que no livro experiências de um psiquista ele fala de uma "vontade de personificação" antes de afirmar a identidade... <br /><br />Porém, vejam que a estratégia de de observação é sim da manifestação da consciência fora de um dualismo... não sei exatamente qual a saída pragmatista do dualismo, mas não creio ser porfícuo por uma teoria da consciência.. James se considerava antes de tudo um empirista radical... E talvez o problema dos julgamentos de autoridade contra os estudos psiquicos tenham surgido pelo desprezo à validade de um campo experimental. Por isso não se tratava tanto de uma teoria, mas da institucionalização de um campo de experiências para a elaboração de programas de pesquisa Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-66799538401799017312012-10-15T21:11:54.182-03:002012-10-15T21:11:54.182-03:00Celtic, essa questão dos debates é importante e le...Celtic, essa questão dos debates é importante e leva realmente à reflexão. Concordo absolutamente sobre a importância da filosofia em todos esses debates. Mesmo no caso das ciências naturais, a filosofia fornece a base, embora hoje em dia isso seja menos aparente. Tanto que a temática científica era chamada de 'filosofia natural'. <br /><br />Não consigo entender essa proposta materialista de imaginar que a consciência é uma ilusão. Posso imaginar que todas as pessoas com quem interajo no mundo não passam de máquinas, mas não posso negar essa ilusão em mim mesmo. Então o problema não é justificar ou explicar a consciência nos outros (terceira pessoa), mas em mim mesmo e ninguém poderá me convencer que isso que sei e que sinto em mim nada é (isso soa bastante parecido com Descartes, não?). Mas acho que Descartes está absolutamente certo. <br /><br />Esta semana eu postei um texto que escrevi sobre o 'prisma de James' que acho ajuda a entender melhor a teoria transmissiva da consciência. Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-52972583111077329122012-10-12T14:19:30.155-03:002012-10-12T14:19:30.155-03:00Grato pelas referências, Ademir e Radaelli! Em meu...Grato pelas referências, Ademir e Radaelli! Em meus estudos, tenho por vezes me distraído da orientação dada por Kardec para evitar debates improfícuos com materialistas sistemáticos. O faço mais em meu benefício, por instigar minhas investigações na doutrina amada a amorosa. Tendo a concluir que os estudos científicos precisam de indexação com os estudos filosóficos para interligação de conteúdos voltados para a prática (para nós, espíritas: autoconhecimento ao progresso moral). Falo de filosofia como esforço ligado aos nossos problemas cotidianos e não como elucubrações ou ainda busca por "verdades". Vejo isso como a luta para alcançarmos as finalidades da doutrina, em sua unidade ciência-filosofia-moral. Quanto a questão sobre a qual pedi ajuda, tenho observado que os estudos filosóficos de Kant, Lacan e Slavoj Žižek podem ajudar. Após um informal debate virtual, refleti depois no silêncio de meu quarto o seguinte: A filosofia mesma se defronta com os problemas que a era da biogenética e do ciberespaço trazem no cotidiano para a formação da consciência. Há de se considerar que o cognitivismo e as neurociências que buscam interferir nas soluções de tais problemas já não podem ser considerados absolutamente como esquemáticas imanentes ao ser onde a reflexão filosófica, inclusive em termos transcendentais, não tenha lugar. Observe, por exemplo, o que afirma o filósofo esloveno Slavoj Žižek: “Temos materialistas que acham que a consciência é um pseudoproblema. Existe a conhecida metáfora da ilusão do usuário: você trabalha como um computador e acha que o computador pensa, mas não há nada do outro lado da tela, é apenas um mecanismo sem sentido. E a ideia é que o mesmo acontece com nossa consciência: nosso cérebro é apenas um conjunto sem sentido de processos neuronais. E, assim, esse tipo de materialismo afirma que a consciência é apenas uma espécie de ilusão de perspectiva. Tudo que acontece é uma espécie de processo cego. No entanto, quanto mais eles conseguem explica-lo, mais o enigma persiste. Se nossa consciência é apenas uma espécie de ilusão estrutural, uma ilusão fenomênica, então por que essa ilusão? Ela continua a parecer um estranho exagero.” (Arriscar o Impossível – Conversas com Žižek, páginas 73/74, Martins Fontes). Bem, mais uma vez obrigado e me desculpem minha empolgação/insatisfação de neófito. Abraços, Maxwell Teixeiraceltichttps://www.blogger.com/profile/04061501982302822461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-56100151645633059062012-10-12T14:14:21.629-03:002012-10-12T14:14:21.629-03:00Este comentário foi removido pelo autor.celtichttps://www.blogger.com/profile/04061501982302822461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-61718177460150407682012-10-02T15:34:01.395-03:002012-10-02T15:34:01.395-03:00Radaelli, grato pelo link. Agora, eu sei que a teo...Radaelli, grato pelo link. Agora, eu sei que a teoria T originalmente de W. James tem alguns problemas. Na verdade, não é uma teoria, mas uma metáfora para a consciência. O problema tem a ver com a necessidade de haver bidirecionalidade entre o Espírito(mente) e o cérebro ou sistema nervoso. Como metáfora ela serve muito bem para compreender e rejeitar a argumentação materialista, mas precisamos realmente de uma teoria mais abrangente para tratar a conexão cérebro-mente.Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-6449524889911678932012-10-01T16:58:36.346-03:002012-10-01T16:58:36.346-03:00Maxwell,
