22 de julho de 2011

Obras históricas raras sobre materializações e fenômenos de efeitos físicos.


Em longa e silenciosa espera, de noite triste e sombria,
Minha alma clama em agonia ao Deus de Amor e Luz.
 
Que em minha hora de densa treva, seus Santos Emissários,
Trazendo luz e esperança, dêem a minh'alma o poder
De se elevar acima da sordidez terrena,
Tão cheia de disputas e preocupações,
A fim de que eu busque os raios da Eterna Existência.
 
Lá, onde o amor se encanta de felicidade, onde tudo é justo e brilhante,
Onde flores se enchem de doce perfume, numa existência sem noites,
Minha alma se levanta indômita, minha noite de angústias se esvai.
 
Oh, Deus de amor, Tu me conduz por celestes praias.
Meu coração chora de contentamento a Ti por todo seu Amor.
Em tuas mãos eu me coloco, meu Senhor, pois Tu atendeste a minha prece.
Recitado pelo Espírito de Tia Agg (foto), materializada em 21 de Julho de 1950, em resposta ao Sr. Brittain Jones - conforme explicado no livro 'Visitas de nossos amigos do outro lado', por T. Harrison (Para o poema original em inglê, ver nota 1, tradução de A. Xavier).

A recente onda de ceticismo, que se contrapõe a outra onda crescente de interesse por questões transcendentes, tratou de descrever como fraude o chamado 'caso' das Materializações de Uberaba. Com o tempo, mentiras inventadas faz bastante tempo (mais de 50 anos) para desqualificar o fenômeno se tornam facilmente 'verdades inquestionáveis' para muitos crentes céticos, que aumentam assim a estatística dos mal informados.

Como diria o filósofo George Berkeley, 'a verdade é o clamor de muitos, mas jogo para bem poucos'. As materializações de Otília Diogo não foram as únicas que ocorreram. Existiram muitas outras, fora do Brasil inclusive, envolvendo centenas ou talvez milhares de testemunhas. Obviamente, a maior parte da crítica e dos céticos ignoram tais casos. Muitas narrativas céticas do 'caso' Otília Diogo são feitas como se ele fosse um evento único e, por essa razão, profundamente suspeito.

Concordamos que não é facil acreditar nesses fenômenos. Eles são raríssimos e implicam em uma revisão radical em nossa maneira de ver o mundo, coisa que pouca gente está disposta a fazer. Entretanto, foge também à lógica e à razão - que tantos céticos e críticos afirmam seguir - classificar todas as pessoas que participaram desse fenômenos como ignorantes, iludidos, embusteiros ou farsantes.

Para ajudar na pesquisa e elucidação dos fenômenos de efeitos físicos, aqui apresentamos uma coletânea de obras espiritualistas - quase todas não traduzidas para o Português e, por isso, desconhecidas no Brasil - que relatam fenômenos de materializações, muitos deles com personalidades bem famosas. Essas obras são importantes não só para a pesquisa histórica, mas para a caracterização correta dos fenômenos (por exemplo, para se conhecer as condições de sua ocorrência, o que é crítico para se garantir sua reprodução futura). O que traduzimos abaixo foi tirado direto do site survivalebooks que tem se comprometido com a digitalização e disponibilização de tais obras.

Esperamos que essas obras possam incentivar o estudo e a reflexão no assunto.

Vislumbres do próximo estado - Vice almirante W. Usborne Moore
Uma investigação sobre fenômenos de efeitos físicos incluindo voz direta com as médiuns Cecil Husk, Etta Wriedt, médium de materialização Ben Jonson e as irmãs Bangs.
Não há morte – Florence Marryat.
Florence Marryat (1838-1899) foi uma atriz famosa em sua época que produziu mais de 90 peças. Editou a publicação mensal da ‘Sociedade Londrina’ e foi correspondente de vários jornais e revistas, além de atriz, cantora de opera e instrutora de jornalismo.


