30 de julho de 2014

Sobre o blog "Forbidden Histories" (de Andreas Sommer)


Embora o Espiritismo, como movimento semelhante ao que existe no Brasil, ainda tenha pequena expressão no exterior, já é possível considerar como espíritas muitos escritores fora do Brasil que nunca ouviram falar em Allan Kardec ou Chico Xavier. Isso é uma prova de que a doutrina é universal, a despeito das vozes contrárias, que insistem em afirmar que o Espiritismo é algo "brasileiro". Não é. O conhecimento espírita é universal porque descreve um conjunto de leis naturais. No seu aspecto científico, podemos tratar o conteúdo espírita como uma ciência natural. Quem fala em "ciência" não pode se esquecer da filosofia. As bases empíricas do Espiritismo, junto a sua teoria, estão em simbiose com a contraparte filosófica. Talvez, no Espiritismo, possamos retornar ao ideal da "filosofia natural", uma filosofia sobre as leis que verdadeiramente regem o comportamento dos seres entendidos como preexistentes à matéria de que se revestem temporariamente. 

Como sabemos disso? É que nossa época testemunha uma explosão de sites e recursos da rede fora do Brasil sobre os assuntos relacionados à mediunidade, reencarnação, experiências de quase morte etc. É como se os temas espíritas estivessem pululando em diferentes partes do planeta, discutidos e apresentados por um pequeno porém esforçado exército de voluntários. 

Um exemplo é o blog "Forbidden Histories" (http://forbiddenhistories.wordpress.com/) do meu colega Andreas Sommer. O blog tem como subtítulo: "Tudo que você sempre quis saber sobre ciência e o 'miraculoso' (mas tinha medo de perguntar)". Sommer é alemão, porém, tem uma posição de historiador na Universidade de Cambridge e, recentemente, foi designado para dar um curso sobre a "psicologia na história". É um estudioso da história do Espiritualismo e tem escritos textos muito interessantes sobre o impacto da fenomenologia mediúnica na Alemanha no século XIX (1).

Alguns textos interessantes que Sommer postou foram:
Segundo A. Sommer, personalidades ilustres do mundo da ciência tais como Kurt Gödel (esquerda) e Wolfang Pauli  (direita) se interessaram por mediunidade de efeitos físicos.
O  concluímos com esses reportes? Conforme Sommer declara no texto de boas vindas de seu blog:
O que talvez te surpreenda é que cada um desses ícones científicos nomeados acima e muitos outros de mesma posição consideravam o "sobrenatural" muito seriamente.
Segundo Sommer, tal situação mudou radicalmente apenas nas últimas décadas, o que resultou em uma verdadeira exclusão desses assuntos da academia. Isso constitui as bases para "histórias proibidas" sobre as quais Sommer se dispõe a contar em seu blog de forma algo irreverente. 

Referências

(1) Veja, por exemplo, alguns títulos de capítulos de livro por A. Sommer:
  • (2013). Spiritualism and the origins of modern psychology in late nineteenth-century Germany. The Wundt-Zöllner debate. In C. M. Moreman (Ed.), The Spiritualist Movement: Speaking with the Dead in America and Around the World (Vol. 1, pp. 55-72). Santa Barbara, CA: Praeger;
  • (2006). Die akademische Psychologie am Scheideweg: Positivistische Experimentalpsychologie und die Nemesis der Transzendenz. In A. Büssing, Ostermann, T. Glöckler, M., Matthiesen, P.F. (Ed.), Spiritualität, Krankheit und Heilung – Bedeutung und Ausdrucksformen der Spiritualität in der Medizin (pp. 183-217). Frankfurt a.M.: Verlag für Akademische Schriften. 

19 de julho de 2014

Artigo acadêmico sobre a acuidade mediúnica de Chico Xavier


A revista Explore (1) publicou um artigo de autoria de Alexandre Caroli Rocha, Denise Paraná, Elizabeth Schmitt Freire, Francisco Lotufo Neto e Alexander Moreira-Almeida contendo um interessante estudo sobre as cartas psicografadas de Chico Xavier.

Intitulado "Investigating the Fit and Accuracy of Alleged Mediumistic Writing: A Case Study of Chico Xavier’s Letters"  ("Investigando a adequação e acuidade da alegada escrita mediúnica: um estudo de caso das cartas de Chico Xavier"), o trabalho realizou uma análise, por meio de 13 cartas, do grau de acuidade da informação nelas contida frente à probabilidade do médium ter sido informado por meios considerados "normais". Como resultado, os autores declaram:
Identificamos 99 itens de informação verificável nessas 13 cartas; 98% deles foram classificados como "Adequação clara e precisa" e nenhum item como "Não adequado". Concluímos que explicações normais para tal acuidade de informação (i. e., fraude, sorte, vazamento de informação e leitura fria) são apenas remotamente plausíveis. Esses resultados parecem fornecer apoio empírico para teorias não reducionistas da consciência. (2)
O texto completo do artigo pode ser baixado aqui: http://www.explorejournal.com/article/S1550-8307(14)00108-6/abstract (é necessário autorização). O trabalho teve o apoio da FAPESP (3, processo 2010/11047-0).

Referências

(1) http://www.explorejournal.com/article/S1550-8307(14)00108-6/abstract

(2) Texto original em inglês: "We identified 99 items of verifiable information conveyed in these 13 letters; 98% of these items were rated as “Clear and Precise Fit” and no item was rated as “no Fit.” We concluded that normal explanations for accuracy of the information (i.e., fraud, chance, information leakage, and cold reading) were only remotely plausible. These results seem to provide empirical support for non-reductionist theories of consciousness."

(3) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: http://www.fapesp.br/