1 de novembro de 2015

No espírito das manifestações psíquicas: em direção a uma teoria espíritas dos fenômenos paranormais.


 Se todo efeito tem uma causa, 
todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente.
 (A. Kardec, 
"O Espiritismo em sua mais simples expressão", 
história do Espiritismo.)

Portanto nós também, pois que estamos rodeados 
de uma tão grande nuvem de testemunhas, 
deixemos todo o embaraço, e o pecado 
que tão de perto nos rodeia, 
e corramos com paciência 
a carreira que nos está proposta(Paulo, Heb. 12:1)

Debates recentes sobre a natureza e a causa de muitos fenômenos psíquicos ficaram polarizados entre duas explicações antagônicas. De um lado, os apoiadores do chamado "super-psi" buscam explicar todos os eventos hipotetizando a existência de "superpoderes" humanos ainda desconhecidos, que seriam responsáveis por todos os eventos. Por outro lado, proponentes da ligação homem-espírito explicam muitos fatos como uma interação entre uma força desconhecida da natureza - os Espíritos - e a mente humana. Além disso, a existência dos Espíritos está diretamente ligada à noção de sobrevivência, portanto, espiritualistas modernos e espíritas são chamados  "sobrevivencialistas".

Muito do que se lê sobre super-psi foi criado durante o aparecimento da "Metapsíquica" (1) como uma rejeição às explicações espiritualistas em termos de influência dos Espíritos (Ver resenha que escrevemos sobre o "Livro de Eugene Osty sobre as 'Faculdades Supranormais'"). Naquela época, pesquisadores das ciências psíquicas buscavam aceitação científica (isto é, queriam ser aceitos academicamente), de forma que evitavam a todo custo o que ainda hoje é considerado uma explicação "não naturalista": a existência dos Espíritos. Entretanto, a ideia de uma "super mente" resulta em uma consequência simples, mas frequentemente esquecida: a falta de versões modernas para antigos surtos de "mesas girantes", "raps", materializações e mesmo ocorrências menos expressivas como a clarividência sonambúlica (que foi estudada por A. Kardec no século XIX e também por muitos outros pioneiros), além do mesmerismo. Se super-psi realmente existe, é preciso explicar sua falta hoje em dia diante do fato de que a população mundial aumentou desde o século XIX.

Por outro lado, é mais fácil reconhecer a necessidade de uma causa externa e necessária para iniciar e manter o fenômeno. Essa causa foi corretamente identificada nos Espíritos. Muitos dizem que a ideia de mentes independentes flutuando ao nosso redor e provendo o "hardware" para vida após a morte ainda precisa ser provada. Entretanto, desde que são forças muito sutis, devemos proceder de forma mais científica e admitir sua existência para medir as consequências.  

Partículas virtuais e portadores de informação.

Na física, as "partículas mediadoras" ou "portadores de força" (2) são responsabilizadas por muitas das forças da Natureza. As assim chamadas "partículas virtuais" (3) não são observáveis diretamente, mas são elementos importantes que existem em muitos eventos físicos a envolver forças fundamentais. Não há distinção entre partículas "reais" e "virtuais", exceto pelo fato de as últimas terem um tempo de vida muito mais curto do que as primeiras. Entretanto, as características únicas do mundo quântico permitem que as "partículas virtuais" comportarem-se de forma não autorizada às reais - por exemplo - conforme dizem as interpretações da teoria, partículas virtuais podem viajar para trás no tempo. Partículas virtuais são constantemente criadas e destruídas no vácuo.

Essa comparação é apenas um metáfora imaginável para explicar a regra dos Espíritos nos fenômenos psíquicos: são os elementos mediadores necessários para dar origem e manter todos os fenômenos psíquicos. Espíritos são os "portadores de informação" para certos seres humanos que podem entrar em contato com eles.
Um diagrama de Feynman mostrando a troca de um fóton virtual em uma interação elétron-elétron. A ideia de "partículas virtuais" é uma metáfora para a regra desempenhada pelos Espíritos nos fenômenos psíquicos como "portadores" de informação para muitos eventos "psi".
Parte do conteúdo "super-psi" associado a eventos como "experiências de quase morte" (EQM) ou "experiências fora do corpo" (EFC) são totalmente devidas a nossa própria essência espiritual. Portanto, a interação entre a natureza espiritual do ser humano e as forças espirituais é certamente a melhor hipóteses de partida para a variedade e intensidade das experiências psíquicas em geral. Alguns exemplos são comentados abaixo.