Em ‘Não há a Morte’, ela fornece um relatório completo de 15 anos de experiência com médiuns de materializações em ambos os lados do Atlântico, incluindo uma narrativa de sua experiência em ver sua filha Florence materializada logo após seu falecimento prematuro. 
Materializações – Harry Boddington
Descreve pesquisas e experiências do autor com fenômenos de materialização.
Gente do outro mundo – Henry S. Olcott
Henry S. Olcott, cofundador da Sociedade Teosófica, foi um advogado meticuloso e cientista agrário que aceitou o desafio de dois Jornais de Nova York para investigar as materializações de Espíritos produzidas pelos irmãos Eddy de Chittenden, Vermont/USA, em 1874. Ao longo de 16 semanas de investigação, Olcott testemunhou a materialização de mais de 400 Espíritos. Seus relatórios, como os de Sir. Willian Crookes, tiveram um grande impacto por todos os Estados Unidos e Europa. As observações e testes cuidadosos de Olcott foram consideradas as mais meticulosas e completas já realizadas desses fenômenos. 
Brochura de Camp Silver Belle – Lena Barnes Jefts
Um pequeno livrinho sobre mediunidade de efeitos físicos escrito por Lena Barnes Jefts, que integrou o grupo de Camp Silver Belle com o médium Ethel-Post Parrish. Esse grupo reuniu-se na cidade de Ephrata, Pensilvânia/USA, entre 1932 e 1961. A autora testemunhou formas materializadas de famosos pesquisadores como Charles Richet e Willian James.
A prova palpável da imortalidade – E. Sargent
Um relatório sobrre fenômenos de materialização com explanações sobre a relação desses com fatos de natureza teológica, moral e religiosa.
Rasgando o véu, Além do Véu, O Alvorecer de uma nova Existência e A Estrela Guia – Willian Aber
Uma série de livros escritos entre 1890 e 1903 em Spring Hill, Kansas/USA, contendo ditados diretos de formas espirituais completamente materializadas sob a mediunidade de Willian W. Aber. Dentre os mentores do time que se manifestaram em Spring Hill estavam o Prof. Willian Denton (que havia sido um espiritualista em vida), Dr. Reed, o pioneiro em física de fenômenos elétricos Michael Faraday, e um dos pais dos direitos humanos nos Estados Unidos, Thomas Paine
Aparições materializadas – E. A. Brackett
"A medida que examinava as paredes e tudo relacionado à cabine (onde ocorriam os fenômenos), não hesitava mais em afirmar que as formas que apareciam ou dela surgiam eram de seres materializados. Estive na cabine várias vezes durante as sessões com duas formas ao mesmo tempo. Uma vez, quando me sentei entre as duas, pude sentir sua realidade ao colocar meus braços ao redor delas, tanto quanto fiz isso ao caminhar com elas fora da sala. Enquanto segurava uma delas, aquela envolta pelo meu braço esquerdo e cujo braço direito estava ao redor de meu pescoço, desapareceu sem qualquer movimento aparente. Em um instante, ela lá estava e, depois, não mais. Ainda mantendo outra forma com meu braço direito, com minha mão esquerda puxei a cortina para o lado, de forma a poder ver tudo atrás dela. Não mais pude ver o mais leve traço do ser que tinha tão firmemente segurado momentos antes e com quem tinha conversado." Essa são palavras de E. A. Brackett e suas experiências em sessões com a médium Sra. Fairchild. 
Visitas de nossos amigos do outro lado – Tom Harrison