Sugiro que pesquise sobre a "teori...Maxwell,<br /> <br />Sugiro que pesquise sobre a "teoria de transmissão". Ela, além de resistir às várias críticas materialistas sobre o dualismo, tem a vantagem de considerar as evidências da mediunidade, EQM, experiências fora do corpo, plasticidade cerebral, etc.<br /><br /><br />http://parapsi.blogspot.com.br/2008/09/teoria-da-transmisso-da-conscincia.html<br /><br /><br />R. Radaellinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-84593086366136465412012-09-30T13:53:13.785-03:002012-09-30T13:53:13.785-03:00Ola Maxwell
Eu não conhecia esse texto, agradeço ...Ola Maxwell<br /><br />Eu não conhecia esse texto, agradeço pela referência. Agora, eu conheço sim os argumentos e a referência que o autor usa: Ramachandran. Li o livro "Fantasmas no cérebro" desse autor e garanto que a argumentação dele propõe justamente cutucar as teorias do cérebro como fonte da consciência, as teorias do ateismo. Embora o texto que vc cite seja longo, os fundamentos sobre os quais se estabelece são simples. P. ex., na frase "As evidências mostram que elas (consciência) são completamente determinadas pela configuração física do cérebro, e que uma mudança a esta configuração pode alterar ou eliminar qualquer uma delas," somente é válida no escopo restrito das 'evidências' que ele discute. Tais evidências não incluem, p. ex, os fenômenos psíquicos ou mediúnicos que ateistas e céticos, em coro, negam veementemente.<br /><br />Posso garantir que estamos preparando uma série de posts sobre um trabalho interessante de William James em que ele aborda uma via para compreensão do dualismo em oposição às 'teorias da consciência como função do cérebro'. Podemos, junto com esse texto, analisar alguns pontos da referência que vc citou, o que contribuirá para melhorar bastante o estudo. <br /><br />Grato por sua atenção!Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-16684889505603012582012-09-30T12:50:22.650-03:002012-09-30T12:50:22.650-03:00Boa tarde, Ademir
Sou leitor assíduo de seu blog e...Boa tarde, Ademir<br />Sou leitor assíduo de seu blog e o tenho como referência para estudos desde minha iniciação mais reflexiva na doutrina espírita há cerca de dois anos atrás. <br />Este post não trata desse texto sobre o passe, mas sobre uma dúvida e ao mesmo tempo um pedido de ajuda a você ou a terceiros em face de meus estudos sobre o seguinte ensaio: http://www.ebonmusings.org/atheism/portuguese/ghost.html<br />Você o conhece? Há algum texto com base na doutrina espírita que o analise profundamente? Oportunamente, se for o caso, gostaria de ver opiniões de confrades sobre o referido ensaio, cuja autoria é de Gilbert Ryle.<br />Abraços! Maxwell Teixeiraceltichttps://www.blogger.com/profile/04061501982302822461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-15846160201191508762012-09-28T13:33:21.735-03:002012-09-28T13:33:21.735-03:00Ola Radaelli
Obrigado pelas referências para font...Ola Radaelli<br /><br />Obrigado pelas referências para fontes de maiores estudos!<br /><br />Ademir Xavierhttps://www.blogger.com/profile/03107983671695146764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-50715945696780422942012-09-27T17:54:19.435-03:002012-09-27T17:54:19.435-03:00Gosto muito de divulgar minhas fontes de estudo. Q...Gosto muito de divulgar minhas fontes de estudo. Quanto ao post dessa semana recomento a todos que ouçam o programa Universo Espírita com o tema "passe": http://www.4shared.com/mp3/a56BeCtJ/Universo_Espirita_-_A_Histria_.html<br />. <br />.<br />No programa, o âncora Paulo Henrique de Figueiredo conta em detalhes como surgiu a tradição da imposição de mãos.<br />Paulo é também o autor do livro "Mesmer: a Ciência Negada e os Textos Escondidos" .<br />.<br />.<br />Para outras edições do Universo Espírita: http://www.radioboanova.com.br/novo/programacao.php?PROCODIGO=184<br />. <br />Abraço.<br />R. Radaellinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7413136687672217021.post-38612072525046996752012-09-25T08:07:17.212-03:002012-09-25T08:07:17.212-03:00http://www.vademecumespirita.com.br/goto/store/tex...http://www.vademecumespirita.com.br/goto/store/texto/826/fsica-quntica--usp-confirma-eficcia-do-passe-magntico<br /><br />USP CONFIRMA EFICÁCIA DO PASSE MAGNÉTICO.RICARDO MALTAhttps://www.blogger.com/profile/10403355810077851062noreply@blogger.com