Exemplos 

Consultas psíquicas. O caráter não convencional ou controverso de muitas descrições que reportam consultas a médiuns, por exemplo, "leituras" de fotografias, podem ser explicadas assumindo que médiuns são diretamente assistidos pelos Espíritos. É necessário admitir que estamos cercados por "nuvens de testemunhas" ou, como lemos em (4):
Os Espíritos estão em toda parte, ao nosso lado, acotove­lando-nos e observando-nos sem cessar. Por sua presença in­cessante entre nós, eles são os agentes de diversos fenôme­nos, desempenham um papel importante no mundo moral, e, até certo ponto, no físico; constituem, se o podemos dizer, uma das forças da Natureza.
Daí vem esse poder misterioso que certos médiuns têm em devassar o futuro, em saber as circunstâncias de um assassinato, o caráter de uma pessoa falecida etc. Entretanto, muito ainda precisa ser estudado sobre o mecanismo do conhecimento mediúnico: os Espíritos acessam as memórias internas dos médiuns a fim de construir uma mensagem simbólica que é reinterpretada pela mente do médium (também um Espírito) com várias distorções. Tal é a fonte das frequentes imprecisões nos relatos mediúnicos.

Acesso anômalo à informação de lugares distantes. Embora as EFCs sejam invocadas para explicar o acesso oculto de informação de lugares distantes, não devemos desprezar o papel de "orientação" desempenhado pelos Espíritos. Alguns médiuns brasileiros (um exemplo é Yvonne Pereira) reportaram ter permissão apenas para vistar alguns lugares sob supervisão de seus guias espirituais. Portanto, muito médiuns não podem controlar para onde vão: o caráter incontrolável da experiência psi está diretamente relacionado à influência (externa) exercida pelos Espíritos.

Ausência de "raps" e mesas girantes (6). No passado, o fenômeno das mesas girantes deu origem ao movimento espiritualista. "Raps" e outros efeitos físicos foram historicamente relatados nos Estados Unidos (1848) de onde ganharam o mundo. Isso foi descrito como uma invasão organizada (5) de tão comuns que eram os eventos. Por que o silêncio hoje? Novamente, a explicação está nos Espíritos. As condições para a existência de tal "invasão" não mais existem, eles deixaram de apoiar os fenômenos, embora alguns eventos espalhados apareçam de tempos em tempos (7), principalmente na forma do assim chamado "poltergeist". Esse são de novo fenômenos bastante incontroláveis, que surgem tão repentinamente como desaparecem. Na sua forma "benigna", efeitos físicos ainda existem hoje em dia como manifestações de mediunidade de cura.

Falha em se replicar a telepatia e outros testes parapsicológicos. Desde que a mente humana não é um sistema isolado, mas sofre a influência tanto das redondezas físicas como espirituais, os Espíritos podem ser responsabilizados por muitas falhas na replicação de testes parapsicológicos. Não devemos limitar a influência dos Espíritos aos médiuns reconhecidos. De fato, qualquer pessoa pode ser influenciada por Espíritos dentro de certo grau.  Aqueles que têm maior nível de influência são chamados médiuns. Desde que Espíritos são independentes, eles podem aceitar a colaboração em um dado experimento (não obstante a ignorância do pesquisador de sua influência) e, em tais casos, os resultados serão muito bons. Acrescente a isso a necessidade de sintonia entre os Espíritos e os participantes: a simples presença dos Espíritos no ambiente físico do experimento não é garantia de sucesso. 
A telepatia é frequentemente vista como uma interação "mente-mente". Entretanto, dada a natureza espiritual do homem, não se pode desprezar o papel importante que os Espíritos podem ter em experimentos de telepatia. Como "portadores de informação", eles podem aumentar ou diminuir o nível de informação trocada entre participantes do experimento.
Palavras finais 