Formas completamente materializadas e outros tipos de fenômenos físicos são descritos por Tom Harrison, filho da médium de efeitos físicos Minnie Harrison. Há um vídeo no youtube que contem o relato em vida do Sr. Harrison sobre esses fenômenos que ele testemunhou com sua mãe na década de 1950. Um exemplo de poema ditado por um dos Espíritos materializados pelo grupo que participou T. Harrison pode ser visto no início deste post. Trata-se de uma comunicação ditada pelo Espírito materializado de sua tia 'Agg' (a foto traz uma imagem quando encarnada). Futuramente, traremos mais informações sobre esse caso no blog.
Provas sólidas da sobrevivência - Einer Nielsen (Islândia)
"Uma entidade feminina saiu da cabine e foi direto até ele dizendo 'Eu sou sua primeira esposa, Bertha, que você abandonou. Você nos deixou sozinhos, eu e minha filha.  Depois de grande sofrimento, faleci. Meu corpo está enterrado no cemitério de H., e nossa filha vive em estado de grande miséria em L. Tente encontrá-la e ajudá-la; dessa forma, você compensará o mal que nos causou.' Então ela se foi, desmaterializando-se no chão da sala." 
"Uma entidade alta saiu da cabine e disse que seu nome era John King. Parou na frente da primeira fileira formada pelos participantes da sessão, a mesma fileira onde eu estava, em posição mais distante. Sua cabeça estava descoberta, e à luz de uma lâmpada vermelha, podiamos ver sua face avermelhada e seu cabelo encaracolado escuro. Depois de se dirigir a alguns participantes da reunião, disse: 'Olhe para meu corpo, eu irei desmaterializar a parte inferior em baixo.' Tão logo disse isso, a parte inferior de seu corpo desapareceu, e a outra lá estava, suspensa no ar. Não sabia no que acreditar, pois eu era meio cético, mas então a entidade flutuou no ar na minha frente e disse distintamente: 'Está me vendo'?"
O Alvorecer da mente despertada - John S. King

Retrato de Hipátia de Alexandria materializada, feito pelo Dr. King 
em uma sessão com as irmãs Bangs em Chicago. (~1910)
"Questões e respostas dirigidas ao Espírito protetor do Dr. King, Hipátia de Alexandria (370-415A.C.), filósofa e matemática neo-platônica, considerada uma das mulheres mais inteligentes de sua época, brutalmente assassinada por uma seita de monges cristão fanáticos seguidores de Cirilo, por ensinar na época uma ciência que era considerada conhecimento pagão. Esse Espírito protetor, que se dizia filha de Teon, apareceu materializada, saindo da cabine  para a apreciação de todos os presentes. Palavras dificilmente podem ser encontradas para descrever a figura belíssima dessa materialização. Alta e de porte majestático, carregava jóias cintilando a cada movimento, Hipácia estava gloriosa." 
Fantasmas em forma sólida - Gambier Bolton
"Hipótese de trabalho: que sob condições determinadas e razoáveis de temperatura, luz, etc, entidades, existindo em uma esfera fora da nossa, podem se manifestar em corpos materiais temporários, oriundos de fonte desconhecida, até o presente momento, através da atuação de certas pessoas de ambos os sexos, chamados sensitivos, que se pode demonstrar a qualquer pessoa, que terá então as condições de comprovar tais afirmações. 
Quando tais fatos foram a mim apresentados, percebi que estava diante de um problema que exigiria a mais profunda investigação; e, então, decidi largar trabalhos de todos os tipos e dedicar anos, se necessário, ao exame crítico dessas afirmações... O resultado foi que aquilo que era aparentemente impossível foi demonstrado como possível, e eu aceito os fatos completamente, admitindo que nossa hipótese de trabalho foi demonstrada fora de qualquer dúvida, e que tais formas materializadas podem se manifestar a qualquer um, que terá, então, as condições necessárias para comprovar tais afirmações."
Byron, Estação a Estação - Coleen Owen Britt
"Numerosas formas materializadas apareceram e conversaram naquela noite, mas quando nosso filho Byron veio até nós, proferindo seu nome, nos beijando e dizendo que estava feliz, sentimos o primeiro alívio desde que ele havia nos deixado. Minha vida desde então tinha sido gasta em lágrimas e numa existência mórbida. Agora, podia até mesmo cantar, o que me era impossível desde que ele cantou sua última canção conosco."  
O autor descreve fenômenos de materialização obtidos com a médium Lula Taber, de St. Louis, Missouri/USA.
Onze dias em Moravia - Thomas R. Hazard
Relata experiências do autor com a médium de efeitos físicos Sra. Mary Andrews, na cidade de Moravia/USA. Nessa obra há interessantes descrições dos processo de geração de ectoplasma e de materialização em si.
Há outros livros em 'survivalebooks', alguns já conhecidos e com traduções para o português (como 'No País das Sombras' por Madame D´Esperance). Há outros com relatos e gravações de voz direta. Em oportunidade futura discutiremos essas obras, que fornecem material rico de comparação com outras obras conhecidas em países latinos.