As duas causas, natureza espiritual da mente humana e a influência dos Espíritos, não podem ser separadas quando uma explicação para os muitos fenômenos psíquicos deve ser dada. De fato, elas são complementares: a capacidade dos médiuns em realizar um "ato psíquico" é bastante modificada pela ação e intervenção de um Espírito. Não somente isso, os Espíritos realizam controle direto, não obstante o desejo contrário do médium. Embora seja possível encontrar exemplos em que a habilidade do médium é a causa principal (por exemplo, durante EFCs e EQMs), em muitos desses casos, Espíritos guiam e exercem controle. Em resumo, eventos psíquicos são maximizados todas as vezes que os seguintes ingredientes estão presentes (7):
  • Uma pessoa capaz de entrar em contato com Espíritos (um médium);
  • A presença de um ou vários Espíritos;
  • Uma "sintonia" ideal entre a pessoa e o(s) Espírito(s);
  • Se controle máximo é exigido, um acordo com o(s) Espírito(s) deve ser conseguido primeiro, quando então a reprodução do evento será alcançada. 
A intenção do experimentador e sua presença (o assim chamado "Efeito do Experimentador", 8) podem ultimamente ser associados aos Espíritos. Intenções negativas ou positivas requerem estados mentais negativos ou positivos que agem como verdadeiras "evocações"; portanto, o ambiente se torna naturalmente favorável ou não a determinado resultado experimental de muitos testes.
A teoria do controle requer que todas as causas necessárias e suficientes para um dado fenômeno devem ser reconhecidas e propriamente tratadas. Portanto, a replicabilidade ou reprodutibilidade de um experimento psi somente acontecerá quando os Espíritos forem levados em consideração com causas necessárias.  
O que escrevemos aqui foi baseado em parte em muitos ensinos dos Espíritos sobre a questão que estão disponíveis na literatura espírita (de Kardec e de outras fontes nacionais).

Referências

(1) Ver C. Richet (1923) "Mediums and Metapsychics" published in Charles Richet's "Thirty Years of Psychical Research", London: W. Collins Sons & Co. Ltd, disponível aqui: http://www.survivalafterdeath.info/articles/richet/mediums.htm



(4) Kardec A. "O que é Espiritismo?", Capítulo II - Noções elementares de Espiritismo: Sobre Espíritos. 18 Parágrafo.

(5) Doyle A. C. (2007). "The history of Spiritualism". Book Tree.

(6)  Colborn, M.L.C. (2007). The decline effect in spontaneous and experimental psychical research. JSPR 71, 1-22

(6) Um caso recente ocorreu no Brasil. Vários outros são descritos aqui

(7) Para saber mais, leia "O livro dos médiuns" por A. Kardec. Uma versão online pode ser lida aqui.

(8) https://en.wikipedia.org/wiki/Observer-expectancy_effect

4 de outubro de 2015

Esboço de explicação espírita para a paralisia do sono

"Pesadelo" por Johann Heirich Füssli (1741-1825).
Conhecer os efeitos dessa força oculta que nos domina 
e nos subjuga malgrado nosso, não será ter 
a chave de muitos problemas, as explicações 
de uma porção de fatos que passam despercebidos? 
Se esses efeitos podem ser funestos, 
conhecer a causa do mal não é ter um meio de preservar-se contra ele, 
assim como o conhecimento das propriedades da eletricidade 
nos deu o meio de atenuar os desastrosos efeitos do raio? (A. Kardec, Ver 6).

O cenário é o de uma agradável tarde de final de semana. O estado que busco é o de repouso vespertino, quando se espera recuperar do cansaço físico da semana. O sono vem, porém, não da maneira usual. Pouco antes de acordar, começo a perceber tudo a minha volta. Por entre as pálpebras semi fechadas, percebo a decoração conhecida do quarto. Porém, pânico e desespero tomam conta de mim: não consigo levantar. Ouço vozes dos familiares distantes que sabem que estou dormindo. Tento virar a cabeça, mas terrível surpresa! Ela parece feita de chumbo. Tento levantar meu braço sobre meu abdômen, mas ele parece ter se transformado em concreto. Sei que tento virar meu braço ou meu corpo, como se outro corpo tivesse. Quanto tempo permaneço nesse estado? Não sei dizer, mas quando finalmente desperto, por causa que desconheço, sinto-me ajustado novamente ao meu corpo original, o que me traz a sensação de grande alívio. Acabo de passar por uma experiência de paralisia de sono.