É interessante observar que muitas idéia semelhantes foram desenvolvidas, assim como conclusões parecidas em culturas diferentes, mostrando que existem condições únicas - mas bem determinadas - para a ocorrência de todos esses fenômenos.

Notas

(1) Original em Inglês:

In the long and silent watches of the dark and dreary night,
My soul cries out in anguish to the God of Love and Light.

Send down Thy Holy Angels in this my darkest hour,
That they may give me Light and Hope and give my Soul the power
To rise above the sordidness of earthly cares and strife,

That I may look to brighter things in that Eternal Life —
Where Love is crowned with happiness, where all is fair and bright,
Where flowers bloom with sweet perfume and where there is no night.
My Soul arises unafraid, my night of sorrow o'er,

Oh God of Love, Thou leadest me towards that Heavenly shore.
My heart cries out with thanks to Thee for all Thy loving care
Into Thy hands Oh Lord I come— Thou answerest now MY PRAYER.

10 comentários:

  1. Olá, Ademir!

    Muito legal saber que estas obras estão disponíveis.

    Em relação às Materializações de Uberaba penso que sua importância está no fato de ser o caso de materialização mais bem documentado no Brasil (quiçá no mundo) e por envolver o nosso mais famoso médium, Chico Xavier.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Lamentavelmente, as evidências comungam contra a crença em materializações.

    O Sr. Ademir diz que as críticas a Otilia Diogo eram mentiras, e são "velhas". Entretanto não demonstra porque eram mentiras. Otília Diogo foi surpreendida fraudando e confessou que era simuladora. O fato de alegar que sua mediunidade fora perdida em 1965 não diz nada: se ela mentia antes de ser descoberta, por que não mentiria a fim de salvar ao menos parte de sua reputação?

    Hoje até mesmo Waldo Vieira, um dos comandantes do espetáculos de Uberaba reconhece que Otília fraudava...

    Quando desafiados a realizar sessão materializativa, com fiscalização escolhida pelas partes, os médicos fugiram do teste, sob desculpas rotas.

    As melhores fotos disponíveis das materializações mostram claramente montagens amadoras. Numa delas, Otília aparece com barba postiça, imitando um homem...

    A existência de obras apologéticas pouco ajuda: mais de um século de estudos e ainda ninguém sabe coisa alguma que mereça registro sobre o ectoplasma. Nem mesmo é possível saber o quanto um bom médium poderia produzir e o que esse tanto permitiria materializar. Em verdade, tal substância é totalmente inexistente, pois foi uma hipótese levantada por Richet que não se confirmou.

    Materializações se explicam por fraudes, ilusões, alucinações, e propaganda...

    Saudações,

    ResponderExcluir
  3. Ola Moi

    É isso ai. Bom saber que os céticos continuam a negar. E nós continuamos a afirmar.

    Conheço muitos fenômenos na Física que jamais seriam acreditados se utilizássemos o 'método cético' de busca da verdade, que vê fraude em todo lugar. Por isso, para se formar em física, são necessários talvez 15 anos de estudo, na análise de fenômenos simples, replicáveis em laboratório. Imaginem com os que não são.

    Considerações
    Ademir

    ResponderExcluir
  4. Prezado Ademir,

    Grato pela bela resposta. Devo dizer que a questão não se cinge simplesmente em acreditar ou não; ou em afirmar ou negar. Devemos avaliar o que existe de evidência favorável e o que põe sob suspeita as alegações materializativas. Tampouco se trata de descartar as objeções céticas, alegando-se de que estes "vêem fraude em todo o lugar", se for por esse lado, poder-se-ia dizer que os crentes "aceitam tudo".

    Tais atitudes são pouco proveitosas: é ruim tanto duvidar quanto acreditar em tudo. Nossa proposta passa pelo exame meticuloso dos eventos, neles aplicando o máximo de rigor verificativo, a fim de minimizar a hipótese de hábeis montagens passarem por ocorrências verdadeiras.

    Inclusive, falta uma teoria consistente, explicando de que modo espíritos conseguem se revestir de carne (e ter até batimentos cardíacos!) unicamente manipulando o hipotético ectoplasma.

    Também carece haver pesquisas adequadas sobre o ectoplasma. Após as postulações do sábios do passado, o estudo dessa substância não progrediu, ao contrário, deteriou-se, visto que na atualidade, ou se repetem as entusiasmadas afirmações feitas há coisa de cem anos, ou apenas se fazem declarações poéticas e fantasiosas sobre a substância.

    O caso Otília é emblemático não porque tenha sido uma apresentação de primeira linha, difícil de contestar, mas pelo fato de ter sido fartamente documentado, o que permite estudar-se detalhadamente como funciona o alegado processo materializativo. Com base nessa verificação, podemos ter visão panorâmica dos empolgados testemunhos dos investigadores do passado.

    Por exemplo, em várias fotos de emissão de ectoplasma, a fraude é clamorosa; então nos indagamos, será que os fotógrafos que registraram a cena não viram a farsa? Será que Nestor Mendes da Rocha não percebeu Otília disfarçada de Alberto Veloso por trás da barba? E o médium Feitosa, com panos na boca e no ouvido, simulando ectoplasma?

    Talvez se possa alegar: "parecia pano, mas era ectoplasmia!". Entretanto, quando sob fiscalização externa "curiosamente" essas admiráveis emissões ectoplasmáticas não se manifestam...

    Então, os apologistas das materializações estão em débito, visto que não conseguem demonstrar ao mundo a realidade do fenômeno, tão-somente apresentam arremedos.

    Mais uma coisa: os argumentos contrários às materializações devem ser demonstrados insubsistentes, não simplesmente descartados sob a pecha de "mentirosos": essa não é boa estratégia de demonstrar o que se afirma verdadeiro...

    Cordiais saudações

    Montalvão.

    ResponderExcluir
  5. Os comentários do Moisés são pertinentes para se entender algo fundamental nos fenômenos de materialização: NADA DO QUE SE FAÇA agradará a essa gente.
    O fenômeno de materialização é o que é, dependendo de quanta energia/matéria dispõe e das condições de saúde do médium. Assim podemos ter formas inteiras, como as produzidas por Florence Cook e Madame d'Esperance _ mas a essas os céticos contestam, dizendo que eram apenas pessoas disfarçadas. Já Ana Prado produzia materializações desproporcionais, exatamente para refutar essa acusação... Mas aí o pessoal cético diz que podem ser apenas marionetes. E Eva Carriére produzia formas planas, pequenas ou maiores. Mas aí o pessoal cético diz que podiam ser apenas papel ou cartolina. E como o Moisés diz (note a segurança dele), a emissão do ectoplasma era fraude, pois é evidente que se trata simplesmente de chumaços de pano presos ao ouvido e boca.

    Dessa forma, ficou claro que nem os espíritos se materializando, convencem aos céticos. As alegações de controle rigoroso, etc e tal, são "facilmente" refutadas com um simples: _ Trata-se de evidência anedota.

    Daí então é quase uma perda de tempo defender as materializações (no máximo serviria para os eventuais crentes saberem que há algo mais do que simples alegações de fraude), uma vez que as argumentações do pessoal cético nunca mudam.

    ResponderExcluir
  6. Arduin,
    tudo ficaria resolvido se tivéssemos um filme de uma materialização completa, do início ao fim da sessão, em um laboratório. Isso convenceria muita gente. Não vou dizer todos, mas muita gente sim.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Moi
    Prezado Moi,

    Obrigado por seus comentários.

    Que garantias temos que, se no caso das materializações, se fornecessem mais evidências, elas não seriam igualmente rejeitadas? Veja por exemplo: www.youtube.com/watch?v=6Afe8kg2Q6c&feature=related . Não é fácil descaracterizar esse video como fraude? Veja quantos comentários de quem diz que é fake. (tem um que afirma: "Fucking magnets, how do they work?" rsrsrs). Impressionante o malabarismo mental e grau de criatividade que os céticos tem para desconstruir o fenômeno.