Quantas vezes tive essa experiência ? Provavelmente umas três vezes. A chamada "paralisia do sono" é de ocorrência rara na vida de um indivíduo, mas bastante disseminada na população. O relato que fiz de minha experiência pessoal está longe de ser a mais comum. Além da sensação de impotência por não conseguir "se ajustar" ao corpo, há descrições de presenças, percepções anômalas ou figuras intrusivas na cena de quem desesperadamente procura acordar. Os relatos são semelhantes e descrevem uma sensação comum: a de que a personalidade se mantém íntegra, consciente da realidade a sua volta, mas, por alguma razão, não consegue se ajustar ao corpo e acaba percebendo o que parece ser uma mistura entre a "realidade" e "alucinações"...

Alucinações. Relatos de ocorrências anômalas durante a paralisia do sono.

O termo "alucinação" é algo recente. Ele foi criado por J. Étienne Esquirol (1) em 1845. Antes disso, o termo usado para tais ocorrências era "aparição". Chama a atenção que, nas obras de A. Kardec, esse termo é usado na acepção que se tornou dominante, em conjunto com "aparição" que tomou outro significado. Nas ocorrências de paralisia do sono, é comum o uso do termo "alucinações hipnagógicas" e "hipnopômpicas", o que não deve assustar, já que esses termos não servem para "explicar", mas apenas classificar ou designar. O primeiro termo representa alucinações que ocorrem ao adormecer, enquanto que o último designa as que ocorrem ao despertar. Tais nomes foram criados pelo filologista espiritualista F. Meyers.

Antes de esboçar uma explicação espírita para a sensibilidade expandida que ocorre com a paralisia do sono, convém ler alguns relatos. Estes foram retirados dos comentários do site www.nosleeplessnights.com (3, acesso em setembro de 2015), mas outros semelhantes podem ser encontrados na literatura especializada (4):
Margaux de Bokay says: September 22, 2015 at 8:02 am 
Meu nome é Margaux e tive uma experiência de paralisia do sono na noite passada. Mas essa foi algo diferente. Em minhas experiências de paralisia do sono frequentemente me vejo em companhia de uma entidade escura, demônio ou forma maligna. Ela não me mantem paralisada, mas fica me encarando e me olhando mover o corpo ou gritar por ajuda. As vezes me esforço bastante para ter o controle de meu corpo de volta. Tento abrir os olhos para realmente ver a forma ou o rosto dessa entidade, tento tocá-la ou senti-la. E, depois de brigar bastante, convenço-me de que estou no controle de meu corpo, quando finalmente me alivio e a entidade vai embora. (grifos nossos) 
Bailey says: September 17, 2015 at 3:50 am 
Tive essa experiências algumas vezes ao longo de alguns meses. Elas tem acontecido desde que era bem jovem. Provavelmente hoje tive uma das mais assustadora. Estou no terceiro mês de gravidez e me sinto bem cansada na maior parte do tempo. Cochilei um pouco na cama por alguma horas quando, de repente, percebi que não podia me mover, mas podia ouvir um ruído no meu ouvido direito como se uma mulher estivesse  falando tão rápido que não podia entender. O que dizia me soava ruim e a mulher me pareceu do mal. Já que tinha experimentado isso antes, sabia que estava acontecendo de novo, mas era assustador. Acreditei ter aberto os olhos e vi um grupo de sombras sobre o teto ao meu redor. Elas estavam quietas, diferentemente da mulher que falava. Podia sentir minha mão sobre meu abdômen e instantaneamente me assustei ao me lembrar da criança. Tentei manter meus pensamentos em algo positivo. Não sou religiosa, mas comecei a cantar "Jesus me ama". De repente, a mulher parou de falar e disse: "não existe amor" e voltou a balbuciar. Fiquei chocada com a resposta e sai dessa suando bastante e assustada. Gostaria que houvesse um jeito de parar com esses episódios, pois eles me perturbam bastante. (grifos nossos)
 Kevin A says:  September 9, 2015 at 11:29 pm
Tenho experiências como essas desde os nove ou dez anos de idade até hoje. Nem sempre, mas mais frequentemente do que gostaria de ter. Toda vez me encontro deitado, depois de me levantar no meio da noite, e logo percebo que não posso me mover. Isso depende da hora ou do lado da cama em que me encontro. Mas, tem sempre uma figura escura, mais negra do que o escuro do quarto, com uns dois metros de altura, em uma capa escura e com dedos ou unhas bastante longos (não consigo ver os detalhes, de forma que não sei se é dedo ou unha) e seu rosto é ainda mais escuro, sem nada onde se encontre a face, e que então levanta sua mão e aponta para mim. Em outra experiência comecei a rezar a oração do pai nosso e ele rosnou para mim e outra coisa parecida com demônio apareceu bem na frente do meu rosto e ai eu acordei. Em outro episódio concentrei-me em mover meu corpo a muito custo, conseguindo me libertar. Não sei no que acreditar, mas acho que ciência e religião poderiam se unir para criar uma explicação lógica que, espero, não envolva demônios ou espíritos do mal.
(grifos nossos)
Esboço de uma explicação espírita.

Como não existe uma teoria que  permita integrar as percepções da consciência com o recebimento de informação pelo cérebro - embora a existências de muitas propostas conceituais - alucinações não podem ser explicadas, ainda que correlações existam entre o uso de drogas ou inconformidades no sistema nervoso (doenças mentais). Tais correlações não implicam em causação. Mas, nos casos de paralisia do sono não consta que a pessoa esteja sob ação de drogas ou que se apresente mentalmente enferma. Ainda que sua ocorrência afete entre 3% a 6% da população, ela é um evento raro na vida de um indivíduo, constituindo uma ocorrência "incontrolável". De qualquer forma, a maior prova de que as explicações fisiológicas fornecidas são insuficientes é que não é possível controlar nem parar episódios de paralisia do sono. Por outro lado, a simples designação do fenômeno por um termo específico não constitui explicação com já afirmamos antes. 

Entretanto, os relatos de uma "presença maligna" são tão frequentes que clínicos procuraram dar uma explicação. Uma que mistura neurologia e evolucionismo foi proposta por Cheyne (4): 
Argumenta-se que a presença detectada durante a paralisia do sono surge por causa da ativação de um estado de atenção tendencioso e hiper vigilante cuja principal função é resolver ambiguidades inerentes de ameaças de pistas biologicamente relevantes. Dada a inexistência de pistas que eliminem as ambiguidades, entretanto, o sentimento de uma presença persiste como uma experiência prolongada que é tanto misteriosa como ameaçadora. Essa experiência , por sua vez, elabora e integra a alucinação recorrente que frequentemente é tomada como tendo qualidades sobrenaturais ou demoníacas.
No meu ponto de vista, porém, essas são explicações adhoc, uma mistura de elementos linguísticos típicos de algumas abordagens da mente que dão a impressão de explicar por uma adequação de certas teses com a fenomenologia. A explicação acima não está de acordo com relatos de interação do indivíduo paralisado com a entidade e nem com outros que descrevem várias presenças (5) ou mesmo com a minha experiência (não avistei nenhum "misterioso ameaçador" - de fato a maioria das experiências de paralisa do sono não contém essas presenças). Outras explicações em torno da tese da "mente que confabula contra si mesmo", como um mecanismo de auto proteção, podem ser lidas em (7).