    Eu concordo que existem fenômenos difíceis de serem compreendidos e aceitos e nem esperaria que este, o das materializações, fosse aceito pela maioria, não é esse nosso objetivo. Também concordaria com o seu ponto de vista, se ele não partisse sempre da mesma heurística de considerar como supostas fraudes os fenômenos. Mas isso não é o que mais me incomoda, mas sim as consequências de se adotar essa postura com outros fenômenos da Natureza. É flagrantemente óbvio que se pode 'explicar' qq. coisa usando as teorias da fraude. É uma explicação fácil demais que, por isso mesmo, é altamente confortável.

    Temos como certo que não somos nós quem decide o que é proibido ou não no Universo, ou que deve ou não ocorrer no mundo e é nisso que estamos interessados. Fenômenos simples existem que requerem condições ultra especiais para registro; de nada adianta vc tomar uma câmera fotográfica, mesmo que sofisticada, ou video sofisticado, para querer registrar e achar que isso é a único método de prova que existe, ainda mais considerando que sempre se pode descrever como fraude.

    A atmosfera negativa e fortemente contrária que se formou em torno de médiuns reconhecidamente sinceros é uma das questões que certamente inibe a realização de qq. tentativa de replicação e não está no poder de nenhum espiritualista, por mais que ele deseje, provocar, replicar, refazer ou simular todos os detalhes envolvidos nesse tipo de ocorrência, justamente porque não são fraudes (do contrário, me parece ser muito mais fácil replicar, ainda mais com a tecnologia que temos hoje). Seria como se se exigisse de alguém, com uma evidência fotográfica de um novo fenômeno climático raríssimo, que o replicasse, à vontade para satisfazer o capricho dos que duvidam.

    Por outro lado, se a ciência moderna só demonstrasse por seus métodos que só existe aquilo que podemos ver e tocar, eu certamente não pensaria assim. Desde que teve consciência de sua posição no mundo, a Humanidade levou centenas de séculos para responder à questões simples como: por que corpos pesados caem, por que a água ferve se for aquecida, por que as vezes a lua encobre o sol ou a desaparece no céu com os eclipses etc. Não temos ideia de quanto esforço, de quantas vidas foram necessárias para que soubéssemos o mecanismos dessas coisas.

    Se para questões de coisas tão fáceis de se observar levamos centenas de séculos, não podemos simplesmente descartar como fraudes certas ocorrências, que nossos antepassados sistematicamente registraram de passagem e que, por incompetência nossa, não podemos replicar à vontade. Está claro que outra centena de séculos se levará até que sejam plenamente compreendidas e, para isso, o primeiro passo é nos superar e vencer a fase das 'explicações triviais' que nasce da soberba de se acreditar que já compreendemos tudo no Universo. Por isso, é muito mais fértil e positivo - certamente revolucionário e histórico - nos empenharmos na pesquisa e não na pura negação.

    Em resumo: precisamos conhecer as condições necessárias e suficientes para que se produzam os fenômenos em apreço. Não vejo como sequer vislumbrar isso partindo do princípio de que são fraudes.

    ResponderExcluir
  8. Ola Marcos!

    Relamente vc lembra um aspecto importante que é o do vício filosófico cometido pelos céticos dogmáticos. Discuto isso na série 'crenças céticas'. Penso que um caminho promissor é estudar a linha argumentativa e demonstrar o vício e a parcialidade. Podemos inclusive demonstrar que o excesso de ceticismo é fraude intelectual das grossas.

    Quanto aos fenômenos de materialização, realmente parece ser uma perda de tempo querer defendê-los. Mas, pelos pontos que coloco acima, nosso interesse é no estudo dos fenômenos da Natureza (que é o que caracteriza a 'Exploração científica').Desde que existem, não podemos ignorá-los.

    Temos contribuído com o desenvolvimento de alguns métodos de investigação que poderão ser usados para o registro mais apropriado do fenômeno. Será lançado em breve um livro na próxima ENLIHPE (Encontro Naciona ldos Historiadores e Pesquisadores do Espiritismo) onde há uma artigo nosso discutindo uma proposta de investigação futura desses fenômenos.

    ResponderExcluir
  9. Amado irmão,

    Não conhecia esse texto, achei muito interessante. Obrigada por dividi-lo com todos nós.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  10. A propósito, o C. G. Jung fez a seguinte declaração: "I shall not commit the fashionable stupidity of regarding everything I cannot explain as a fraud."

    ResponderExcluir