Algumas observações dos fatos narrados durante essas experiências são portanto: 
  • Elas ocorrem mais ao despertar (apenas 10% ocorre ao adormecer, ou seja, são "hipnopômpicas");
  • As ocorrências parecem afetar principalmente adultos jovens (4);
  • A paralisia ocorre sem se estar sob efeito de drogas;
  • A paralisia ocorre sem se estar sob o julgo de uma doença mental (há, porém quem clame, ver 4, que distúrbios mentais podem estar relacionados a algumas ocorrências);
  • Algumas experiências descrevem dificuldades de respirar;
  • Os episódios são incontroláveis. Não há como prevê-los ou um método infalível de cessar a paralisia;
  • Impressão de falta de controle do corpo, dai o nome "paralisia". É importante destacar que a consciência está ativa durante o fenômeno - seu estado não é o do sonho - embora se sinta deslocada ou não ligada a seu corpo, que está paralisado. Nas minhas experiências, lembro-me de sentir como que um "elástico" a fazer retornar minha "outra cabeça" para a "verdadeira", que permanecia imóvel;
  • A experiência sempre descreve como cenário o quarto ou lugar onde a pessoa está em repouso.  É a chamada "percepção realística do ambiente" (8). Em outras palavras, a maior parte do que ela vê corresponderia ao que se acredita ser a única "realidade";
  • Alguns relatos (cerca de 1/4 dos casos, ver 4) descrevem quase sempre a presença de uma entidade maligna ou "coisa" que está a observar a pessoa em sua agonia ao tentar retomar o controle de seu corpo;
  • Alguns poucos relatos descrevem experiências fora do corpo completas;
Para o Espiritismo, o cérebro não cria a consciência, sendo, na verdade, uma interface para sua manifestação. Portanto, ainda que se possa encontrar causas fisiológicas associadas à paralisia do sono, sua dinâmica não pode dispensar a natureza dual do ser humano (5). Aqui fazemos referência à tese do grande psicólogo inglês William James (ver "O prisma de James: uma metáfora para entender a fonte verdadeira da consciência humana"), para citar uma referência fora do contexto espírita. Dessa forma, todas as alucinações, como objetos tangíveis apenas à mente, têm sua origem no elemento espiritual, seja do próprio encarnado que a observa (como produto de sua atividade mental) ou de outras fontes de natureza espírita. Algumas narrativas mediúnicas (como o autor André Luiz, por F. Cândido Xavier) também descrevem Espíritos que têm alucinação, implicando que o fenômeno não termina com a morte física, e nem deveria terminar com a morte, pois sua origem está na mente, que não pode ser destruída.
"Aquiles em busca da sombra de Pátroclo". Johann Heirich Füssli  (1803).

Do lado espírita, são dois os principais fatores que contribuem para explicar as descrições da paralisia do sono:
  1. A natureza dual do ser humano: a evolução (biológica) em curso nos seres humanos prevê experiências que começam a nos preparar para uma vida desdobrada - entre os dois planos da existência (os sonhos seriam uma delas). Isso significa que as ocorrências de paralisia do sono poderiam ser vistas como ocorrências normais de "treinamento" do Espírito encarnado junto ao seu corpo;
  2. "Os Espíritos estão por toda parte" (6b). É provável que muitos relatos de presenças estranhas - na maioria das vezes ligadas a sensações do mal - sejam realmente provocados por Entidades desencarnadas (o caso de Bailey descrito acima é típico de uma interação com um desencarnado em estado menos feliz); 
Como consequência desses princípios concluímos:
  • Muitos dos que passam pela paralisia do sono afirmam-se agnósticos ou sem crença religiosa (o caso de Bailey citado acima é um). Porém, durante o fenômeno, pedem proteção a Deus de alguma forma. Isso é um indício de que o indivíduo encontra-se em estado desdobrado, quando raciocina como Espírito e não como encarnado;
  • Portanto, a paralisia do sono poderia ser descrita como um fenômeno de "desdobramento incompleto", uma zona limiar entre o início do sono e o estado desperto, quando faculdades típicas do Espírito desencarnado operariam conjuntamente ou de forma perturbada com as faculdades sensoriais de encarnado. Nessa condição a pessoa passa a ver ou interpretar de forma extravagante a presença de Espíritos, que estão sempre a nossa volta.
  • Obsessão: não acreditamos que a paralisia do sono implique na presença de obsessões e nem que ela se descreva como um processo obsessivo. Dificilmente obsessões restringem sua atuação a ocorrências noturnas, quem sofre de obsessão tem seu período de vigília também  alterado;
  • As sensações de audição de algo ou presença "respirando" próxima podem ser atribuídas à falha de associação do Espírito com seu corpo.
Talvez, o fenômeno da paralisia do sono seja a causa das descrições de "íncubos" e "súcubos" tão abundantes na literatura antiga.  Essa tese tem sido explorada em alguns trabalhos (ver 8) e permite descrever alguns mitos culturais (9).

Como mitigar os efeitos de presenças na paralisia do sono

A explicação espírita tem uma vantagem: ela permite deduzir procedimentos que podem, em tese (e há relatos que o corroboram), reduzir o stress da paralisia. Uma vez considerado que se trate de um fenômeno de desdobramento parcial, consideramos que o controle mental e adoção de uma postura positiva com pedidos de proteção - o que envolve necessariamente  a realização de uma prece - pode reduzir drasticamente influências inferiores, ainda que a ocorrência da paralisia não seja eliminada. Como o indivíduo no estado paralisado encontra-se "desperto", ele pode e dever pedir essa proteção. No trecho abaixo, A. Kardec parece ter resumido a questão:   
Ensinam os nossos estudos que o mundo invisível que nos circunda reage constantemente sobre o mundo visível e no-lo mostram como uma das forças da Natureza. Conhecer os efeitos dessa força oculta que nos domina e nos subjuga malgrado nosso, não será ter a chave de muitos problemas, as explicações de uma porção de fatos que passam despercebidos? Se esses efeitos podem ser funestos, conhecer a causa do mal não é ter um meio de preservar-se contra ele, assim como o conhecimento das propriedades da eletricidade nos deu o meio de atenuar os desastrosos efeitos do raio? Se então sucumbirmos, não nos poderemos queixar senão de nós mesmos, porque a ignorância não nos servirá de desculpa. O perigo está no império que os maus Espíritos exercem sobre as pessoas, o que não é apenas uma coisa funesta do ponto de vista dos erros de princípios que eles podem propagar, como ainda do ponto de vista dos interesses da vida material. (6)
A prece permite desvencilhar-se da influência opressora, reduzir ou mesmo eliminar a atuação de Espíritos mal intencionados, além de servir para fortalecer (predispor positivamente) o Espírito de quem passa pela situação. De um jeito ou de outro, somente teremos uma terapia efetiva de controle da paralisia do sono quando todas as causas (tanto físicas como espirituais) forem plenamente conhecidas. Claramente, a contribuição espírita não poderá ser desprezada. 

Referências

1 - Blom, J. D. (2009). A dictionary of hallucinations. Springer Science & Business Media.

2 - Kardec, A. Ver: "O Livro dos Médiuns", 2a parte, "Das manifestações espíritas", Cap. VI - Das manifestações visuais. "Teoria da alucinação";


4 - Cheyne, J. A. (2001). The Ominous Numinous - Sensed presence and 'other' hallucinations. Journal of Consciousness Studies, 8(5-7), 133-150.

5 - Documentário sobre a paralisia do sono (em inglês) contrapondo explicações do mainstream a dados antropológicos de crenças em Espíritos.
6 - Kardec, A. "Revista Espírita". Julho de 1859. Discurso de encerramento do ano social 1858-1859.

6b - Kardec A. "O Livro dos Médiuns". Primeira Parte - Noções preliminares, Capítulo I - Há Espíritos? 

7 - McNamara P (2011) Sleep Paralysis - when you wake up but can't move. Psychology Today. Disponível em: (acesso outubro de 2015)
8 - Adler, S. R. (2011). Sleep paralysis: Night-mares, nocebos, and the mind-body connection. Rutgers University Press.

9 - Alguns mitos ao redor do mundo que podem ser descritos como eventos de paralisia do sono (ver 8 para mais exemplos): 
  • Em Portugal: A palavra "pesadelo" está ligada a sensação de opressão, de "peso" provocado pela incapacidade de se mover;
  • O fenômeno da opressão fantasma de Hong Kong;
  • O Kanashibari (金縛り) no Japão;
  • Dab Tsog (o demônio opressor) - Hmong;
  • Ogun Oru (guerrilha noturna) em Iorubá (sudoeste da Nigéria);
  • Ga-ui Nool-lim (가위눌림, o pesadelo que pressiona) - Coreias.